Wednesday 8 August 2007

Downing Street e Ponta Vermelha-Duas varandas da politica internacional?

Por:

Manuel_de_Araujo@hotmail.com

em Londres



CHISSANO E BLAIR- AMIGOS DO INFORTUNIO OU CASAMENTO DE CONVENIENCIA?

N
a tradicao Africana e Asiatica os casamentos arranjados nao sao noticia! Pelo contrario sao o pao nosso de cada dia! Coincidentemente tambem me parece que na diplomacia internacional. Estes factos trazem a luz duas relacoes que apesar de parecerem dispares tem muito em comum: a relacao entre George Bush e Tony Blair por um lado e a de Mbeki e Chissano por outro. E que vai parecendo cada vez mais claro que Tony e o Ministro dos Negocios Estrangeiros do mundo enquanto que Chissano se contenta com a de Ministro dos Negocios Estrangeiros da Africa, por enquanto Austral. Bizarra comparacao?

Os EUA enfrentando dois problemas internos, encontraram uma solucao de mestre, numa jogada de mestre. O ‘establishment’ Americano enfrentava dois problemas. A ignorancia de Bush hem termos de politica externa e a constante oposicao de colin Power ao unilateralismo Americano. O ‘establishment’ tendo chegado a conclusao que as licoes da Condoleza Rice apesar de terem melhorado substancialmente os rudimentares conhecimentos do chefe em termos de politica externa, nao eram suficientes, e que colin Powell nao era peca mole de roer decidiram ‘substituir’ Colin por Tony.

Factos? Quando o ‘War Cabinet’ tinha de descutir os contornos da Guerra eis que Bush decide enviar Colin a Johannesburg onde foi vaiado na conferencia sobre o desenvolvimento (in) sustentavel e em ‘seu’ lugar foi chamado Tony!

Aprovada a estrategia geral da Guerra Tony regressou a Londres onde dias depois lancou o ‘famigerado’ relatorio sobre o Iraque, que apesar das expectativas levantadas nada de novo trazia, senao Segundo experts na material ‘uma compilacao sistematizada do que ja se sabia! Contudo apesar de nada de novo trazer, o relatorio criou suspence e serviu para mostrar quem afinal era o Ministro dos Negocios Estrangeiros do mundo!

A posicao de Blair foi ainda sublinhada no discurso de mestre que Bill Clinton fez na Conferencia Anual do Partido Trabalhador, que decorreu recentemente em Blackpool. Tony disse sem meias palavras que cabia a Tony Blair mostrar um pouco de bom sendo a Bush! Claro interpretacao minha.

Esta colagem de Clinton a Blair nao surprende a observadores atentos tanto mais que Tony Blair foi dos poucos, senao o unico lider mundial que esteve ao lado de Clinton aquando do famigerado caso ‘Monica Lewinski’.

Nada mau para Blair tanto mais que a pequena ilha vive do passado nostalgico, uma vez que vai perdendo a cada minuto a supremacia de um mundo que um dia for a seu!

Mas como ha cepticos que nao estariam convencidos com os dados que forneci ate aqui, permitam-me passer-vos mais detalhes.

T
ony Blair, apesar de ser Eurofilista, pelo menos comparando-o aos Conservadores Britanicos, e sem margem de duvidas um entusiasta do Pacto trans-Atlantico. E que ele esta convencido de que os interesses Britanicos sao melhor servidos do outro lado do Atlantico do que na outra margem do Canal da Mancha, onde repousa a empreendedora e desafiadora Franca!. Alias o recente desaire da cimeira europeia e as reaccoes furiosas de Blair ao relancamento do Eixo –Berlin-Paris no que se refere aos subsidios aos farmeiros so vieram a confirmar a tese de Blair. Esta colagem Britanica a agenda Americana nao e segredo para ninguem. Basta seguir as votacoes nas Nacoes Unidas ou verificar o papel que Blair desempenhou na Guerra Anti-Taliban e desempenha na preparacao do teatro para a Guerra contra o Iraque para ver que existe uma correlacao muito forte.

Vejamos no caso Taliban. A Inglaterra nao exitou em enviar para o Afeganistao seus filhos para combaterem ao lado dos americanos. Que outro pais o fez? Mais, na criacao da coligacao contra os Taliban, uma tarefa que Bush nao era capaz de conseguir dada a sua inexperiencia internacional e falta de tacto diplomatico, Bush uma vez mais recorreu ao Tony! Foi Tony quem forneceu as ‘evidencias’ da cumplicidade de Bin Laden nos acontecimentos de 11 de Setembro, a Musharaff que serviram de contra-senha para o apoio ‘incondicional’ do governo Pakistanes! Foi Tony quem sobrevoou meio mundo com a missao de convece-lo a apoiar os esforcos belicos americanos! E queiramos ou nao Tony teve sucesso. Conseguiu construir uma coligacao mundial contra os Taliban –claro para desgosto de Paris e Berlin!

Se nao ha duvidas no caso da posicao mundial de Blair, vejamos o caso Mbeki-Chissano, onde apesar das aparecncias as coisas nao sao tao roseas.

E que me parece cada vez mais evidente que Chissano esta assumindo o papel de Ministro dos Negocios Estrangeiros de Mbeki, primeiro ao nivel da SADC e ao que parece a medio prazo da Uniao Africana.


E
stas inquietacoes fazem-me recuar um pouco e repensar na historia recente da nossa diplomacia! Que temos somado pontos nao ha duvidas, que fazemos parte a periferia da periferia tambem parece nao haver duvidas. Agora que permanentemente sejamos parte dessa periferia e que nao concordo! Senao vejamos: E que a Ponta Vermelha esta parecendo cada vez mais uma caixa de ressonancia de Pretoria da mesma forma que o Downing Street o e para Washington! Que Maputo seja a varanda da Africa do Sul nao ha duvidas. Que Chissano seja o Ministro dos Negocios Estrangeiros da Africa, digo Austral e que comeco a nao ter duvidas. A duvia, claro metodica que coloco e a seguinte: sera o cargo promocao ou democao (para Mocambique? Promocao dirao alguns pois dentro em breve seremos os timoneiros da Uniao Africana. E e exactamente aqui que se coloca o problema. Para que? Teremos uma estragegia definida para usifruirmos dessa posicao privilegiada? E que ja fomos Chairman da SADC o que e que fizemos com o titulo para alem de umas largas viagens de Simao e alguns tecnocratas senior? Ja presidimos os PALOP para alem das viagens a Brasilia e Lisboa o que e que sobrou para o pe descalco? Conseguimos que koffi Annan apontasse o jeichande para seu representante especial em Angola e o que e que conseguimos? Uma vergonhosa e humilhante retirada! Como e que os nossos ‘servicos’ nao se aperceberam que Dos Santos ja tinha Savimbi na mira do gatilho e que nao valia a pena tentar impor a solucao mocambicana ao caso Angolano? Acho que uma posicao de grandeza e patriotica e saber aceitar desafios onde podemos mostrar a nossa grandeza e recusar aqueles em que estamos certos que acabaremos mostrando a nossa pequeneza!

Ha dias apareceu Simao a dizer aos quarto ventos que nao havia conflitos entre Mocambique e o Zimbabwe! Como e que pode nao haver conflitos? Sera que estao todos os conflitos resolvidos ou foi mais um exercicio diplomatico? A ser verdade entao Simao’ merece uma ‘emulacao socialista’ ao jeito caracteristico de Samora Machel! E que de fontes internas Zimbabweanas sabemos que eles nao andam felizes com o nosso acolhimento dos ‘desertores’ farmeiros. Sabemos nos que Zimbabwe nao esteve feliz porque um alto funcionario Americano foi citado a dizer que os EUA estavam a trabalhar com paises da regiao, incluindo Mocambique. Que desde a morte de Samora Machel Mocambique anda mais sintonizado com Pretoria que com Harare. Etc etc etc. E para que nao me acusem de mas intencoes deixem-me citar algumas fontes ‘de dentro do baralho’:

E
screvia o meu amigo Originario Walekaya a 19 de Marco de 2001, na sua ‘Agenda Pensanda’ entitulada ‘Ecos de Windhoek’ que ‘Harare nao andava satisfeito com as posicoes de Mocambique e da Africa do Sul’, ou melhor da Africa do Sul e Mocambique, naquilo que Harare preferia definir como hostilidades em relacao a retencao da presidencia do Orgao da SADC por Mugabe.

Como o chefia do orgao nao podia passar do Zimbabwe a Africa do Sul, achou-se por bem diluir os poderes de ‘Uncle Bob’ criando desta feita se nao me engano duas vice- presidencias- uma para o Malawi e outra para Mocambique. Com duvidas nao fiquei que nao podendo a presidencia transitar da ‘Munhumutapa Building’ para Pretoria, dadas as rivalidades historicas, entao dentre dois males o menor- que o orgao fosse para o afilhado, ou seja para o Ministro dos Negocios Estrangeiros de Mbeki- JAC! E a SADC para o Malawiano, Muluzi. Ate aqui nada mal!

Meia volta parece que o jogo voltou a repetir-se. E que certos circulos diplomaticos apontavam que o Zimbabwe sairia da cimeira de Luanda com a Vice-Presidencia da SADC, o que aparentemente lhe asseguraria a presidencia da SADC no proximo ano. Uma posicao que Harare nao deixaria em maos alheias! Contudo, Mugabe acabou saindo de Luanda de maos a abanar! Interpretacoes?

S
urpreso nao fiquei quando ha alguns meses alguns passarinhos com base em Pretoria assobiaram ao meu distraido ouvido que Mbeki estava preocupado com a presidencia da Uniao Africana, pois o outro tio, mas desta feita de turbina em popa andava com apetites agucados! Nao e preciso ser-se expert que com Kadaffi na presidencia da Uniao Europeia, o NEPAD seria cada vez mais um sonho do que realidade. Nao estou a ver o Tony a por os famosos pounds nas maos de Kaddaffi, apesar da Copa da Italia se ter realizado em Tripoli! A estrategia me disseram era evitar que a Uniao Africana caisse em maos Arabes (que as mas linguas teimam em associar a terrorismo!-Solucao? A mesma-fazer com que a Cimeira fosse na Africa do Sul, o que daria a presidencia a Mbeki e em seguida garantir que Chissano sucedesse a Mbeki. Assim o poder nao estaria no quarto de Mbeki, mas pelo menos estaria na varanda! Ate aqui tudo certo!


N
ao me oponho a postura das varandas nem do Tony nem do ‘Uncle Quim’. Nao me oponho a que sejamos ‘usados’! O que me preocupa e o facto de parecer que permaneceremos nesta situacao para sempre ou seja que remamos a favour do vento! Teremos uma estrategia para sair desta situacao? Ou seja ‘estaremos a seguir a famosa estrategia japonesa dos ‘pequenos passos’ ou vamos navegando ao sabor do vento? A pergunta que faco aos meus botoes e simples: estaremos retirando os devidos dividendos? E que este meu povo ja carregou demasiadas causas e pagou pesadas faturas externas e no fim ficou, ‘Nu com a mao bolso’, citando os irmaos brasileiros ou seja com ‘uma mao a frente e outras atras, como se diz na giria mocambicana!’ E que alguem me disse uma vez que vulnerabilidades podem ser transformadas em potencialidades! E me parece que as condicoes para uma valorizacao estrategica de Mocambique estao criadas! Estaremos a explora-las’camarada’ Simao? Oxala
que sim!

No comments: