Saturday 12 January 2008

Mais Mocambicanos vao estudar no Brasil!

Esta de parabens o Governo do Brasil e o Ministerio da Ciencia e Tecnologia de Mocambique por esta iniciativa. Oxala que mais iniciativas do genero surjam com outros paises!

E tambem oxala que o processo de seleccao tenha sido integro, transparente e tenha tomado em conta a diversidade nacional!

Sobretudo estao de parabens os seleccionados na esperanca de que saibam buscar e trazer os conhecimentos que Mocambique precisa para vencer o subdesenvolvimento!

Por favor escrevam a dar noticias!

Um abraco,

MA


Maputo, Sábado, 12 de Janeiro de 2008:: Notícias

QUARENTA e oito bolseiros moçambicanos, dos quais 15 mulheres, deixam brevemente o país com destino ao Brasil, onde vão frequentar diferentes cursos de mestrado e doutoramento em diversas universidades daquele país sul-americano.

Trata-se de estudantes seleccionados em diferentes estabelecimentos do Ensino Superior e instituições públicas nacionais, à luz de um concurso público lançado o ano passado, no qual participaram 80 candidatos.

Este grupo foi apresentado à comunicação social na passada quinta-feira em Maputo, durante a cerimónia de lançamento do Programa de Iniciação Científica, em parceria com a Embaixada do Brasil no país.

O inistro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, disse tratar-se da materialização do Plano Estratégico de Formação e de Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Área de Ciência e Tecnologia, que prevê a formação de mais de 6.500 cientistas moçambicanos nos níveis de mestrado e doutoramento até o ano 2015.

Massingue acrescentou que esta iniciativa está inserida num conjunto de acções coordenadas para promover a investigação científica e tecnológica que concorra para a identificação de soluções práticas para os problemas que apoquentam a população, principalmente nas áreas de Saúde, Educação, energia, habitação e agricultura.

O ministro da Ciência e Tecnologia referiu igualmente que esta iniciativa não é apenas um programa de bolsas de estudo, mas um veículo cujo objectivo é colocar a ciência ao serviço do desenvolvimento do país.

Para além deste plano, Massingue revelou que no âmbito do mesmo programa haverá jovens moçambicanos que poderão efectuar estágios científicos no Brasil.

No comments: