Tuesday 9 September 2014

Estara o arbitro em 'parte incerta'?

Estamos ja no decimo dia da campanha eleitoral e os orgaos de informacao tem estado a fazer a cobertura desta fase do nosso processo eleitoral. Alguns de forca visivelmente tendenciosa e outros, apesar das dificuldades de forma visivelmente equilibrada! A estes vao os nossos parabens!

O que nos preocupa e a ausencia do arbitro que deveria estar no terreno para prevenir e quica punir os prevaricadores! por exemplo, O Boletim do Processo Politico Mocambicano tem estado a denunciar de forma pedagogica e sistematica a flagrantes violacoes da lei eleitoral pelo partido Frelimo, ante o silencio cumplice dos orgaos que tem a tarefa constitucional de manter a lei, a ordem neste processo! sera que precisaremos de mais uma revisao da lei eleitoral com o intuito de criar um Policia Eeitoral?

No Sabado passado testemunhamos com alguma apreensao a uma atitude grosseira de certas forcas que impediram a circulacao nao so de populares com da caravana de um dos candidatos a Presidencia da Republica! Foi na travessia de Pinda a Mutarara, no rio Chire, onde o batelao de normalmente faz este servico foi pura e simplesmente 'acantonado' e os empresarios que gerem as almadias e canoas 'proibidos' de prestar servico a caravana! registamos inumeras vezes a casos em que caravanas de candidatos encontram abrigo em mosteiros e casas de religiosos, porque os donos das pousasas e pensoes hoteleiras sao terminantemente ameacados e proibidos de prestar servicos a certos candidatos!

A pergunta que nos surge e a seguinte: o que acontecera se um candidato da oposicao vencer as eleicoes? vao esvaziar os cofres como fizeram em Quelimane e em Nampula? ou preferirao simplesmente nao entregar o poder a moda Mugabeana?
Nao tera razao o Presidente da Renamo ao manter-se armado para evitar um 'Golpe de Estado' ou o regresso dos campos de reeducacao?

Repudiamos a atitudes ramboianas do partido no poder e dos arbitros do processo bem como do silencio cumplice dos observadores quer nacionais quer internacionais e dos doadores que fingem que estamos juntos mans na hora da verdade sentimos o frio do isolamento! Quem poe o guizo ao gato? MA
E mais nao disse!

No comments: