Monday 16 December 2013

Em Quelimane: Professor Doutor Antonio Francisco Lanca Livro



MUNICĺPIO DA CIDADE DE QUELIMANE
CONSELHO MUNICIPAL
                                                                             
Convite
O Conselho Municipal da Cidade de Quelimane (CMCQ) em colaboração com o Instituto de Estudos Economicos e Sociais (IESE), a Fundação para o Desenvolvimento da Zambézia (FDZ),  e o Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO) convidam aos Munícipes de Quelimane em geral, e em particular aos jornalistas, académicos, estudantes, profissionais do sector privado e publico, funcionários de ONGs e do Estado, a participarem no lançamento da obra que tem por titulo “Envelhecer em Moçambique:  Dinâmicas do Bem- Estar e da Pobreza” dos autores António Francisco, Gustavo Sugahara e Peter Fisker.
A obra defende inter alia que o aumento da longevidade humana é um facto , no Mundo em geral, incluindo Moçambique. Mas em meio século, a esperança de vida à nascença em Moçambique apenas aumentou 20 anos, um nível ainda muito aquém da esperança de vida média mundial (menos vinte anos), estimada em 70 anos de idade. Por outro lado,  a obra levanta e responde, dentre outras, a seguinte questao: “estarão os moçambicanos a viver mais e a viver melhor ou pior?
Esta e a grande questão e o grande desafio que a conquista a longevidade coloca aos Moçambicanos , em geral, e aos fazedores de políticas , em particular. Para além de analisar as dinâmicas do bem-estar e pobreza dos idosos, o livro aborda a questão da pertinência e viabilidade de uma pensão universal para os idosos. Ou seja, quanto custa s sociedade nao termos uma pensao para o idoso!
Venha e debata em ambiente são questoês que interessam a sociedade moçambicana! Participe!

Autores: António Francisco, Gustavo Sugahara e Peter Fisker.
Quando? Hoje,    16 de Dezembro 2013 (Segunda- Feira), pelas 14.00 horas
Onde? No Salão Nobre do Conselho Municipal de Quelimane
Entradas livres para todos os interessados.

O PRESIDENTE,

(Manuel A.A. L. de Araújo)
Professor Doutor

No comments: