Monday, 30 December 2013

“Quem não tem cão, caça com gato” Os “gatos” que Araújo escolheu para caçar

“Quem não tem cão, caça com gato” Os “gatos” que Araújo escolheu para caçar

Quelimane (DZ)- Há um velho provérbio segundo o qual “quem não tem cão, caça com gato”. Alias, o Presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo, usa sempre quando pode, esta velha máxima. E fazendo jus a este provérbio, Araújo formou o seu elenco na última sexta-feira com os “gatos” ao seu dispor, já que não tem melhores para levar a caça, então, deve-se contentar com estes. A formação do elenco de Manuel de Araújo para os próximos tempos, não traz surpresas nenhumas, ao olhar pelos nomes que compõem pelo menos as vereações, logo vê-se que não tinha alternativas para ir a este combate. Resta saber se de facto os “gatos” que escolheu para a caça, irão caçar mesmo ou apenas farão um papel de caçadores enquanto que, na realidade de caça não sairá nada. Um comunicado de Imprensa em nosso puder, vindo da edilidade, explica estas mexidas que o Presidente do Conselho Municipal de Quelimane fez, usando as competências que lhe são atribuídas como edil. Assim sendo, foram nomeados Renato da Silva para o cargo de Vereador de Planificação e Desenvolvimento Autárquico, cargo que anteriormente era ocupado por Ascensão do Rosário Chauchane, agora nomeado Vereador de Infra-estruturas e Habitação.
Para a Vereação da Mulher,
Educação, Saúde e Assuntos Sociais, foi nomeada Hortência António Agostinho, que outrora trabalhava no Gabinete de Assistência Social, dirigido pela esposa do presidente. Já para a Vereação do Saneamento, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Araújo nomeou Zaida Milato, que já foi vereadora, chefe do posto e que por não desempenhar estas funções conforme a dinâmica do presidente, foi exonerada e encostada no Gabinete de Assistência Social desempenhando as funções do Chefe do Gabinete. Hoje, esta
mesma Zaida, volta a uma vereação tão sensível e exigente como saneamento do meio, já que tudo o que tem a ver com resíduos sólidos (lixo), cabe a ela gerir.
José Horácio Lobo, chega então a Vereação mais cobiçada, a de Administração e Finanças. O sector decisivo na vida da autarquia. José Lobo é membro do MDM tido como do topo e sempre foi um dos “confiados” de Araújo, mas que se diga, que também já experimentou duas vereações e foi exonerado. E hoje, chega ao auge. Pode ser para ele, uma grande vitória de pois de tantos combates.
Para não fugir a regra, há um nome a reter nestas nomeações feitas pelo  edil de Quelimane. Chama-se José
Zeca Arijama, um cantor que durante o mandato anterior desempenhou funções de director de Cultura e fez algumas músicas da campanha eleitoral para este edil. Até pode ser uma espécie de prémio, por tudo aquilo que Arijama veio fazendo nos últimos dois anos.
Resta saber se como vereador de Cultura, Juventude e Desporto, a dinâmica será a mesma, visto que
já não vai apenas olhar as danças dos bairros, mas sim lidar-se com a juventude, uma faixa etária
exigente, mas também o desporto e aqui há vários desafios a ter em conta.
As restantes mexidas, são apenas para refrescar a casa, porque ao avaliar pelos nomeados, só o tempo dirá tudo. (DZ)

Friday, 27 December 2013

Novo Ano, Saias (Calcas) novas! Municipio de Quelimane tem Novos Directores!





CONCELHO MUNICIPAL
PRESIDENTE
Comunicado de Imprensa

Em Despachos separados, o Presidente do Concelho Municipal da Cidade de Quelimane,  usando das competencias que lhe sao atribuidas pela alinea K) do N. 2 do ARTIGO 62 da Lei 2-97 de 18 de Fevereiro, nomeou os seguintes funcionarios:

1-      Maria de Jesus Perdiz, Assessora para a Area da Administraco publica 
2-      Jose Manuel, Chefe do Gabinete Juridico
3-      Camal Meragy, Chefe do Gabinete de Relacoes Publicas e Cooperacao

4-      Esperanca Dauto, Directora da Empresa Municipal de Saneamento (EMUSA)

5-      Calisto Lequichane Chivura, Director de Planificacao

6-      Helder Subizo, Director de Edificacoes

7-      Carlos Jackson Passades, Director dos Desportos

8-      Henriques Lenco, Director de Transportes

9-      Lucia Angelica Jose Mudivela,  Directora da Mulher

1-   Joao de Brito, Director do Meio Ambiente e Mudancas Climaticas

1-   Carlos Lourenco Francisco,  Direcdor da Cultura

1-   Isac Manuel Chissone, Director da Juventude

1-   Aida Lumbela, Directora de Planeamento Urbano

1-   Luis Mundeia, Director de Estradas e Valas de Drenagem

1-   Dionisio Gerente Emalapoco, Director de Mercados

1-   Armelinda Macurra, Chefe do nucleo municipal de Combate ao HIV-SIDA

1-   Ivanilda portugal, Chefe da UGEA

1-   Rosa Divina C. Ferreira, Chefe do Patrimonio

1-   Novas Vasco Muzombe, Chefe de Administracao e Financas da EMUSA

2-   Emilia Lobo, Chefe dos Recursos Humanos

2-   Isabel Guiruga, Chefe da Fiscalizacao

2-   Benjamim Duarte, Chefe das Oficinas

2-   Luis Mangacao, Chefe-Adjunto de Oficinas


Os nomeados tomarao posse hoje, sexta feira, dia 27 de Dezembro de 2013, pelas 12.30 no Salao Nobre do Concelho Municipal da Cidade de Quelimane.


A cerimonia de tomada de posse e aberta aos municipes e a todos os interessados.


Quelimane, aos 27 de Dezembro de 2013

Com vista a responder a demanda e preocupacoes dos Municipes de Quelimane, Manuel de Araujo refresca Governo Municipal



MUNICIPIO DE QUELIMANE
CONCELHO MUNICIPAL
PRESIDENTE
Comunicado de Imprensa

Em Despachos separados, o Presidente do Concelho Municipal da Cidade de Quelimane,  usando das competencias que lhe sao atribuidas pela alinea K) do N. 2 do ARTIGO 62 da Lei 2-97 de 18 de Fevereiro, nomeou os seguintes funcionarios:

1-Renato  da Silva, Vereador da Planificacao e Desenvolvimento Autarquico
2-Jose Horacio Lobo, Vereador da Administracao e Financas
3-Ascensao do Rosario Vicente Mujaide Chauchane, Vereador de Infrastruturas e Habitacao
4-Hortencia  Antonio Julio Agostinho , Vereadora da Mulher, Educacao, Saude e Assusntos Sociais
5-Zaida Milato, Vereadora do Saneameto, Meio Ambiente e Mudancas Climaticas
6- Jose Zeca Arijama, Vereador da Cultura, Juventude e Desportos.
Os nomeados tomarao posse hoje, sexta feira, dia 27 de Dezembro de 2013, pelas 12.30 no Salao Nobre do Concelho Municipal da Cidade de Quelimane.
A cerimonia de tomada de posse e aberta aos municipes e a todos os interessados.

Quelimane, aos 27 de Dezembro de 2013

Thursday, 26 December 2013

Mensagem de Felicitacao aos Municipes de Quelimane



Conselho Municipal da Cidade de Quelimane
Gabinete do Presidente

Mensagem de felicitação do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, por ocasião das festas do final do ano de 2013.

Minhas Senhoras e meus Senhores. Caros Munícipes da Cidade de Quelimane. Ao terminarmos mais um ano de actividades e da nossa Governação Municipal, na qualidade de Presidente em exercício do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, tenho a bem-aventurada responsabilidade moral, profissional e individual de me dirigir para agradecer a todos os Munícipes desta cidadela pelo apoio que, em diferentes momentos do ano que esta terminando, nos prestaram em prol do desenvolvimento, do crescimento e do bem-estar desta nossa linda, bela, amada e acolhedora Cidade. Nesta sublime ocasião, em que me dirijo aos Munícipes da Cidade de Quelimane, permitam-me estender o meu singelo agradecimento, para todas instituições públicas e privadas, assim como, as instituições paraestatais que operam dentro da nossa circunscrição territorial, nas diferentes províncias do país e no mundo inteiro, que directa e/ou indirectamente, ao longo do ano, contribuíram para que juntos conseguíssemos o volume e a magnitude de ganhos alcançados.

Minhas Senhoras e meus Senhores. Caros Munícipes da Cidade de Quelimane. Independentemente do ponto situacional no qual nos encontramos ao longo do ano, sejamos dirigentes ou colaboradores, gestores, produtores ou fornecedores comerciais e/ou industriais, chefes ou membros de determinada família, teremos de aceitar que o ano que esta terminando marcou as nossas vidas com momentos desafiantes e delicados, assim como, momentos de sucesso, para cada um de nós. Embora bastante difícil, a nossa capacidade de superação dos desafios delicados passa necessariamente pela aptidão que tivermos de transformar os desafios em oportunidades que beneficiam aos nossos munícipes. Por isso, a delicadeza dos desafios com os quais tivemos de confrontar durante o ano, devem servir, em alguns momentos como a fonte de inspiração das actividades que viemos desenvolvendo no nosso dia-a-dia. A título de exemplo, as calamidades naturais, principalmente as cheias, que no princípio deste ano assolaram os Munícipes da Cidade de Quelimane, devastando parte das suas condições económicas e sociais, o volume de enfermidades como a cólera, disenteria, malária, HIV/SIDA que, de forma assassina continua ceifando vidas dos nossos munícipes, causando dor e luto nas nossas famílias, a obstrucao sistematica aos planos de governacao e orcamento pela Assembleia Municipal, a recusa sistematica e a obstrucao por parte da Sectretaria Provincial da implementacao e efectivacao das atribuicoes consagradas no Decreto 33~2006, sobre a descentralizacao de competencias, mormente nas areas da Educacao e Saude, que preve a entrega as autotidades autarquicas da gestao das Escolas Primarias e da Saude Primaria, a violência eleitoral (que ceifou vidas e fez jorrar sangue (gratuita e desnecessariamente), conforme o prometido por altas entidades governamenrais adstritas a nossa provincia  e por isso exigimos a responsabilização dos autores) por terem causado ferimentos e mortes nas nossas famílias inocentes e indefesas, são, ao nosso ver, parte do epicentro dos grandes desafios, com os quais, a nossa edilidade teve de se confrontar ao longo do ano que esta terminando.

Entretanto, apesar das vicissitudes e dos desafios delicados com os quais os Munícipes da Cidade de Quelimane, tiveram de se confrontar, durante o ano que esta terminando, reconhecemos sucessos alcançados nas diferentes áreas de actividades na qual a nossa edilidade concentrou atenção especial. A título de exemplo, durante o ano que esta terminando, institucionalizamos uma cultura governativa democrática, participativa e inclusiva que funcionou no Conselho Municipal da Cidade de Quelimane. Com base nela, inspiramo-nos na vontade colectiva para planificar e orçamentar as nossas actividades, combatemos com sucesso a exclusão política e social, e trabalhamos com todos os sectores: políticos, económicos, sociais e culturais. Este esforço colectivo, foi sem dúvida a base da materialização do nosso princípio de governação: Quelimane para Todos e foi o factor do nosso sucesso nas mais diversificadas áreas. Apostamos na gestão meritocrática (temos no nosso elenco Vereadores que foram e sao da Frelimo, da Renamo, do MDM e outros sem filiacao partidaria) e na elevação de competências dos servidores municipais. Com base neste resultado, reforçamos a confiança dos cidadãos em relação ao Conselho Municipal da Cidade de Quelimane e consolidamos o espirito de responsabilidade nos munícipes.

Na área das infraestruturas municipais, contamos em demasia com a contribuição dos nossos munícipes. Por isso, tivemos a capacidade de construir mais estradas na zona urbana e periurbana do município. Melhoramos a sinalização e instalamos mais semáforos, o que ajudou a reduzir o número de acidentes nas nossas estradas, e conferimos mais segurança aos nossos munícipes: peões, taxistas, motociclistas, motoristas e muito mais. Participamos na construímos e reabilitacao de valas de drenagem, investimos para melhoria das condições de trabalho nos Mercados Central, do Peixe, Aquima, Namuinho e do Aeroporto, e muitas outras infraestruturas. Estes investimentos ajudaram-nos a estruturar melhor a cadeia de gestão de resíduos sólidos. Por isso, durante o ano que esta terminando, reforçamos a nossa capacidade na gestão de resíduos sólidos. Treinamos, capacitamos e equipamos os nossos técnicos que trabalham nas diversas áreas de serviços municipais. Estabelecemos uma melhor articulação entre o ciclo de produção familiar e industrial de resíduos sólidos, o sistema de recolha, transporte, tratamento e depósito. Construímos latrinas melhoradas e ecológicas em varios bairros da cidade mas tambem na zona urbana. Construimos silos para melhor conforto dos municipes na deposicao do lixo bem como para os funcionarios do municipio na recolha do mesmo. Por isso, circulamos mais a vontade pelos pela cidade e pelos bairros. Entretanto, a identificação de um espaço definitivo, que servirá de lixeira municipal, continua sendo um desafio com o qual teremos de trabalhar no futuro.  

No ano prestes a terminar, alcançamos resultados positivos na redução de riscos derivados das mudanças climáticas. Minimizamos os impactos negativos derivados das mudanças climáticas que fragilizavam as condições de vida dos munícipes residentes em alguns bairros da Cidade de Quelimane. Transmitimos a confiança aos nossos parceiros nacionais e internacionais que se predispuseram em financiar a reabilitação e construção do sistema de drenagem nos diferentes espaços, urbano e periurbano. Os investimentos alocados no abaloamento das vias de acesso, a construção de valas de drenagem com o apio do millenium Challenge Corporation e a sua siubsidiaria em mocambique o millenium challenge Account, ajudaram a escoar, em menos tempo, o volume de precipitação que causava concentração de água nos bairros da Cidade de Quelimane, causando graves problemas à saúde pública. A eficiência do sistema de drenagem garantiu, durante o ano, que em menos de 24 horas as águas escorrem pelas gaivagens, evitando inundações e complicações aos nossos munícipes.

Durante o ano que está terminando, relançamos a convicção da juventude e outros estratos sociais residentes no nosso município. Aproximamo-nos muito mais das crianças, jovens, mulheres, idosos e anciãos. Oferece-los melhores condições de recreação e de emprego. Só em 2013 criamos mais de 2000 postos de trabalho directos e 1000 novos. Assim, relançamos a esperança de que nos próximos cinco anos buscaremos mais investimentos para assegurar emprego para jovens desta cidade e criaremos mais espaços para as nossas crianças puderem recrear e crescerem bem. Estes resultados associam-se ao facto de que melhoramos o ambiente de negócios ao nível do espaço municipal. Alimentamos a cobiça positiva por Quelimane. Mais do que nunca, os nossos pais, mães, tios, tias, irmãos e irmãs que tinha abandonado esta cidade, sentem cada vez mais a vontade e o aconchego de um dia regressar para definitivamente residirem em Quelimane. Edificamos um paradigma favorável à criatividade individual e colectiva. Estimulamos o investimento local, nacional e internacional.

Minhas Senhoras e meus Senhores. Caros Munícipes da Cidade de Quelimane. O ano prestes a terminar ficou marcado por termos recolocado o Município da Cidade de Quelimane no centro das atenções políticas e culturais. Fizemos de Quelimane a rota do desporto, da cultura e da música. Quelimane foi a rota de preferência de actuação de conceituados cantores, desportistas e artistas nacionais e internacionais que viram a nossa cidade reerguer-se e quiseram vibrar conosco os melhores momentos da nossa cultura e do nosso surgimento. A ascensão da Equipa do Ferroviário de Quelimane ao Moçambola é um sucesso indelével alcançado em 2013, com o qual a nossa edilidade se orgulha bastante. A posição bem cotada da Escola Secundária 25 de Setembro no programa Turma Tudo Bom, são parte dos sucessos que alcançamos no ano prestes a terminar.    Os lugares cimeiros alcancados pelas equipas Sob proteccao de Quelimane no campeonato nacional de basquetebol no Niassa mostram que em dois anos Quelimane voltou a ribalta nao so no desporto, mas tambem na cultura!

Com o apoio de todos, o ano que esta terminando marcou a diferença por ter elevado o volume de receitas próprias para níveis que nunca tinham sido atingidos no passado. Por isso, o nosso município é mencionado nos relatórios nacionais e internacionais como um dos modelos da boa governação, da transparência na prestação de contas, da inclusão de todos nos assuntos locais, da abertura e da democracia. Diariamente recebemos representantes de instituições centrais que não se poupam a humildade de aprender com a nossa equipa de gestão municipal. Os resultados que acabamos de mencionar e que possibilitaram a realização de grandes investimentos em infraestruturas e equipamento são o fruto do sacrifício dos Munícipes da Cidade de Quelimane. Precisamos de reconhecer que todos estes resultados só foram possíveis porque tínhamos os nossos munícipes atentos a nossa governação e disponíveis em contribuir formulando críticas construtivas, que nos ajudaram a implementar um conjunto de actividades que nos conduziram para os resultados satisfatórios que aqui acabamos de mencionar.

Neste momento em que finda o ano, temos o humilde dever e quica honroso prazer de agradecer aos Munícipes da Cidade de Quelimane pelos resultados logrados no ano de 2013. Permitam-me que em nome do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane, dos Senhores Vereadores, Directores e Técnicos em nome da minha familia e em meu nome, agradeça a todos quanto ao longo do ano, trabalharam incansavelvente em prol da defesa do interesse colectivo dos Munícipes da Cidade de Quelimane. Permitam-me que enderece uma saudacao calorosa e especial a todos os munícipes da Cidade de Quelimane, que no dia-a-dia souberam estar de perto na nossa governação, apoiando-nos a superar as vicissitudes e os desafios delicados que conseguimos transformar em grandes oportunidades. Estendemos o nosso agradecimento as demais entidades e aos nossos colaboradores, Senhores Vereadores, Directores, Técnicos e outros sectores de apoio, que através do seu brio profissional robusteceram a nossa capacidade na realização de despesas públicas e obtenção do máximo dos benefícios para satisfação das necessidades colectivas dos nossos munícipes. Ampliamos o nosso agradecimento ao empresariado local, que com base no princípio filantrópico que o tem caracterizado a sua maneira de actuação, soube agir em prol do bem-estar de todos. De forma muito especial, os nossos agradecimentos estendem-se aos líderes que professam diferentes confeções religiosas (católicos, muçulmanos, protestantes, hindus, zihones e outros), aos órgãos de informação, aos ciclistas, ao empresariado local, aos jovens, idosos, senhoras e senhores, as organizações da sociedade civil, os diferentes estratos políticos, económicos e sociais, os funcionários públicos, serventes, enfermeiros e médicos, contínuos, os professores primários, secundários e universitários, os comerciantes, empresários, os vendedores ambulantes, desempregados, empregados domésticos, guardas de segurança, estudantes entre outras categorias.

A todos estes e muitos outros, recebam nosso singelo agradecimento acompanhado de votos de Feliz Natal, Boas Festas do final do ano, e desejos de um 2014 repleto de muito sucesso nas nossas vidas familiares, religiosa, social e profissionais.  

Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane
Manuel de Araújo