Sunday 6 November 2011

Eleições autárquicas 7 de Dezembro de 2011


Mais de 25 mil eleitores vão às urnas nas “intercalares” em Quelimane

Maputo (Canalmoz) - O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) anunciou que recenseou 9.888 novos eleitores, contra os 10 mil que estavam previstos na cidade de Quelimane, um dos municípios que vai realizar eleições intercalares a 07 de Dezembro próximo.
Segundo os dados do STAE na Zambézia, em Quelimane, no total actualizaram a sua condição de eleitores 25.258 (vinte e cinco mil e duzentos cinquenta e oito) cidadãos.  11.335 obtiveram a segunda via do cartão de eleitor, isto é já eram antes eleitores neste município. Outros 4.035 (quatro mil e trinta e cinco) trata-se de transferidos de outros pontos para aquela urbe. E 9.888 são novos inscritos, novos eleitores.
A 7 de Dezembro de 2011 vão sujeitar-se à escolha do eleitorado o candidato proposto pela Frelimo, Lourenço Abu Bacar Bico, comerciante, e o Professor Doutor Manuel de Araújo, proposto pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Um deles será o próximo presidente do Conselho Municipal.

Polícia chamada a entrar em acção

Entretanto, a Polícia da República de Moçambique (PRM) foi chamada a intervir no último dia do recenseamento em Quelimane. Algumas pessoas que se achavam ter sido impedidas de se inscreverem para votar no dia 7 de Dezembro próximo, estavam a protestar contra a morosidade nos postos de recenseamento e a Polícia foi chamada a intervir para os impedir de protestarem contra o encerramento do processo em que se viram excluídos.
A revolta popular nalgumas assembleias de voto, onde a Polícia foi obrigada a reforçar os seus efectivos, surgiu quando a directora provincial do STAE na Zambézia, Joice Matsinhe, ordenou o encerramento das mesas, por volta das 17 horas sem dar nenhuma satisfação, alegando que o período tinha expirado.
Na altura em que a directora deu essas informações, em algumas dessas assembleias, no caso concreto da Escola Primária de Quelimane, havia bichas de pouco mais de 50 pessoas, todas com senhas para se inscreverem. Foram impedidas de adquirir o seu direito de se tornarem eleitores. Chegaram antes de terminar o prazo, tinham senhas na mão mas foram escorraçadas e impedidas dessa do seu direito de cidadania.
Na circunstância, os que se achavam interditos de se recensear, acusaram um oficial do STAE afecto no local de ter recebido suborno do partido Frelimo para fechar as mesas. Daí começaram a se rebelar, obrigando a Polícia a pedir reforço de efectivos.

Calendário eleitoral

Segundo o calendário, a campanha eleitoral arranca no dia 22 de Novembro em curso e termina a 4 de Dezembro de 2011, ou seja, 48 horas antes da votação.
De 22 de Novembro a 22 de Dezembro, ou seja, no espaço de um mês será proibida a divulgação de sondagens referentes às mesmas eleições.
No dia 12 de Novembro, está previsto que a CNE divulgue os locais das Assembleias e mesas de Votação.
De 18 de Novembro a 04 de Dezembro será o período de credenciação dos delegados de mesa e partidos políticos. (Bernardo Álvaro)

No comments: