Saturday 6 May 2017

Bona: Edis da Zona Costeira do Norte do pais partilham experiencias sobre mudancas climaticas



Quatro edis da zona Norte do pais participam deste a passada Terca feira, no Oitavo Forum Mundial sobre Resiliencia Urbana.  Trata-se dos edis das cidades costeiras de Quelimane, Ilha de Mocambique, Pemba e Mocimboa da Praia.

A Conferencia que decorre todos os anos na cidade alema de Bona, e reune mais de 300 edis, pesquisadores e parceiros de cooperacao, tem como objectivo  partilhar  experiencias e melhorar o nivel de conhecimentos sobre resiliencia urbana e adaptacao climatica.

Na abertura do evento, o Presidente do Municipio de Bona, que tambem e co-patrono do evento,  Ashok-Alexander Sridharan recordou que desde 2010. o Congresso sobre resiliencia urbana tem sido uma plataforma valiosa para lideres urbanos, pesquisadores e agencias implementadoras, pois tem sido o local de excelencia para a concertacao de ideias e estrategias de advocacia de assuntos urbanos que posteriormente são levados para outros foruns internacionais.



Por sua vez a Secretaria Executiva das Nacoes Unidas para a Plataforma da Convencao sobre Mudancas Climaticas, Patricia Espinosa, co-patrona do evento afirmou que estava positivamente impressionada pela qualidade e dicersidade não so dos participantes mas tambem dos paineis de discussao.  Para Espinosa, o Congresso era uma fonte de inspiracao para a implementacao dos Acordos sobre Mudancas Climaticas de Paris, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentaveis, e a Plataforma de Reducao de Riscos de Desastres Sendai. Citou como prova, os casos da agricultura urbana em 120 escolas da Cidade de Belo Horizonte no Brasil, a experiencia da cidade de Iloilo nas Filipinas que usam metodods inovadores para seguro de farmeiros, o caso do Plano Cloudburst de Gestao de Copenhaga, o caso das actividades de adaptacao de Acra, ghana entre outros.



Por sua vez, o edil de Quelimane, Manuel de Araujo, em representacao da delegacao mocambicana, apresentou a experiencia da Cidade de Quelimane na organizacao do transporte urbano (uso de bicicletas), apoio e criacao da Associacao dos Taxistas de Bicicletas da Zambezia (ATAMOZ), a formacao de grupos de aviso previo nos bairros, a criacao de zonas de reserva ambiental, o plantio de mangais, a criacao de mapas de vulnerabilidades, a construcao de casas resilientes, a transformacao de lixo em adubo (compostagem) e a transformacao de residuos solidos em bio gas, a limpeza e construcao de valas de drenagem atraves do projecto de apoio a Accao Social do Banco Mundial  como exemplo de medidas que estao a ser tomadas pelo municipio de Quelimane.



A participacao dos edis e apoiada pelo projecto de Mudancas Climaticas, financiado pela USAID e implementado pela Chemonics.

No comments: