Wednesday 8 August 2007

'Cada pessoa deveria progredir ate onde o seu talento o permitir'

por Manuel_de_Araujo@hotmail.com em Londres
'Foi lancada ontem na Cidade de Londres a biografia da Ex-Secretaria de Estado Norte Americana, Madeleine Albright. A cerimonia de lancamento e assinatura de exemplares contou com a presenca da autora. Ao local acorreram dezenas de singulares que nao perderam a oportunidade de trocar impressoes com a primeira 'mulher' a assumir tao importante cargo na historia dos EUA.
A autobiografia de 562 paginas retrata a vida da Madlenka ou seja Marie Jana Korbel, nascida em Praga Checoslovakia, a 15 de Maio de 1937. Na emotiva biografia, Madeleine explica como e que uma moca nascida em Praga, Checoslovakia ascende a um dos cargos mais importantes do mundo!
Marie conta as peripecias a que seu pai, diplomata ao servico do governo do seu pais foi por duas vezes obrigado a abandonar o seu posto de trabalho e refugiar-se. Primeiro em Londres e mais tarde, depois de um regresso ao seu pais para os EUA.
Marie Jana Korbel, conta na sua biografia o roteiro porque passa um refugiado. A necessidade de 'aculturar-se' passando pela humilhacao, a privacao, a estigmatizacao social e finalmente triunfo. Apresenta aos leitores as suas limitacoes sociais bem como a necessidade em acreditar num presente e futuro promissor. A obra apresenta pormenorizadamente a sua infancia passada entre Praga, Londres (exilio), Praga (regresso) Belgrado, Suica, Nova York, e finalmente Denver (segundo exilio).
Como e que que esta mulher que so entrou para a vida publica aos 39 anos conseguiu aquilo a que carreiras de mais de 60 anos nao conseguiram?
Ela conta os desafios porque uma mulher passa ao querer conjugar a vida familiar, ( tres filhas e esposo) com a vida academica e profissional. Nas entrelinhas Mme Albright mostra tambem as vississitudes que uma 'refugiada' passa ao cometer a proeza de se apaixonar por um membro de um dos clas mais poderosos dos EUA, terminando como era de prever num divorcio!
Nas paginas deste livro, estao descritas as lutas e os lobbies que involvem o processo de nomeacao de dirigentes, as ansiedades dos envolvidos, as rivalidades, as coligacoes e outras intrigas proprias de quem joga na primeira divisao do poder mundial.
E sem margem para duvidas uma odisseia interessante, para quem goste de entender os subterfugios da politica externa americana e o processo de tomada de decisoes naquela que e a nacao mais poderosa do mundo! Como ela propria o confessou, queria que este livro fosse uma combinacao do pessoal com politica e que descrevesse nao apenas como as coisas aconteceram mas tambem porque e como e que os eventos foram influenciados por relacoes humanas.
Ela nao deixa de retratar as visitas anairobi e dar es Salaam depois dos atentados da Al Qaeda, bem como o facto de nao ter podido fazer mais para evitar o genocidio Ruandes!
Um livro a nao perder!
Manuel de Araujo

No comments: