Wednesday 8 August 2007

Quem matou Zumbire?

Quem Ganha com a Morte de Zumbire?

Tres acontecimentos sem precedentes na historia moçambicana tiveram lugar semana passada. O histórico afastamento de Joaquim Alberto Chissano da liderança da Frelimo, a acumulacao dos postos de Secretario-Geral, Presidente da Frelimo e Presidente da Republica por Armando Guebuza e a morte do Director Geral do Serviço de Informacao e Segurança do Estado, José Zumbire. Em qualquer parte do mundo a morte natural ou nao do chefe da ‘secreta’ e noticia de primeira pagina! Em Moçambique com excepcao do Savana, nao vimos mais nenhuma pagina dedicada ao assunto! Coincidência? Imaginem quantas paginas ocuparia a morte do Director da CIA, da BOSS, KGB, MOSSAD ou do MI5/6!

Se esta claro que o segundo acontecimento foi consequência do primeiro, podendo deste modo se estabelecer uma relacao de causa e efeito, o terceiro apesar de aparentemente estar intrinsicamente ligado aqueles dois, nao pode ser estabelecida tal relacao, pelo menos a priori! Contudo ha pelo menos duas hipóteses a considerar. A primeira que Zumbire tenha morrido de morte natural, e a segunda de que tenha sido enviado desta para a melhor por alguém que considerava a sua permanência no mundo dos vivos uma permanente dor de cabeça! Porque a primeira hipótese cabe aos médicos examina-la, concentrar-nos-emos didacticamente (como diria Máximo Dias) na segunda hipótese.

O ponto de partida desta tentativa de analise parte da constatacao feita ha algum tempo (ha pelo menos mais de 45 dias), quando Joaquim Alberto Chissano estava a caminho do Porto onde ia receber mais um doutoramento honoris causa. Na altura o então Presidente da Frelimo, disse em resposta a pergunta de um jornalista, que continuaria Presidente da Frelimo, pelo menos ate ao próximo Congresso da Frelimo, o que feitas as contas significaria que Chissano continuaria timoneiro da Frelimo ate pelo menos 2007 (se nossas contas nao estiverem erradas). Isto parece fazer sentido uma vez que em partidos democráticos ou que se pretendem democráticos so os Congressos e que tem a prerrogativa de eleger o Presidente do Partido. Como e que neste caso o Comité Central se substitui ao Congresso nao cabe la muito bem nesta minha pobre cabeça! Cheira a batota e levanta uma questão de fundo: Será que os estatutos da Frelimo foram violados neste ‘golpezinho palaciano’? Nao deveria o Comité Central colocar Guebuza como Presidente interino ate a convocacao do Congresso ou então nao se deveria ter convocado um Congresso Extraordinário para tal efeito?

Contudo, apesar da tentativa ridula do fidelíssimo Edson Macuacua de ‘tapar o vento com as mãos’, afirmando que o assunto sucessão nao seria discutido porque nao constava da agenda, o ponto quente da sessão do CC foi de facto o ‘acantonamento’ definitivo (?) de Joaquim Chissano da liderança do ‘tambor e da maçaroca!’

A pergunta obvia nestas circunstancias e: o que e que terá obrigado Chissano a dar o dito pelo nao dito? O que e que estará por detrás deste volte-face Chissanista? Terá Chissano saído voluntariamente ou alguém o terá empurrado? Terá Chissano se antecipado a algo inevitável?

Estas perguntas tem a razão de ser pois nao se explica pelo menos racionalmente como e que um cidadão aceita ser Secretario-Geral e Presidente do mesmo partido? Será que Guebuza nao teve tempo para encontrar um delfim no posto de Secretario Geral pelo menos para inglês ver? Ou o Partido ja nao tem quadros de confiança? E que como as coisas estão fica demasiado caricata a situacao actual em que Guebuza se encontra! Secretario Geral do Partido, presidente do partido, Chefe de estado, chefe de Governo, Comandante em Chefe das Forcas Aramadas! Com este andar nao me surpreenderia se Guebuza assumisse as funcoes de Presidente da Assembleia da Republica, ou de Presidente da OMM! Para que tanto poder concentrado numa pessoa? Será que nos esquecemos que o poder absoluto corrompe absolutamente?

E lógico que so Chissano, Guebuza e alguns membros da Comissão Politica da Frelimo estarão ao corrente do que realmente se passou naquele fatídico dia! Mas porque a nos nao nos resta outra saída senão o da ‘especulacao’ ca estamos tentando juntar os cacos e usando a deducao para que possamos por alguma luz na historia recente do nosso pais.

A segunda questão a ser colocada tem a ver com o alegado atraso de duas ou mais horas do inicio da reunião do Comité Central na Matola, aparentemente porque a Comissão Politica estaria a ‘forcar’ Chissano a dar o dito pelo nao dito! Terá sido o segundo ‘golpe palaciano’ que Chissano sofre em menos de dois anos?
O que estaria por detras de tal atraso?

A terceira pergunta tem a ver com o facto de fofoqueiros seniores da praça garantirem que recentemente Zumbire conferenciara tanto com Chissano como com Guebuza como era seu dever. O que terão discutido nesses encontros so Deus sabe, e provavelmente o que ele discutiu com cada um deles so ele sabia! Com o seu desaparecimento físico ninguém mais ficara a saber!

Para por alguns pontos nos iis, decidimos optar pela lógica de alguns detectives, que se baseia em perguntar ou tentar saber quem lucraria com a morte da vitima, ou seja quem ganharia com a morte de Zumbire?

Ponto Um: Com a morte de Zumbire, Guebuza passa a ter a mão livre para montar a sua equipa de segurança, mas em contrapartida perde um acervo substancial de informacao que deve ter acompanhado Zumbire ao Cemitério de Lhanguene. Será que a necessidade de montar uma equipa fiel ao novo timoneiro do tambor e da maçaroca levaria a tanto? Guebuza ganharia mais ou menos com Zumbire em vida?

Ponto Dois: Com a morte de Zumbire, Chissano fica seguro que para alem dele ninguém mais sabera dos segredos que ele nao queria que mais ninguém soubesse! Alias em plena entrevista em resposta a uma pergunta de um jornalista da TVM, em que este queria saber se Chissano ja começara a passar os ‘segredos da casa’ a Guebuza, Chissano afirmara sem papas na língua (o que nos surpreendeu bastante na altura) que passara ja uma parte dos segredos da casa, que passaria alguns mais mas que haveria certos segredos que jamais seriam passados a Guebuza! Será que tal necessidade de preservar uma parte dos segredos o levaria a tanto?

Para terminar aproveitar o ensejo para rogar aos leitores para que nao me acusem de ter acusado a alguém! Apenas juntei os pedaços que os fofoqueiros da praça distribuíram gratuitamente, e dei-me ao deleite de fazer algumas conjecturas, em surdina, fazendo uso das prerrogativas que a constituicao me oferece!!
E nao disse mais nada, tanto mais que se diz algures que Hitler mandava desta para a melhor os arquitectos e engenheiros que construíam os seus bunkeres secretos! Será o caso?

Ate porque a conclusão e sua caro leitor! Quem matou Zumbire?

No comments: