Thursday 26 December 2013

Dinoutamaalelani Mweeteene!

2013 foi dos anos mais duros para mim! Do ponto de vista social, a perda do Junior; foi sem margem de duvidas o acontecimento que mais me marcou. Essa dor so a conhece quem ja por ela passou! As mortes do Junior e do jovem musico Maxi Love ensinaram me a perceber o sentido das palavras de Niccollo Maquiavel, que  politica para certos politicos todos os meios sao validos! Estas mortes selaram de uma vez por todas a unica porta de saida da politica! Por eles irei ate ao FIM! Paz as suas almas!

2013 tambem foi duro profissionalmente porque apesar de ter 365 dias, na realidade para mim so teve seis meses, ou seja a metade, portanto, 132 dias! E tinha um Manifesto ambicioso por implementar- Mudar a Face de Quelimane, e devolver a dignidade a Quelimane, a cidade que me viu nascer e que amo, e aos Quelimanenses!

Diga seis meses porque os restantes seis meses foram consumidos pelo processo eleitoral! Nesta hora de balanco posso dizer em voz alta - MISSAO CUMPRIDA!

Missao cumprida, porque juntos mudamos a face de Quelimane e resgatamos o orgulho Quelimanense! nao me lembro nos ultimos 35 anos de nenhum momento na historia de Quelimane em que a auto estima do nosso povo estivesse tao alta! tambem nao me lembro de nenhum momento nos ultimos 35 anos em que os niveis de satisafacao dos municipe estivesse tao alto!

E isso so foi possivel gracas a entrega e dedicacao dos municipes, que organizados nos seus bairros, quarteiros,  e postos administrativos compreenderam a natureza dos desafios que tinhamos pela frente e se entregaram ao trabalho, muitas vezes de forma altruista e voluntaria! Chegarei ate ao fim dos meus dias com uma divida impagavel para com os municipes de Quelimane no geral e em  particular a entrega dos JOVENS e das MULHERES, duas forcas que literalmente  carregaram Quelimane nos ombros! nao fosse a entrega deles, o nosso Manifesto continuaria no papel e nao passaria de mais um sonho frustrado!  porque e que estas duas camadas sociais responderam de forma tao patriotica ao chamamento do nosso manifesto, sera tarefa dos politologos, sociologos e psicologos estudar! A nos cabemos prestar esta singela homenagem a eles! dinoutamaalelani!

Tambem nao seria moralmente que nao agradecesse aos funcionarios do Municipio de Quelimane, que sem meios e muitas vezes debaixo do sol e das chuvas soberam responder ao anseio dos municipes! A eles fica aqui o nosso ETERNO agradecimento!

Os homens de negocio, que souberam aceitar os desafios e acreditaram em nos, mesmo com as dividas anteriores e recentemente solicitadas nao nos fecharam as portas fica aqui o nosso singelo agradecimento!

A sociedade civil, e aos parceiros de cooperacao que nos visitaram e encorajaram ao mais alto nivel das suas representacoes em Mocambique (Embaixadores da Suecia, Dinamarca, Franca, Japao, Estados Unidos da America, Malawi, Tanzania)!

Aos meus Assessores, Conselheiros, Assistentes, Vereadores, Directores, Chefes de Seccao e a todos os trabalhadores do Concelho Municipal da Cidade de Quelimane (CMCQ) e da Empresa Municipal de Saneamento (EMUSA) fica aqui o meu singelo e sincero agradecimento.

Aos meus pais, irmaos e demais familiares pelo encorajamento e porque nunca terem duvidado que colocariamos Quelimane no mapa, o meu muito obrigado!

Ao Paulo e Ceninho! Melhores irmaos que voces, simplesmente nao existem! A Gytte; Elise e Leah obrigado por consentirem sacrificios nas vossas familias por terem um cunhado e tio 'louco'!


A Vicky e a Minducha obrigado por compreenderem que a missao que o pai tem, exige sacrificios e muita solidao!
Ao amor da minha vida, Silvia, nao tenho palavras para te agradecer! nao ha duas amigas, companheiras e esposas como tu! Se nao existisses tinhas que ser inventada! tens sido a amiga, a companheira, a amante, e a fonte inesgotavel de energia, ideias e inspiracao! Contigo, aprendi o verdadeiro significado da expressao, por tras de um grande homem existe uma Grande Mulher!

Aos meus adversarios que me combateram interna e externamente agradeco lhes porque foram a verdadeira fonte de inspiracao e desejo lhes longa vida para que possam testemunhar a nossa victoria e o quao errados estavam a meu respeito!

Aos deputados Carvalho, Ivone e Gouveia voces ensinara me o real significado da palavra AMIGO! Obrigado!

Ao Giovane, um obrigado especial por teres sido o abrigo que precisava nas horas de incerteza durante o diluvio!

 Ao ´COMANDO DA NATO´, Quelimane vos reconhecera um dia!

Ao Nobre, obrigado por me ensinares que ha irmaos nao apenas sanguinis, mas tambem solis!

Ao Ofinar (Paz a sua alma); Lobo e Rosalita, Quelimane sabera agradecer vos pela vossa teimosia patriotica!

Ao Presidente Daviz; nao tenho palavras! Tens sido o Professor, o Irmao Mais Velho, na arte de transformar o desespero do nosso povo em obras e sonhos realizaveis! Sem a sua experiencia, determinacao, paciencia e capacidade de engolir sapos, nao estariamos onde estamos! A divida que tenho consigo, como diria Fidel Castro, e simplesmente IMPAGAVEL!

Elabo edji Djaani? Djeeeu! Ontonga baani? Diiyo

No comments: