Friday 21 December 2007

MORREU CARLOS TEMBE!

Conheci Carlos Tembe no ISRI atraves do Emilio Cumbe. Ele era entao finalista do Curso de Relacoes Internacionais na Universidade Lusofona, e Presidente do respectivo nucleo de estudantes em Lisboa e se a memoria nao me trai preparava-se para fazer o mesrado em Israel! Na altura nos andavamos mais do que entusiamados com a perspectiva da criacao da NERIM, Nucleo de Estudantes de Relacoes Internacionais, que mais tarde passou a AMORIM - Associacao de Estudantes de Relacoes Internacionais! E Carlos Tembe foi mais do que um amigo, Carlos foi nosso mentor!

Nao so nos explicou da importancia de tal nucleo, como deu-nos brochuras, e outra documentacao que nos serviu de inspiracao para a redaccao dos primeiros estatutos bem como do primeiro programa de accao da AERIM!

E mais Carlos convidou uma delegacao da NERIM a visitar Lisboa e a participarem numa mega conferencia no Forum Picoas, tendo nessa ocasiao alinhado na viagem o Emilio Cumbe, Paula Chongo, Ivo Coreia, Sumbe Muledzera, Eduardo Sitoe e outros.

Dessa primeira viagem da NERIM resultou um manacial de experiencias acolhidas o que permitiu que em menos de um ano fosse instaurada a AERIM, que passou a ser a Associacao estudantil mais vigorosa e pujante do ensino superior em Mocambique!

Mais tarde como docente no ISRI, tive Carlos Tembe como colega e dele aprendi muito sobre uma area de que o ISRI e quica o pais careciam!Juntou-se aos quadros do Ministerio da Defesa Nacional, onde com mestria dirigiu o departamento de politicas para mais tarde assumir a arrojada funcao de Presidente do Municipio da Matola!

Carlos Tembe inspirou-nos quando estudantes e continuou a inspirar-nos como profissional!

Um jovem serio que queria mudar Mocambique para melhor, mas que a vida o pregou uma partida ao nao deixa-lo cumprir na integra com a missao que tracara para si mesmo!!

Esperavamos voos mais altos deste jovem patriota!

Paz a sua alma! A familia enlutada vao os nossos mais sentidos pesames!

Carlos a tua memoria e seus feitos continuarao a inspirar a juventude mocambicana!

Manuel de Araujo

1 comment:

Ivone Soares said...
This comment has been removed by the author.