Uma ameaça de desestabilizar e de proceder a uma mudança de regime no Botswana demonstra claramente que a indisciplina da ANCYL ultrapassa de longe os limites", declarou o porta-voz do ANC, Jackson Mthembu."
Cidade do Cabo - O Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, insurgiu-se contra as declarações do líder da sua Liga Juvenil, que apelou para uma mudança de regime no vizinho Botswana, noticia hoje terça-feira a lusa.
O presidente da Liga Juvenil do ANC, Julius Malema, afirmou no fim-de-semana passado que o Governo do Botswana é uma séria ameaça para África.
Ele fez esta declaração durante a reunião do Comité Executivo Nacional da Liga Juvenil do ANC (ANCYL) em Joanesburgo.
Malema acusou o Botswana de estar "em discussões para a abertura de uma base militar para os imperialistas".
Ele acrescentou que "existe um vazio em matéria de liderança ideológica e política em África e na sub-região e que esta situação se reflecte na gestão dos problemas líbio e ivoiriense".
Mas, o ANC afirmou que estas declarações se descartavam totalmente da política do partido.
Segundo o ANC, a sua Liga Juvenil insultou o Presidente Ian Khama, o Governo e o povo do Botswana.
"Uma ameaça de desestabilizar e de proceder a uma mudança de regime no Botswana demonstra claramente que a indisciplina da ANCYL ultrapassa de longe os limites", declarou o porta-voz do ANC, Jackson Mthembu.
Ele indicou que o Governo sul-africano está totalmente consciente que sem o Botswana e vários outros países da região, do continente e do mundo, a África do Sul não seria livre nem democrática hoje.
"O ANC respeita a soberania do Botswana e a sua forte democracia. Nós respeitamos igualmente a liberdade e o direito do Botswana de eleger o seu próprio Governo. Nós respeitamos igualmente a escolha do povo do Botswana de ser dirigido pelo Partido Democrático do Botswana (BDP)", sublinhou.
"Contrariamente à percepção da ANCYL, a União Africana (UA) e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permanecem firmes e continuam a cumprir com a sua missão com mérito, particularmente no que diz respeito à promoção da agenda africana", acrescentou o porta-voz do ANC.
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2011/7/31/ANC-condena-declaracoes-lider-Liga-Juvenil,976f8da1-8014-491e-b166-74db87f83e61.html
'Genuine impasse' at top of government about social care plan - so what
next?
-
Multiple sources say the Treasury is deeply nervous about the cost of
fixing social care, and that the PM is yet to decide how to proceed.
16 minutes ago
No comments:
Post a Comment