Wednesday 30 May 2012

A Opiniao de Ana Cristina Pereira – O que se passa com os leões da Gorongosa?


Multiplicaram-se fiscais e presas, mas os leões não  estão a aumentar no Parque Nacional da Gorongosa, no centro de Moçambique. Talvez estejam a morrer nas coutadas

de caça vizinhas. Uma bióloga vai tentar descobrir o que está a acontecer ali com esta espécie, que já ameaça desaparecer do continente africano.

As impalas olham quase todas numa direcção, sinal de que há predadores por perto. Lá à frente, um leão e uma leoa mordiscam-se. Estão a acasalar. A cópula dura 10 a 20 segundos, mas repete-se a cada 15 a 20 minutos. Podem estar naquilo vários dias, indiferentes a quem passa de jipe pela picada.

O tamanho das proles até espantava quem visitava o Parque Nacional da Gorongosa, que está a tentar recuperar dos massacres sofridos durante os 16 anos de guerra civil e os dois que separaram a assinatura do acordo de paz da realização das primeiras eleições multipartidárias em Moçam-bique, em 1994. Em 1972, contaram-se mais de 200 leões.


Em 2007, uns 60. Agora, 30 a 40. Estimativas de Carlos Lopes Pereira, até há pouco director do serviço de conservação, que via leões a acasalar, crias a crescer, não jovens a chegar a adultos.

Todo o ecossistema parece estar a recuperar. Desde 2004, o número de fiscais dobrou. A partir de 2006, reintroduziram-se diversos herbívoros de grande porte - búfalos, gnus, hipopótamos, elefantes. Por que não aumentou a população de leões, como aconteceu com as de pivas, changos ou javalis-africanos? A bióloga e ecologista sul-africana

Paola Bouley começa este mês a tentar desvendar um dos maiores mistérios da reserva.

Os leões da Gorongosa têm juba curta. Efeito do capim, que cresceu demasiado nos anos de escassez de herbívoros? A juba mais curta facilita os movimentos na savana ou na floresta, mas passaram os leões a nascer com essa característica, ficam assim ao crescer ou não vivem tempo suficiente para ganhar uma juba impressiva?

"Estamos todos um bocado intrigados", refere Paola Bouley, numa troca de emails. Nas últimas duas décadas, não se tem feito um acompanhamento sistemático dos leões da Gorongosa. Impõe-se, desde logo, fazer "um bom inventário": quantos machos, quantas fêmeas, quantos adultos, a que ritmos se reproduzem, qual a taxa de mortalidade nas rias? "Compreender a estrutura e a dinâmica da população vai dizer-nos muita coisa."


Ao fim de seis anos na Gorongosa, Carlos Lopes Pereira sente-se capaz de lançar algumas pistas. Os leões circulam muito. Andam no Grande Vale do Rift Africano, de que o parque é apenas quatro mil quilómetros quadrados no extremo sul. Umas vezes, na planície. Outras, nos planaltos.

O clima é que manda. Na época seca, reinam nas zonas baixas. Na época das chuvas, quando a planície alaga, refugiam-se nas zonas altas.

O médico veterinário, este ano promovido a assessor técnico para todas as reservas e parques naturais de Moçambique, desconfia de que os leões que se avistam no parque são os leões que se avistam em Muanza, distrito da província de Sofala que faz fronteira com a Gorongosa. "Temos informação de que há caçadas de leões naquela zona, mesmo que não se autorize, o controlo que temos é miserável."

Não há qualquer vedação em torno do parque. A densidade populacional de presas de grande porte, dentro da reserva, é baixa. "Nas coutadas existem manadas de búfalos.

Muitos deles até saíram do parque. Foram até lá, encontraram paz e sossego, ficaram. Se eu fosse leão, ia atrás deles", comenta, com humor, o moçambicano de origem portuguesa, durante uma longa conversa numa esplanada de Maputo.

As proles de leões, ali, são pequenas. Tendem a ter dois leões, várias leoas e suas crias. As fêmeas cooperam para apanhar a presa. Não lhes faltam pala-pala, oribi, javali-africano para caçar. "Têm de zangar-se para comer um javali-africano", explica o mais experiente dos quatro especialistas em medicina de conservação da vida selvagem do país. "Se trabalharem para apanhar um búfalo, dá para a fafamília inteira."

Mesmo dentro do parque subsiste alguma caça furtiva.

Os fiscais apanharam mais de 650 caçadores nos últimos seis anos. Usam, sobretudo, ratoeiras, cabos de aço, armas de fogo de fabrico caseiro, conhecidas por canhangulos.

Carlos Lopes Pereira queixa-se da impunidade. "A lei trata o assunto como se fosse uma violação de uma regra de trânsito: apreensão de instrumentos e multa, que deve ser paga em 15 dias; se não pagar em 15 dias, o tribunal começa a actuar. Como é que o tribunal vai à procura de um indivíduo que está no meio do mato? Não vai. Eles voltam para a sua zona e continuam a fazer caça furtiva."

Conjugam-se três tipos de caça: furtiva de subsistência, furtiva comercial (carne e pele), furtiva de troféus (dente de elefante, cabeça de leão, por exemplo). Só a primeira deveria escapar "ao peso da lei", mas a linha pode ser ténue. Faz comércio quem apanha um animal e oferece carne aos vizinhos em troca de alguns favores?, questiona Carlos Lopes Pereira. Só que essa dúvida não se coloca na caça de leões.

Os caçadores abatem machos adultos. Nem é difícil encontrá-los. Gostam de áreas descobertas. Não evitam os jipes nem quem neles circula de espingarda. E o desaparecimento de um macho adulto afecta toda a prole. "O macho tem uma função específica", detalha o veterinário. Defende o território - que pode ser superior a 100 quilómetros quadrados.

"Previne que os filhotes sejam mortos por machos que estão a competir [pelo território]."

Carlos Lopes Pereira conhece-lhes bem os hábitos gregários. E não os sente em harmonia. "Há ali uma instabilidade muito grande. Já vi leões muito jovens a tentarem cobrir fêmeas [às quais devem ter matado as crias]." In Público de Lisboa and O Autarca da Beira

No comments: