Tuesday 27 January 2015

Homenagem: Prof. Fafali Koudawo, Reitor da Universidade Colinas de Boé da Guiné-Bissau


Por Elisabete Azevedo-Harman, Chatham House, Londres
01/23/2015
Fafali Koudawo, ex-diretor da iniciativa Voz de Paz e INTERPEACEAcabo de saber do falecimento do colega e amigo Prof. Doutor Fafali Koudawo. Conhecemo-nos por volta de 2002 ou 2003 em Bissau. Desde daí mesmo que não falássemos com frequência, íamos sabendo um do outro. Academicamente, Fafali estava entre os melhores cientistas políticos com que eu me fui cruzando no mundo. A primeira vez que o conheci, eu era uma estudante de mestrado meia perdida sobre como estudar África.
Cheguei a Bissau para ‘trabalho de campo’ e sabia a teoria, mas não sabia como fazer a tal ‘ investigação’. Ele, já professor, recebeu-me com o mesmo respeito e paciência como se eu fosse uma conceituada professora doutorada.
Recordo que primeiro falámos num gabinete. Formais. Aproximava-se a hora de almoço e ele convidou-me para almoçar. Com um sorriso de teste, perguntou-me se eu queria almoçar onde almoçam os investigadores europeus ou onde o povo almoça. Lá fomos a uma tasca no meio de um dos bairros pobres. Acho que esta minha escolha foi um teste que passei com sucesso.
Fafali Koudawo, ex-diretor da iniciativa Voz de Paz e INTERPEACE
A conversa entre nós ia desde de lições elaboradas de ciência política como a discussões com humor sobre o que se passava à nossa volta. Durante essas semanas em Bissau deu-me conselhos e livros e encontrámo-nos várias vezes. Num dos “encontros-aula” disse-me sempre meio seguro e tímido que íamos à casa dele. Lá fomos. Era uma “casa-escola” improvisada.
Dr. Fafali era do Togo, mas adoptou a Guiné-Bissau como o seu país com muito carinho. A casa dele nessa altura estava cheia de crianças. Percebi a casa mesmo sem mesas e cadeiras era uma escola. As crianças do bairro ali estudavam e ele que podia ser professor em qualquer das melhores universidades do mundo ensinava o ‘A’ e ‘B’ com a mesma dignidade e respeito de estar a dar uma aula em Harvard. Sem vaidade mostrou-me a ‘escola’. Passei ali um dia e o tempo voou.
Depois foram anos e anos de correspondência. Uma das vezes veio à Europa e conversámos. Nos corredores duma universidade europeia era um distinto Professor, mas sempre modesto. A última vez que o vi foi no dia do golpe de estado em Bissau em Abril de 2012. Eu tinha passado a tarde com ele na universidade onde ele era agora o Reitor, Colinas de Boé da Guiné-Bissau.
Com o mesmo entusiasmo da “casa-escola” de há anos atrás, mostrou-me e apresentou-me alunos. Depois fizemos uma sessão de trabalho para escrevermos um livro em conjunto. Discutimos ideias e ideias. Combinámos reunir nos dias seguintes. Quando saí do encontro, estava a passar na rua da casa do primeiro-ministro quando as bazucas rebentaram. O golpe de estado tinha começado. Confusão, medo, pessoas a gritar, soldados e a incerteza.
O Prof. Fafali calculou pelo percurso que eu tinha sido apanhada na confusão. Nesse dia não conseguimos falar. No dia seguinte falámos ao telefone e como sempre aconselhou-me — sem dramatizar — a ficar quieta. Eu queria voltar a ir ter com ele. Ele disse que não. Nestas alturas quanto menos movimento melhor, disse. E no final do telefonema riu-se e disse teremos muitas oportunidades de falar e trabalhar…não tivemos. Morreu hoje.
Perdi um dos académicos por quem tinha mais respeito. A imagem e o entusiasmo dele naquele dia na pobre casa que era também escola improvisada foi sempre a minha imagem dele. O melhor livro sobre a transição política em Cabo Verde e na Guiné-Bissau é da sua autoria.
A Guiné-Bissau hoje ficou mais pobre, mas também a ciência política. Eu queria estar em Bissau para apresentar os meus pêsames à família e aos amigos.
Pode encontrar esta homenagem aqui.

No comments: