Wednesday 26 September 2012

“Frelimo deve reflectir com profundidade a derrota de Quelimane”

Diz Tomaz Salomão,

Pemba (Canalmoz) – A derrota do partido Frelimo nas eleições intercalares de Quelimane, em Dezembro de 2011, que consagraram Manuel de Araújo, do MDM, presidente do município, ainda deixa alguns membros da Frelimo inconformados.

E foi Tomaz Salomão, actual Secretário Executivo da SADC e membro sénior da Frelimo quem trouxe o assunto a Muxara (por estes dias famoso bairro, onde decorre o Congresso).

Tomaz Salomão pediu a palavra para dizer que a “derrota de Quelimane deve ser reflectida com muita profundidade”. Salomão disse que a reflexão deve acontecer o quanto antes, porque se avizinham novos pleitos. “O que me preocupa é que daqui a 12 meses vamos estar empenhados em campanha para eleições autárquicas, ao partir para essa eleição eu quero que o comité central a ser eleito, reflicta sobre as causas do que nos aconteceu em Quelimane”, disse.

Salomão disse que é preciso reflectir em relação aos números que a eleição de Quelimane proporcionou ao partido. “Porque é que o número de pessoas que foram votar pelo nosso candidato é inferior ao número de militantes inscritos no nosso partido na cidade de Quelimane” questionou para depois acrescentar que o facto precisa de ser reflectido e analisado de tal sorte que ao preparar os próximos pleitos eleitorais não haja militantes que pensam que a Frelimo já ganhou ou que por razões de negligência ou por outra razão qualquer fiquem em casa e não vão votar. “Eu penso que é útil que o nosso partido faça uma reflexão para que esse tipo de experiência não mais se repita em nenhuma outra autarquia” advertiu.

Recorde-se que a derrota do partido Frelimo em Quelimane foi amplamente comentada e festejada até em círculos não ligados a política. A Frelimo havia mobilizado quase todo o Estado para fazer campanha a seu favor, mas os eleitores disseram “não a Frelimo”. (Matias Guente, enviado do Canalmoz/Canal de Moçambique a Pemba)

No comments: