Wednesday 2 January 2008

OS 'MEUS MAIS MAIS' E 'MENOS MENOS' DE 2007

Permitam-me partilhar convosco aqueles que considero terem sido os 'meus mais mais' de 2007, na esperanca de com vossos comentarios e observacoes possa melhorar o index em 2008!
1-Cronista (Masculino)- Machado da Graca
2-Cronista(Feminino) -Bourdina Muala
3-Editor-Jeremias Langa
4-Cobertura Parlamentar: Ruben Jossai (Savana)
5-Reportagem: Edwin Hounnou
6-Escritor: Celso Manguana
7-Bloggista: Carlos Serra
8-Bloggista (Feminino): Ivone Soares
9-Tabloide: Savana e Zambeze
10-Jornal Electronico: Canal de Mocambique
11-Jornal Electronico fora de Maputo: O Autarca
12-Musico: Azagaia
13-ONG: FONGZA
14-Parlamentares: Luis Boavida, Alfredo Gamito, Ismael Mussa e Antonio Frangulis
15-Orgaos do Estado: Conselho Constitucional e Tribunal Administrativo
16-Municipio: Beira
17-Treinador: Joao Chissano
18-Acontecimento: HCB
19-Politico: Joaquim Alberto Chissano
20-Debatedor: na net: Bayano Vali, na TV Amade Camal
21-Canal Televisivo: STV
22-Empreendimento do ano: Exploracao de areias pesadas de Moma e Parque Nacional de Gorongosa
23-Activista Direitos humanos: Custodio Dumas e Josue Bila
24-Entrevista do ano: Dr. Madeira ex-Procurador Geral da Republica
25-Programa radiofonico de intervencao: Cafe da Manha (RM)
26-Programa radiofonico de economia: Economia e Desenvolvimento (RM)

E agora vao os piores:

1-Paiol de Malhazine
2-Tobias Dai (Ministro da Defesa) e Pacheco (Ministro do Interior)
3-Maria da Luz Dai (Primeira Dama)
4-Recenseamento Eleitoral
5-Adiamento das Eleicoes Provinciais
6-Ministerios da Agricultura, Defesa e Interior
7-Corte de Madeira Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambezia Sofala, Manica e Inhambane);
8-Alta Autoridade para a Funcao Publica
9-Desmantelamento da Brigada Mamba
10-Ataque a esquadra na Matola e recuperacao de uma viatura na esquadra por assaltantes armados
11-Anuncio da morte de Anibalzinho
12-Jornal: O Patriota
14-Engraxador do ano: Deputado Caifadine
15-Equipa de futebol: Benfica de Quelimane
16-Insconstitucionalidades (Presidencia da Republica e Conselho de Ministros)
17-
Desempenho dos Ministros (1-20):

Defesa: 4
Interior: 4
Industria e Comercio: 8
Energia: 15
MINEC: 10
A. Estatal: 11
R. Minerais: 12
Saude: 13
Educacao: 12
Juventude e Desportos: 7
Assuntos Sociais: 7
Justica: 8
Agricltura: 6
Pescas: 7
Ciencia e Tecnologia: 11
Antigos Combatentes: 7
Trabalho: 12
Turismo: 14
Financas: 12
Plano e Desenvolvimento: 8
Primeira Mnistra: 12
Presidencia: 09

Governadores Provinciais (1-20):

Niassa: 13
Cabo Delgado: 07
Nampula: 12
Zambezia: 10
Sofala: 12
Tete: 10
Manica: 07
Inhambane: 07
Gaza: 10
Maputo Cidade: 05
Maputo Provincia: 12

Municipios (1-20):

Beira: 15
Gurue: 13
Nacala:13
Matola: 13
Pemba: 12
Nampula: 12
Vilanculos: 12
Marromeu: 12
Dondo: 12
Tete: 10
Chimoio: 10
Xai-Xai: 09
Inhambane: 09
Mocuba: 09
Quelimane: 09
Cuamba: 09
Lichinga: 08

Internacional:

Melhores:

Politico do Ano: Benazir Bhuto
Desportista do ano: Kaka
Activista do ano: Al Gore
Jornalista do Ano: George Alagiah e Alan Johston
Filme do ano: Blood Diamond
Eleicoes do ano: ANC
Piores:

Politico do ano: Robert Gabriel Mugabe
Acontecimento do ano: Eleicoes no Kenya e Rapto do jornalista Alan Johnston

12 comments:

Ivone Soares said...

Fico muito feliz de ter sido uma das pessoas por ti escolhidas como figura + + de 2007. É muito gratificante quando somos agraciados com coisas destas. Faz bem para o ego. Muito grata estou. Votos de um 2008 próspero. Até breve,
Ivone.

MANUEL DE ARAÚJO said...

Prezado Joradao,

Antes demais desejar-lhe uma boa entrada em 2008, junto a familia!

Em segundo deixe-me responder as suas inquietacoes, que ate considero justas, vindo de onde vem (ahahahahahahahahaha). Podes ter a certeza que teras como sempre tiveste de mim, respostas pacificas pois sou um pacifista puro!

Vamos ao que interessa:

Tua questao:
Boas entradas. Considero a sua avaliacao interessante, Thanks) mas nao entendi para quem vai a avaliacao do(s) Ministro(s) da Agricultura e dos Governadores de Cabo Delgado, Gaza, Manica e Inhambane, atendendo as mexidas ocorridas ao longo do ano em consideracao.
Minha resposta:

Como deves imaginar, poderia ter seguido varias metodologias, tais como avaliar a pessoa que mais tempo esteve no cargo, avaliar o ultimo detentor do cargo etc etc. Desta vez optei por uma media ponderada dos visados. Ou seja classifiquei cada detentor com base na sua performance e no numero de meses em que esteve no cargo e depois somei as medias e as dividi pelo numero de pessoas que ocuparam tal cargo em 2007! Nao e uma metodologia perfeita mas foi a que usei! Se tiver melhor estou a sua disposicao!


Sua questao:

Por outro lado, se nao se importa pode tambem nos facultar os seus elementos de avaliacao que faz aos deputados da AR?
Minha resposta:



Varios elementos foram usados para classificar os deputados: postura civica na AR, defesa de interesses nacionais, frontalidade, participacao tanto na plenaria, nas comissoes de trabalho, e nos media, frontalidade, coragem, procura e incentivo ao dialogo, contribuicao para a melhoria da prestacao da AR.
Observacao minha:

Como deve saber e livre de achar o que quiser em relacao a quem quiser, desde o deputado Malagueta ate ao PR passando ou nao pelo Manuel Tome ou pela Maria Moreno! Como dizia um filosofo, 'apesar de nao concordar consigo darei a minha vida para que tenhas o direito de expressar a sua discordancia!''
Observacao sua:

Acho que o deputado Malagueta deveria ter aparecido em algum lugar pela sua alta capacidade de omissao, em pleno podio da AR, de factos que nos os eleitores gostariamos de ouvir...


Resposta a sua observacao:



A elaboracao de pareceres na AR e guiada por um instrumento aprovado por consenso por ambas bancdas- o regimento da AR. Acontece que o Presidente da Comissao de Defesa da AR, General Malagueta, apresentou como mandam as regras da casa emanadas do regmento, uma objeccao ao Presidente da AR, porque os membros da Comissao de Defesa pela bancada da Frelimo, infringiram as regras mais elementares veiculadas pelo regimento. Ate ao dia da leitura do parecer o Presidente da AR nao havia reagido nem a favor, nem contra a reclamacao, pelo que na ausencia de tal pronunciamento o Presidente da Comissao de Defesa achou por bem omitir a seccao em disputa, pois quem cala consente, ou seja se o Presidente da AR nao reagiu e porque consente ou seja concord com a objecccao apresentada!

Contudo, respeito a sua opiniao, apesar de achar estranho por nao te teres manifestado contra as sessoes a porta fechada na apresentacao do relatorio da Comissao de Peticoes, algo que ate poderia ser considerado inconstitucional! Dois pesos duas medidas? talvez sim, talvez nao! tudo e relativo nao e?


Sua pergunta:

Acho igualmente que foi injusto para com o nosso amigo velho Mugabe. Se este lhe considera como tendo sido o pior do ano, que classificacao da' ao Blair que levou "sovadas" das comunidades africanas e europeias a favor de Mugabe?
Minha resposta:

Classifiquei Mugabe e nao Blair! Quanto a minha opiniao sobre Blair posso enviar-lhe os varios artigos que escrevi sobre ele. Como deves saber vivi e estudei no Zmbabwe, do mesmo mod que vivi e estudei no Reino Unido, dai que as minhas opinioes nao sejam mera imaginacao mas smproduct de leituras e vivencias! Ao contrario da leitura de muitos! acho que a sua pergunta deveria ter sido que elementos usei para classificar Mugabe! Ai lhe espoderia fornecendo tais elementos da mesma forma que lhe respondi acima! Penso que falou mais alto a eocao ecmo se diz a emoca e inimiga da razao! Mas quem su eu para julgar?
Sua questao:

Nao entendi tambem por que avaliaou o anuncio da morte de Anibalzinho, sem contudo avaliar a quem anunciou em directo nas camaras da TV e pelas Radios, para o Pais e para o Mundo, atraves do podio da Assembleia da Republica!
Minha resposta:



Avaliei o anuncio e por essa via a todos os que fizeram tal, anuncio, independentemente do lugar onde tal anuncio foi feito! Acho imoral anunciar a morte de quem quer que seja sem se ter a certeza, e onde for que tenha sido feito! A minha condenacao e mas abrangente que a sua! Eu julgo o acto, e todos os que participaram no acto (via sms, telefone, podio da AR, TV, radio, internet etc); a sua sugestao e mais clubista, pois quer que julgue apenas uma pessoa, quando foram varias as pessoas que anunciaram! Ou vais-me dizer que nao soubeste que circularam sms e emails com a mensagem sobre a morte de Anibalzinho?
Espero que reaccao tenha sido pacifica meu caro irmao! e uma vez mais agradeco a sua reccao a minha classificacao!





Sucessos na sua vida familiar e profissional!



Um abraco,



Manuel de Araujo

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caro Araujo!
Boas entradas. Considero a sua avaliacao interessante, mas nao entendi para quem vai a avaliacao do(s) Ministro(s) da Agricultura e dos Governadores de Cabo Delgado, Gaza, Manica e Inhambane, atendendo as mexidas ocorridas ao longo do ano em consideracao.
Por outro lado, se nao se importa pode tambem nos facultar os seus elementos de avaliacao que faz aos deputados da AR? Acho que o deputado Malagueta deveria ter aparecido em algum lugar pela sua alta capacidade de omissao, em pleno podio da AR, de factos que nos os eleitores gostariamos de ouvir...!
Acho igualmente que foi injusto para com o nosso amigo velho Mugabe. Se este lhe considera como tendo sido o pior do ano, que classificacao da' ao Blair que levou "sovadas" das comunidades africanas e europeias a favor de Mugabe?
Nao entendi tambem por que avaliaou o anuncio da morte de Anibalzinho, sem contudo avaliar a quem anunciou em directo nas camaras da TV e pelas Radios, para o Pais e para o Mundo, atraves do podio da Assembleia da Republica!
Aguardo por uma reaccao pacifica!
Saudacoes
Jordan

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caro Uandela,

Qualquer avaliacao tem um que de subjectivo! E como deve saber, criticar sempre foi mais facil do que fazer, assim como destruir e, e foi sempre mais facil do que criar ou construir !

Prefiro dialogar com pessoas como o Jordao Sabao Muvale, pois eles mostram a cara, referendo-se aos pontos com que discordam! A essas criticas considero-as construtivas pois fazem-nos crescer!. Dizer que A ou B esta a Leste ou Oete e facil, como eu tambem poderia facilmente dizer que o Andre Uandela esta a Oeste! Mas como deve saber, o facto de eu ou o Uandela dizerem isto ou aquilo sobre algo, nao faz com que o que disse seja verdadeiro ou esteja perto da verdade!

Portanto meu caro Uandela, se quiser dialogar construtivamente mostre evidencias do que diz, ou seja diga porque e que na sua opiniao, acha que estou a Leste, caso contrario, investiremos nosso parco tempo em coisas mais uteis!

Como deve se lembrar eu disse que eram os MEUS 'MAIS MAIS e Menos Menos'! Sublinho meus! O que para bom entendedor pode significar que o sr. Uandela tem o direito de tambem ter os seus, que obviamente serao diferentes dos meus! Ja agora porque nao apresentar os seus, para que tambem saibamos se esta a Leste ou a Oeste?

Quanto a academia, prefiro trata-la com academicos! Cada galho na sua carroca!

Votos de um ano novo produtivo e cheio de felicidades!

Um abraco,

Manuel de Araujo

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caro Uandela,

Qualquer avaliacao tem um que de subjectivo! E como deve saber, criticar sempre foi mais facil do que fazer, assim como destruir e, e foi sempre mais facil do que criar ou construir !

Prefiro dialogar com pessoas como o Jordao Sabao Muvale, pois eles mostram a cara, referendo-se aos pontos com que discordam! A essas criticas considero-as construtivas pois fazem-nos crescer!. Dizer que A ou B esta a Leste ou Oete e facil, como eu tambem poderia facilmente dizer que o Andre Uandela esta a Oeste! Mas como deve saber, o facto de eu ou o Uandela dizerem isto ou aquilo sobre algo, nao faz com que o que disse seja verdadeiro ou esteja perto da verdade!

Portanto meu caro Uandela, se quiser dialogar construtivamente mostre evidencias do que diz, ou seja diga porque e que na sua opiniao, acha que estou a Leste, caso contrario, investiremos nosso parco tempo em coisas mais uteis!

Como deve se lembrar eu disse que eram os MEUS 'MAIS MAIS e Menos Menos'! Sublinho meus! O que para bom entendedor pode significar que o sr. Uandela tem o direito de tambem ter os seus, que obviamente serao diferentes dos meus! Ja agora porque nao apresentar os seus, para que tambem saibamos se esta a Leste ou a Oeste?

Quanto a academia, prefiro trata-la com academicos! Cada galho na sua carroca!

Votos de um ano novo produtivo e cheio de felicidades!

Um abraco,

Manuel de Araujo

www.manueldearaujo.blogspot.com

"MAXIMIZE HAPPINESS, minimize suffering!"

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz


Compatriotas,


Alguns aspectos da avaliacao feita pelo deputado Manuel de Araujo mostram claramente que ele esta muito a leste dos acontecimentos do solo patrio, o que e uma pena tratando-se de um representante do povo. Penso que a avaliacao teve muito de emocional do que racional, o que se entende tendo em conta os grandes despiques politicos do ano em referencia. Para um academico da envergadura do Araujo sempre esperamos que o racional se sobreponha sobre todos os aspectos, o que nao parece ser o caso.

Entretanto, julgo interessante que tenha colocado a sua visao das coisas a disposicao de todos nos. Assim ficamos a saber que em muitos aspectos da vida do pais, nao podemos contar com este deputado.

Abracos Andre Uandela

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caro Araujo,

Votos de um 2008 cheio de saude e muitas realizacoes . Antes de mais, gradeco por partilhar connosco esta importante informacao da nossa vida que so assim e que podemos nos avaliar e encontrarmos forte de superar o que nao esta bem, contudo tenho os alguns comentarios a tecer,

Saude. Este ministro, conhece a area mas nao tem o carismo de um dirigente. E exibicionista e faz muito alarido. Ele nao respeita os colaboradores, deveria tambem preocupar se com o bem estar dos colaboradores e nao so do jardim, por conseguinte nao merece a classificao proposta. Por mim daria somente 10 valores apesar de nao conhecer os parametros da escala da classificacao.

Educacao. Daria 12 ao invez da classificacao proposta, porque este ministro se notabilizou pelos seus feitos durante o ano de 2007 e nao importa detalhar porque todos sabemos, o importante e que sejamos justos.

Energia. Este merece 12 ao invez de 15 porque o trabalho que ele fez 1. Foi a continuidade do trabalho do mandato anterior
2. O Presidente da Tambem fez muito
3. HCB e uma realidade mas ainda temos divida a liquidar, sera que o ministro conseguiu fundos para pagar esta divida. Devemos ser justos e imparciais.

Governo. Merece 10 pois apesar de algum nao estar bem algum esforco ele tem feito mas os problemas tambem evoluiram e a nossa colaboracao nao tem sido dos melhores.

Turismo. Merece so 11. Primeiro, ainda nao existe uma politica do fomento do empreendedor mocambicano. O fundo do projecto capaulana, nao teve ainda nenhum impacto na vida dos mocambicanos.
2. Existe racismo nos centros turisticos sob gestao dos sul africanos.
3. O turismo esta a sendo entregue aos estrangeiros e isso e uma grande fraqueza para mocambique.

Trabalho. Ela merece 14, no lugar de 12 porque o trabalho dela e visivel e e corajosa.

Industria e Comercio. Ele merece 12

Interior. 10

Obrigada

Anonima

MANUEL DE ARAÚJO said...

CARO ARAUJO,

Permita-me discordar consigo em alguns pontos da sua lista.

5-Reportagem: Edwin Hounnou

O QUE EDWIM ESCREVE NÃO SE CHAMA REPORTAGEM, POR QUE ESTE GÉNERO TEM A PARTICULARIDADE DE SER UMA PESQUISA QUE PASSA POR OUVIR MUITAS PESSOAS SOBRE O MESMO TEMA. O QUE NÃO O CASO DESSE RELATOR DE OPINIÕES DE BARES, ESQUINAS E QUEIJANDOS.

NÃO CONCORDO IGUALMENTE COM A POSIÇÃO DE MELHOR EDITOR E DOS JORNAIS PORQUE ME PARECE QUE O NOSSO JORNALISMO ESTÁ INFESTADO, INFELIZMENTE, DE PERGUIÇOSOS E DE OPINADORES E POBRES ( EM RECURSOS E IDEIAS)


CONCORDO COM ESTES:
7-Bloggista: Carlos Serra

15-Orgaos do Estado: Conselho Constitucional e Tribunal Administrativo
16-Municipio: Beira
17-Treinador: Joao Chissano
18-Acontecimento: HCB (PORQUÊ?)
19-Politico: Joaquim Alberto Chissano (PORQUÊ?)

DISCORDO COM ESTES PORQUE ACHO QUE NÃO DEVEMOS PERDER DE VISTA A REALIDADE E OBJECTIVIDADE DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE, DE CONTRÁRIO QUEBRAMO-LA!
8-Bloggista (Feminino): Ivone Soares
9-Tabloide: Savana e Zambeze
10-Jornal Electronico: Canal de Mocambique
11-Jornal Electronico fora de Maputo: O Autarca
12-Musico: Azagaia


6-Escritor: Celso Manguana

CELSO MANGUANA:ESCRITOR, SIM, MAS COMO ELE SE COMPORTA NO PÚBLICO? QUAL É A GRAÇA E RESPONSABILIDADE QUE QUER TRANSMITIR ESSE ESCRIBA?



UM ABRACO,

ANONIMO

MANUEL DE ARAÚJO said...

Oi Gente



Posso aceitar que o Araujo possa ser infeliz na sua avaliacao sobre certas figures, o que e obvio…mas, a intencao dele, na minha opiniao, foi boa. Acho o que deviamos fazer é sensurar anode realmente houve isageiros. Porem, as bases usadas para sua avaliacao tinham que ser conhecidas. Por outro lado, discordo que algumas pessoas tirem ilacoes de Araujo nao prestar para o pais em certas materias ou aspectos por estes motives.



Eu acho que este forum deve sempre buscar discutir ideias aceitar opinioes, mesmo que estas nao seja uteis em alguns momentos. Mais nao vamos olhar para cores dos individuos. Digo isso porque das reacoes que houveram sobre essa avaliacao duas pelo menos procuram extratificar.



Em 2008, nos jovens mocambicanos queremos passer para um outro nivel de dialogo democratico e expressividade. Deixemos Frelimo e Renamo em paz e, vamos discutir o Mocambique real como mocambicanos comprometidos com o desenvolvimento sustentavel do pais e orgulho da Mocambicanidade.





Geronimo Mariano

(Factory.Mech. Engineer

MANUEL DE ARAÚJO said...

Antes de mais vao as minhas saudacoes e os votos de que tenhamos entrados renovados para este 2008!

Vou antes parabenizar ao Manuel De Araujo por ter trazido a esta casa a avaliacao feita sobre diferentes individualidades e entidades no ano de 2007. (Certa ou errada o certo é que acho ter sido boa a ideia de fazer este rescaldo anual... oxala passe a ser uma pratica deste forum!!!).

Quando vi este testo pela preimeira vez vinha com o titulo (Artigo de ... na universidade de Porto...), da segunda vez apareceu com o titulo (Os meus mais mais e menos menos de 2007), fiquei sem saber. Esta avaliacao foi feita por Manuel ou por por alguem da Universidade de porto? Posso ser suspeito de dizer isso, mas adianto a hipotese de que talves estejamos a julgar o Manuel por algo que nao foi ele quem escreveu. Mas, partindo do pressuposto de que: Se nao escreveu, publicou , LOGO, concordou, entao, é justo fazerem-se as criticas desta casa. Claro que se for de maneira modesta, será muito melhor (muito embora, com a moda actual de que tudo é relactivo... talvés vao me dizer que o conseito "MODESTO" também é relactivo...

Já la à 10 anos um professor meu dizia que todo Académico é político... e pela natureza crítica da ciencia, os académicos são mais propensos a criticar - porque a ciencia preocupa-se mais em estudar o mal e transforma-lo em beneficio da Natureza e Humanidade. Por isso, quando nos deparamos com críticas vindas de pessoas banhadas da academia, é e(ou) era bom que parassemos para explorar a parte posetiva dessas criticas. Nao adianta aqui andar a lancar palavreados, disculpa meu grande irmao Andre Uandela, nao é com ma intensao, mas se poderes moderar a linguagem acho que o forum todo agradeceria, ja estamos cansados de discutir pessoas. Discutamos o que Araujo escreveu, procuremos saber com que bases ele escreveu e(ou) publicou, questionemos e apresentemos nossos pontos de vista. Mano Andre, disculpa, se eventualmente ficou chateado, mas nao foi por mal. Nao acredito que existam pessoas (Mocambicanos) com os quais nao devemos ou podemos mais contar. Espero que nao me responda com palavreados. .. porque nao vou responder. Haja Paz. Aquele Abraco Muito Forte.

Voltando a Carga, Manuel

Iniciativa boa, respeito teus pontos de vista, mas, ciente de que acreditas nas diferencas, espero que entenderas o porque desta discucao. Se somos diferentes entao pensamos diferente (Cada pessoa é uma raca - Mia Couto).

Nao percebi qual deles é o pior, isto é o ----- (Tobias Dai ou Pacheco?)
Esta classificacao nao tera sido injusta em relaccao a IVO GARIDO e SALVADOR NAMBURETE (por mim Garrido teria muito mais que Namburete), acho que estamos sendo influenciados pelo docier C.Bassa para dar 15 valores ao Salvador Namburete, nao que nao mereca, mas acho que nao merece tanto assim!
Entendo que Tobias Dai (e por logica implicacao M.DEFESA) tenham fraca classificacao, mas nao acho Justo coloca-lo em pé de igualdade com Jose Pacheco e por inerencia de funcoes (M.Interior) . Acho que é mais grave ter um erro recorrente como oque esta acontecendo no MINT que os erros que se verificam e(ou) verificaram no M.DEFESA.
Gostaria que na lista das classificacoes fizesses (fizessem) tambem a classificacao de (0-20) do Presidente Da República e do Presidente da Renamo (as duas maiores forcas Políticas da pérola), acho que isso iria nos (lhes) ajudar a fazer uma reflexao sobre o quanto vamos caminhando.
Porque nao destas discucoes lavrarmos um documento com voz que possa ser lido em jornais, que possa ser publicado (este desafio lanco ao Manuel e nao so, mas a todos para que pensemos em fazer destes debates o mais abrangentes possiveis, eu sou da ideia de que isso iria ajudar ao Muitos.
Quanto ao Caifedine, acho que Manuel Devia conversar com ele, afinal apesar de opostos "no sentido posetivo" voces sao de mesmo circulo eleitoral (espero nao estar equivocado, mas caso esteja aceito correccao).
manuel, so pra terminar gostei de ver ausente o seu nome na lista dos +++ (se la estivesse eu iria duvidar muito a sua classificacao) hahahaahahahah. ..
Desejo a todos muita Paz... e Muita Paz De Coracao.

MANUEL DE ARAÚJO said...

CARO BETUEL,


Agradeco os seus reparos. Nao sei como a minha classificacao veio com o Re: Universidade do Porto! Mas como deve imaginar, na era da globalizacao nossos textos viajam a velocidade da luz! Permita-me desde ja dizer-lhe que assumo a autoria da classificacao, bem como as criticas e ou omissoes que lhe sao atribuidas.

Passemos entao as suas inquietacoes:

Pergunta do Betuel: Nao percebi qual deles é o pior, isto é o ----- (Tobias Dai ou Pacheco?)

Resposta do Araujo: Prezado compatriota, eu tambem nao sei qual deles e o pior. Apenas sei que dos dados que tive e das contas que fiz os dois tiveram a mesma classificacao.

Pergunta do Betuel: Esta classificacao nao tera sido injusta em relaccao a IVO GARIDO e SALVADOR NAMBURETE (por mim Garrido teria muito mais que Namburete), acho que estamos sendo influenciados pelo dossier C.Bassa para dar 15 valores ao Salvador Namburete, nao que nao mereca, mas acho que nao merece tanto assim!

Resposta de Araujo: Respeito a sua opiniao mas do meu ponto de vista, Ivo Garrido identificou e bem os problemas da saude, mas falhou na estrategia de ataque e solucao desses problemas. Ao inves de trabalhar com as classes medica, dos enfermeiros e dos farmaceuticos, hostilizou-as criando um ambiente de trabalho improprio para um sector chave e sensivel como a saude: nao ha coisa pior que a greve silenciosa dos medicos, enfermeiros e farmaceuticos, que nos vao matando silenciosamente um por um! Veja o que esta a acontecer no Hospital de Quelimane! Nao fosse o espirito patriotico dessas classes, teriamos hoje um sistema de saude destruido ou entao enfraquecido. E mais ao inves de lidar com os casos como mandam as regras do funcionalismo publico (ver estatudo do Funcionario Publico) Garrido recorreu ao 'populismo' e a imprensa para lavar a roupa suja do seu ministerio! - humilhou funcionarios em publico e pela imprensa, exagerou nas visitas relampago com camaras de televisao atras! Nao temos duvidas que o ambiente de atendimento parece ter melhorado em alguns hospitais, mas a falta de medicamentos continua cronica, os roubos de medicamentos continuam e a qualidade do atendimento fora da capital do pais continua nos niveis anteriores! Dai a nossa clasificacao pela energia e entrega pois sabemos que cometeu erros mas vontade para trazer mudancas nao lhe faltou!

Quanto ao ministro Namburete, penso que ele foi o estratega do dossier Cahora Bassa. Pelo menos foi quem deu a cara. Se as coisas tivessem saido mal ele e que estaria no olho da rua. Agora que as coisas correram de feitio acho que merece o nosso reconhecimento. Muitos dizem que as negociacoes comecaram no periodo Chissano. Nao ha duvidas, so que muitos tambem se esquecem que Namburete fazia parte do Governo Chissano! Nao fosse o secretismo que envolveu o negocio, e um pouco de desatencao na sua prestacao na AR, acho ate que merecia mais!

Pergunta: Entendo que Tobias Dai (e por logica implicacao M.DEFESA) tenham fraca classificacao, mas nao acho Justo coloca-lo em pé de igualdade com Jose Pacheco e por inerencia de funcoes (M.Interior) . Acho que é mais grave ter um erro recorrente como o que esta acontecendo no MINT que os erros que se verificam e(ou) verificaram no M.DEFESA.

Resposta: Ambos ministerios tiveram prestacoes fraquisimas. E houve repeticoes de erros em ambos: Na defesa tivemos explosoes de paios em Malhazine, Beira e a forma amadora como fora transportados os engenhos para as zonas de destruicao sem o respeito minimo das normas internacionais que Mocambique reconhece e assinou! Camioes com obuses e outros engenhos atravessando as ruas da cidade de Maputo (ate um engenho caiu na zona da Matola, camioes com engenhos em ferryboats onde viajava a populacao ( e se tivesse arrebentado?) E mais, estas falhas provocaramd a morte de alguns soldados na zona e destruicao-Boane!

No Ministerio do Interior verificamos actos horriveis para uma policia, como a extincao da brigada mamba, o que para qualquer leigo quer dizer que a policia rendeu-s aos bandidos! Assistimos ao ataque a uma esquadra por bandidos que recuperaram a viatura e sairam inpunes; Assistimos a morte de policias por outros policias (nas bombas de combustivel da Matola); assistimos a morte do comandante de operacoes de uma esquadra da policia num restaurante a metros da sua esquadra na costa do sol, (Triunfo), a policia matou a sangue frio a cidadaos num campo de futebol, a noite na zona da Costa do Sol e, pior, a comissao de inquerito nomedada mentiu descaradamente a sociedade tentando ilibar os envolvidos! Poderia continuar com a lista, ...!

Pergunta: Gostaria que na lista das classificacoes fizesses (fizessem) tambem a classificacao de (0-20) do Presidente Da República e do Presidente da Renamo (as duas maiores forcas Políticas da pérola), acho que isso iria nos (lhes) ajudar a fazer uma reflexao sobre o quanto vamos caminhando.


Daria a Guebuza 8; e a Dhlakama 12.

Sugestao: Porque nao destas discussoes lavrarmos um documento com voz que possa ser lido em jornais, que possa ser publicado (este desafio lanco ao Manuel e nao so, mas a todos para que pensemos em fazer destes debates o mais abrangentes possiveis, eu sou da ideia de que isso iria ajudar ao Muitos.

Observacao: Este desafio e para todos!


Sugestao: Quanto ao Caifedine, acho que Manuel Devia conversar com ele, afinal apesar de opostos "no sentido posetivo" voces sao de mesmo circulo eleitoral (espero nao estar equivocado, mas caso esteja aceito correccao).

Ja falei com o Caifadine e ja nos entedemos!

Manuel, so pra terminar gostei de ver ausente o seu nome na lista dos +++ (se la estivesse eu iria duvidar muito a sua classificacao) hahahaahahahah. ..
Desejo a todos muita Paz... e Muita Paz De Coracao.

De jeito nenhum poderia auto-classificar-me, publicamente! Nao faz o meu jeito! alias elogia a proprio, e vituperio, diz a giria popular!

Um abraco e sucessos,

Manuel de Araujo

MANUEL DE ARAÚJO said...

Oi Emidio

Parece que a sua posicao e sentimento pela intervencao de colega que referiste é consensual para muitos, refiro-me, aqueles que reagiram neste forum até entao. Porém, mais uma vez fica claro que o Araujo nao esta errado pela iniciativa que teve, antes porem, louvarmos a corangem e capacidade criativa que teve. Por outro lado, esta aberto o direto de cada um de nos secundarmos o criticar, construtivamente, aquilo que acharmos de exagerado ou anormal, sei la... mas tudo quanto acharmos irelevante.

Seja quem for, muitos de nos conhecemo-nos bem e ate mesmo as nossas cores, mas ninguem é crianca para se deixar influenciar ou seja qual for a tentative. O certo é que no fim do dia cada um conhece a sua toca. Vamos ser como galinhas ou caes domesticos, aqui nas zonas reconditas, andam 1 Km a procura de mantimento, misturam-se com n! especies de outros vizinhos, mas nunca deixa de voltar a capoeira que o viu nascer.

Pior ainda, quase todos aqui neste forum sao academicos, sera que ha difuldade de digerir as coisas? Nao posso crer.

Mocambique é um só, a identidade de qualquer Mozambicano sempre sera RPM é nunca outra coisa... porque se preocupar.
Minhas desculpas se tiver ofendido alguem, mas queria outra vez repisar na questao das cores aqui neste forum, o que tem marcado algumas intervencoes.

Um abraco a todos

Geronimo Mariano
(FME-CDSS)

MANUEL DE ARAÚJO said...

Compatriotas,

Geralmente tenho-me abstido de comentar sobre os debates aqui levantados.
Mas desta vez nao me posso furtar ao seguinte comentário dirigido em
particular ao Uandela:

Não seria mais benéfico para todos os membros deste forum que o Uandela criticasse (e/ou esclarecesse) os pontos em que está em desacordo com o
Araújo - em vez de tentar fazer passar a mensagem de que nada do que o Araujo escreveu tem valor?

Macuacua