Thursday 18 August 2011

Sete anos depois EFRIPEL volta as águas dos Bons Sinais

Quelimane (DZ)- Foram quase sete anos que a Empresa Frigorifica de Pescas Limitada
(EFRIPEL), desapareceu das aguas do rio Bons Sinais na cidade de Quelimane. Tudo
porque conforme explicações, a crise mundial que abalou o mundo, também chegou aos
cofres daquela empresa e deixou vazios sem nem um tostão.
Durante este tempo todo, os gestores da empresa iam se desdobrando em contactos para
restaurar a empresa que tanto deu falta em Quelimane, visto que muita mão-de-obra foi se embora e também os munícipes de Quelimane em particular e da província em geral ressentiram-se por inúmeras vezes da falta do pescado.
E esta quarta-feira, a EFRIPEL reiniciou as suas actividades na cidade de Quelimane.
Para restauração das actividades, a empresa investiu mais de 1 milhão de dólares norte americanos, montante este que se espera que renda mais de 1.400
toneladas de pescado por ano.
De acordo com Felisberto Franscico, director da EFRIPEL, com este investimento,
investimento, a empresa teve força para compra de 10 navios de pesca que neste momento estão já nas águas dos bons sinais.
Conforme explicou Francisco, a EFRIPEL vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que a população desta província tenha pescado. E não só ao nível local, a empresa na voz do seu responsável diz que uma parte deste pescado será exportado.
Recorde-se que a cidade de Quelimane tem se debatido nos últimos anos com problema sérios de falta de pescado, principalmente quando se aproxima a quadra
festiva. (DZ)

3 comments:

Era uma vez um Girassol said...

Congratulo-me ao saber que a EFRIPEL, criada pelo meu pai Fernando Pedro Ribeiro em sociedade com japoneses, tendo sido outrora uma empresa próspera, volte a renascer!
Que o sonho de um português, trabalhador árduo, com grande visão e espírito empreendedor não tenha morrido, esse é o meu desejo.

Anonymous said...

Prezada Girassol! Te falo do fundo do coracao! Nao sei se celebro o regresso da Efripel ou se choro! Gostaria de conhecer seu querido pai para entender os propositos que levaram a criacao da EFRIPEL! Ao longo dos anos, esta empresas retirou da nossa costa milhares de toneladas de pescado! E com certeza enriqueceu a algumas pessoas tanto dentro como fora da provincia! Mas que contribuicao deu a provincia que lhe deu tanta riqueza? No ambito da sua responsabilidade social que contribuicao deu as criancas que se sentam no chao em pleno seculo XXI? Quantas carteiras ofereceu para que as criancas da zambezia? Quanto foi para o fisco? Olha Girassol teu pai e um grande homem (espero que ainda esteja entre nos)! Nao estou contra ele, apenas quis partilhar algumas inquietacoes na esperance de podermos ter um Andrei Sakharov Zambeziano! Sakarov foi um dos cerebros que inventou a bomba nuclear e quando viu que a sua invencao estava a ser usada para fins belicistas organizou campanhas para o uso pacifico da sua contribuicao tendo no processo ganho um premio nobel! Sera que o pai da girassol podera ajudar a humanizar a Efripel? E mais nao disse! MA

Era uma vez um Girassol said...

Amigo Moçambicano,

Só hoje respondo ao seu comentário, porque também apenas hoje tomei conhecimento dele.

O meu querido pai já faleceu há cerca de 15 anos com 87 anos, sofrendo da doença de Alzheimer, decerto resultado dos desgostos de tudo ter perdido, depois de tanto ter trabalhado e se ter dedicado a essa terra...Nada tinha em Portugal, nem uma casa. Tudo o que tinha ficou em Moçambique, terra que ele adorava e pensava também ser sua. Infelizmente assim não aconteceu e o passado não volta. Fica apenas o sonho concretizado.
Quanto às suas preocupações em termos sociais, apenas sei que pagava os seus impostos e que ao governo pertencia aplicar de forma equitativa e racional os valores que a indústria entregava, no melhoramento de vida das populações locais. Não se esqueça que se tratava duma pequena empresa, não era nenhuma multinacional...O meu pai era um homem bom que ajudava muita gente, mais em LM onde residia.
De Moçambique tenho as melhores memórias e ela tem o meu coração para sempre.
Porque a nossa terra não tem a ver muitas vezes com a nossa nacionalidade, nem cor de pele, mas sim com as nossas raízes.
Que Moçambique cresça em abundância, que os seus filhos cresçam com saúde e saber.
Abraço da girassol