Wednesday 24 July 2013

Afonso Antonio Lobo: Faleceu


MENSAGEM DA FAMILIA

 Foi com profunda dor e consternacao que no passado Sabado, dia 20 de Julho, recebemos a noticia do desaparecimento fisico do nosso ente querido, Afonso Antonio Lobo.

AFONSO ANTONIO LOBO,  nasceu a   07 de Setembro de 1958, em Quelimane, filho de Antonio Lobo e de Joaquina Lopes de Araujo. Segundo rapaz, de uma familia de sete irmaos (tres rapazes e quatro meninas),  Afonso cedo abandonou o aconchego do lar paternal para prosseguir aquela que viria a ser a sua paixao profissional –estudar e leccionar (paixao que alimentou ate ao ultimo dia de vida), primeiro em Quelimane e mais tarde em Nicoadala, onde ingressou no Seminario do Bom Pastor, Beira, Maputo e alem fronteiras (Illinois), na busca incessante do saber fazer.

Com os acontecimentos que se seguiram a proclamação da Independencia Nacional e que levaram ao encerramento dos Seminarios Católicos, o jovem Afonso regressa a Quelimane, onde completou o ensino secundário com distinção no entao Liceu Azevedo Coutinho. Terminado o secundário, na altura o mais alto nivel de escolaridade na provincia, e merce do seu desempenho academico, teve o privilegio de fazer parte do grupo seleccionado para continuar com os estudos na Escola Pre-Universitaria Samora Machel na Cidade da Beira.

 

Em 1981, ingressa na Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane, onde cinco anos mais tarde se gradua, em Engenharia Electrotecnica, Sistemas de Energia e Accionamentos Eléctricos. Em 1986, é convidado para a carreira docente, profissão que abraçou com dedicação e abnegação ate ao último dia de sua vida.

A partir de 1988 Afonso Lobo, conciliou a sua paixão profissional (docente), com a de gestor empresarial, tendo sido sucessivamente, Director Tecnico, Director Adjunto e Director Geral da Empresa Nacional de Instalações Electricas (ENIEL), E.E.

Numa altura em que proliferam os professores turbo, a sua paixão pela docência f~e-lo recusar ofertas vindas de vários quadrantes empresariais, tornando-se num dos poucos quadros a tempo inteiro na Faculdade de Engenharia. A sua simplicidade, rigorosidade, e humildade, aliadas a entrega a causa da docência e experiência empresarial fizeram com que fosse proposto para a funcao de Director Adjunto da Faculdade para a Area administrativa, cargo que assumiu no ano 2000.

Em 1996, contraiu o matrimonio com Ana Maria de onde brotou um filho, o Lobinho.

Em 1997, foi agraciado com uma bolsa de estudos da African American Institute na Southern Illinois – Carbondale, Illinois, EUA, onde em Agosto de 1999 conclui o Mestrado em Engenharia Electrica, regressando uma vez mais, a ‘sua’ faculdade onde para alem da docência, desempenhou funções administrativas.

Afonso Lobo, foi para nós familiares, uma fonte inesgotável de inspiração, um porto seguro de amizade e uma companhia certa nos momentos mais dificeis das nossas vidas! Quando não sabias o que fazer, como fazer ou com quem fazer, era em ti que nos socorriamos na certeza absoluta de que voltariamos com a fórmula mágica!  Soubeste ser, de forma natural e humilde para muitos de nós, aquela luz imaculável que iluminava nossos caminhos nas horas mais tenubrantes de nossas vidas! Nos momentos de dúvida e hesitação sabias ser aquela voz meiga mas segura que nos mostrava o caminho a seguir!

Soubeste ser, ao mesmo tempo pai, esposo, amigo, irmão, tio, primo, conselheiro, encarregado de educação, e para alguns professor e colega de profissão.

Neste momento de dor e consternação, queremos deixar aqui a nossa eterna gratidão, na esperança de que o teu exemplo de tenacidade e simplicidade, humildade e competencia, dedicação e entrega continue a inspirar nao so a nos, mas as dezenas senao centenas de jovens que formaste!

A Mana Ana e ao Lobinho, as primas Antónia, Judite e Luisa, ao primo Zaqueu, a tia Susana e Victoriano e a todos os familiares, sabemos da intensidade da dor que vos vai na alma, mas tambem estamos confiantes de que Deus, o Misericordioso, Lhe dara o ETERNO DESCANDO!

 

Descanse em Paz  Afonso!

No comments: