Sunday 28 August 2011

Morte de Samora Machel: Orquestradores equivocaram-se - diz Zeferino Martins


GRANDE foi o equívoco dos orquestradores do sinistro ocorrido a 19 de Outubro de 1986 que ceifou a vida do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Moisés Machel, segundo Zeferino Martins, Ministro da Educação.
Maputo, Sábado, 27 de Agosto de 2011:: Notícias


O governante que falava no Conselho Coordenador do seu pelouro, realizado semana passada em Lichinga, Niassa, não deixou de recordar Machel, frisando que “jamais, aquela voz arrebatadora e incisiva deixou de ecoar no coração do povo”.

Ao que explicou, já lá vão 25 anos que Samora Machel, o timoneiro da Nação moçambicana, foi abruptamente forçado a interromper e a encerrar a gloriosa epopeia que vinha escrevendo nas páginas heróicas da história nacional.

“Os seus feitos patrióticos, fizeram daquele líder de todos os tempos, o grande mestre, mobilizador incontestável pela educação do seu povo, como a única via para a verdadeira libertação do Homem, instrumento ímpar para o combate à pobreza e à miséria” – disse Martins.

“Assim, precisamos de continuar a valorizar os seus ensinamentos para que as nossas escolas se tornem em verdadeiros centros de formação de jovens flexíveis capazes de se adaptarem ao mundo em constantes mudanças, tornando-se num baluarte na luta contra a violência e o abuso sexual de crianças” - disse.

Cumprindo uma das directrizes presidenciais, os membros do Conselho Coordenador do MINED criaram o “Pomar Conselho Coordenador do MINED” que com as suas primeiras 200 fruteiras, constituiu um marco para as gerações vindouras, completando, assim, um total de 19 milhões, 365 mil, 477 árvores de fruta e sombra em todo o país.

Foi ainda realizada uma exposição com centenas de fotos de Samora Machel em diferentes fases da sua vida, com destaque para o exercício da sua profissão de enfermeiro e de combatente da luta de libertação nacional.

2 comments:

Reflectindo said...

Discurso é apenas discurso e este de Martins não deixa de ser. Os orquestradores da morte de Machel não atingiram os seus objectos? Não estão aí?

Muna said...

heheheheh, mambo Reflectindo.

Zicomo