Wednesday 3 August 2011

"Segundo o ANC, a sua Liga Juvenil insultou o Presidente Ian Khama, o Governo e o povo do Botswana.

Uma ameaça de desestabilizar e de proceder a uma mudança de regime no Botswana demonstra claramente que a indisciplina da ANCYL ultrapassa de longe os limites", declarou o porta-voz do ANC, Jackson Mthembu."




Cidade do Cabo - O Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, insurgiu-se contra as declarações do líder da sua Liga Juvenil, que apelou para uma mudança de regime no vizinho Botswana, noticia hoje terça-feira a lusa.


O presidente da Liga Juvenil do ANC, Julius Malema, afirmou no fim-de-semana passado que o Governo do Botswana é uma séria ameaça para África.


Ele fez esta declaração durante a reunião do Comité Executivo Nacional da Liga Juvenil do ANC (ANCYL) em Joanesburgo.


Malema acusou o Botswana de estar "em discussões para a abertura de uma base militar para os imperialistas".


Ele acrescentou que "existe um vazio em matéria de liderança ideológica e política em África e na sub-região e que esta situação se reflecte na gestão dos problemas líbio e ivoiriense".


Mas, o ANC afirmou que estas declarações se descartavam totalmente da política do partido.


Segundo o ANC, a sua Liga Juvenil insultou o Presidente Ian Khama, o Governo e o povo do Botswana.


"Uma ameaça de desestabilizar e de proceder a uma mudança de regime no Botswana demonstra claramente que a indisciplina da ANCYL ultrapassa de longe os limites", declarou o porta-voz do ANC, Jackson Mthembu.


Ele indicou que o Governo sul-africano está totalmente consciente que sem o Botswana e vários outros países da região, do continente e do mundo, a África do Sul não seria livre nem democrática hoje.


"O ANC respeita a soberania do Botswana e a sua forte democracia. Nós respeitamos igualmente a liberdade e o direito do Botswana de eleger o seu próprio Governo. Nós respeitamos igualmente a escolha do povo do Botswana de ser dirigido pelo Partido Democrático do Botswana (BDP)", sublinhou.




"Contrariamente à percepção da ANCYL, a União Africana (UA) e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permanecem firmes e continuam a cumprir com a sua missão com mérito, particularmente no que diz respeito à promoção da agenda africana", acrescentou o porta-voz do ANC.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2011/7/31/ANC-condena-declaracoes-lider-Liga-Juvenil,976f8da1-8014-491e-b166-74db87f83e61.html

No comments: