Friday, 22 February 2008

Fnalmente microfinancas para o campo?!


Mais serviços de micro finanças no campo

(Maputo) A provisão de serviços de micro finanças poderá abranger mais zonas rurais do País, desprovidas deste tipo de serviços. Com efeito, a Comissão Europeia em Moçambique, em coordenação com o Ministério da Indústria e Comércio, MIC, apresentaram ontem, em Maputo, as propostas para a realização
do programa de apoio à expansão de serviços de micro finanças nas zonas rurais do País.
O programa de apoio à expansão de serviços de micro finanças nas zonas rurais do País, que conta com o financiamento pleno da Comissão Europeia, enquadra-se no âmbito do programa plurianual de segurança alimentar desta organização europeia em Moçambique, cujo montante global indicativo é de 2.000.000 Euros.
Segundo o chefe da delegação da Comissão Europeia em Moçambique, Glauco Calzuola, com esta iniciativa a União Europeia pretende contribuir para o alívio da pobreza e reduzir a insegurança alimentar, através do desenvolvimento económico da população rural de Moçambique.
Glauco Calzuola disse pretender-se, igualmente, neste sentido expandir, de forma sustentável, a provisão de serviços de micro finanças nas zonas rurais, desprovidas deste tipo de serviços.
Recorde-se que, ainda no âmbito do programa plurianual de segurança alimentar, a Comissão Europeia apoia as associações de agricultores em Moçambique, numa iniciativa avaliada em um montante global indicativo de quatro milhões de euros.
(Daniel Paulo)

No comments: