Wednesday 24 October 2012

Xiconhocas desta semana, nomeados pelos leitores do @Verdade, constam Pedrito Caetano, Celso Malua e Aires Bonifácio Aly.


Quinta, 11 Outubro 2012 16:46




1. Pedrito Caetano Finalmente!



Este voltou para o meio donde nunca devia ter saído: o anonimato. Foi exonerado e, ainda com a sua língua presa, disse estar a sair com o sentimento de missão cumprida. Outrossim, evoca como o seu maior feito a organização dos X Jogos Africanos.



Ora, certamente que aprendeu mal o uso da frase “missão cumprida”, até porque ficou apenas dois anos, quando se previa ficar cinco como ministro da marginalização da Juventude e dos Desportos.



Só um Xiconhoca pode ficar sentado, o que ele fez, no gabinete como ministro por dois anos e ainda se orgulhar de ter organizado um vexame competitivo como foram os Décimos Jogos Olímpicos.



2. Celso Malua



Que indivíduo maldoso! É um membro e secretário da Assembleia Municipal de Quelimane, o tal Xico Esperto que sumiu com o dinheiro de ajudas de custos dos seus colegas com destino à cidade de Nacala para troca de experiências com a Assembleia desta segunda urbe. Não se sabe ao certo o que terá acontecido para este Xico “passar a perna” aos colegas, contudo, e por ser membro da FRELIMO, julga-se que seja por lá onde terá aprendido esta arte de desviar a coisa pública. Afinal, a boa educação parte de casa.



3. Aires Bonifácio Aly



Caiu mas sabe-se que pode voltar a subir sobremaneira. Precisa-se apenas de se dar tempo ao tempo para vê-lo de volta à cena política nacional, sendo que pode voltar como Chefe do Estado, porém, não com poderes totais visto que há quem continuará a dirigir o país por uma varinha mágica a partir da antiga rua Pereira de Lago.



Todavia, este humilde indivíduo é coroado como Xiconhoca porque, primeiro, saiu pela porta pequena da chefia do Executivo (dois anos depois), e, segundo, por se ter confirmado que ele é um pau- mandado da Frelimo.



No comments: