Thursday 18 August 2011

Assine o News Summary e receba na sua secretaria todos os dias o resumo, analise e comentarios sobre as principais noticias do dia!


Resumo de notícias, 18 de Agosto de 2011

POLITICA

Município de Pemba: Sadique Yacub formaliza renúncia

O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Pemba, Sadique Yacub, acaba de apresentar, à Assembleia Municipal local, o pedido de renúncia do exercício daquelas funções, para as quais foi eleito em Outubro de 2008.

A formalização do pedido foi feita terça-feira última, durante os trabalhos da XIII sessão plenária do Conselho Municipal, tendo o demissionário alegado razões de saúde para abandonar a presidência deste município. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1274455).



A partir de 2012: aluno que não sabe ler e escrever “Chumba”

De acordo com o Ministro da Educação, Zeferino Martins, a partir do próximo ano lectivo o aluno do Ensino Primário que não revelar competências de leitura e escrita chumba de classe, numa medida que corrige o que está em vigor, em que praticamente todos, mesmo denotando fraquezas na aprendizagem, progridem de ciclo.

Zeferino Martins apontou que para elevar os níveis de conhecimento dos alunos e de modo a familiarizarem-se cada vez mais com o ensino e com as novas tecnologias a Educação vai apostar na implementação do programa “um computador por criança”, que já decorre em quatro províncias. (http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=9742&z=100).



Assembleia Provincial: Governo de Sofala hoje em exame oral

A proposta do Plano Económico, Social e Orçamento do Governo provincial (PESOP) de Sofala, para 2012, estará hoje em evidência na Assembleia Provincial.

O facto marcará o final da II sessão extraordinária daquele órgão, que vinha decorrendo desde a passada Segunda-feira, na cidade da Beira. Os membros da Assembleia Provincial irão submeter o Governo provincial a uma verdadeira “prova oral”, formulando-o perguntas e esperando deste respostas claras e plausíveis sobre os vários aspectos contidos naquele documento.

Segundo o respectivo presidente, Manuel Rodrigo Ramessane, são várias as questões que serão colocadas ao Executivo local, liderado por Carvalho Muária, tendo em conta as recentes constatações feitas pelas comissões de trabalho durante as visitas aos distritos bem como à cidade da Beira. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1274471).



Cidade de Maputo: STAE prepara-se para próximos pleitos

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) na cidade de Maputo iniciou já um vasto programa de formação dos seus funcionários e técnicos e membros da sociedade civil tendo em vista os próximos pleitos eleitorais.

Ontem, arrancou o “workshop” de capacitação de directores de turma das escolas secundárias da capital do país, cujo objectivo, segundo Paulo Dinis Chambal, Director daquele órgão técnico, é muni-los de ferramentas necessárias para que, como pontos focais, disseminem a mensagem sobre a importância do voto junto dos estudantes, numa perspectiva de educação cívica permanente. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1274469).



Movimento Democrático de Moçambique prepara bases para implementação do plano estratégico

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) iniciou, há dias, visitas às bases do partido, em todo o país, para preparar os militantes com vista à implementação, com sucesso, do Plano Estratégico do partido.

De acordo com o porta-voz do MDM, José de Sousa, a ideia é fazer chegar o espírito e as orientações das linhas de orientação do partido nos próximos anos. Nesta primeira fase das visitas de trabalho, o MDM escalou alguns distritos da província de Sofala, local onde este partido tem muitos apoiantes. (http://www.opais.co.mz/index.php/politica/63-politica/15997-mdm-prepara-bases-para-implementacao-do-plano-estrategico.html).



ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO

SASOL apoia Jogos Africanos com 16 milhões de Meticais

A Missão Moçambique, organismo responsável pela logística e preparação das Selecções Nacionais que vão participar nos Jogos Africanos Maputo 2011, viu os seus cofres mais reforçados com a disponibilização ontem (quarta-feira) pela SASOL de 16 milhões de meticais.

O montante é destinado à compra de material desportivo diverso. Portanto, o memorando de entendimento nesse sentido foi rubricado na manhã de ontem, pelo director daquela empresa, Ebbie Haan, e o Secretário Permanente do Ministério da Juventude e Desportos (MJD), João Loforte, e testemunhado pelo Vice-Ministro do pelouro, Carlos Sousa. (http://www.radiomocambique.com/rm/noticias/anmviewer.asp?a=9743&z=98).



Estudos de logística da exploração de carvão em Moçambique vão ser harmonizados

A empresa estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e a Associação Moçambicana para o Desenvolvimento do Carvão Mineral vão proceder à harmonização dos diversos estudos e projectos existentes para a logística do carvão. A decisão foi tomada em Maputo no decurso de um encontro convocado com o objectivo de concertar estratégias para o escoamento do carvão mineral extraído nas minas de Moatize, em Tete. (http://www.macauhub.com.mo/pt/2011/08/18/estudos-de-logistica-da-exploracao-de-carvao-em-mocambique-vao-ser-harmonizados/).



Operador de telefonia móvel MOVITEL começará a funcionar em Janeiro de 2012

O novo operador de telefonia móvel de Moçambique, MOVITEL, começará a funcionar em Janeiro de 2012, garantiu o embaixador do Vietname em Moçambique, Dang Giang, país de origem da Viettel Telecom, associada da moçambicana SPI.

O Embaixador assegurou que tudo está sendo acautelado no sentido de se cumprirem os prazos acordados entre as partes moçambicana e vietnamita.

À margem de um seminário sobre o papel das comunicações no desenvolvimento rural, promovido pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique, o director técnico da MOVITEL, Huynh Quang Nghia, afirmou estar actualmente em curso a instalação da fibra óptica e das antenas e acrescentou que quando a empresa iniciar a actividade estará garantida a cobertura de 95% de Moçambique. (http://www.macauhub.com.mo/pt/2011/08/18/operador-de-telefonia-movel-movitel-comera-a-funcionar-em-janeiro-de-2012/).



Grupo INSITEC de Moçambique vai ficar com 1% do capital da Cimentos de Nacala

De acordo com o presidente executivo do grupo português, Francisco de Lacerda, o grupo moçambicano INSITEC vai passar a deter 1% do capital da Cimentos de Moçambique, uma participada da CIMPOR – Cimentos de Portugal.

A entrada do grupo INSITEC na estrutura accionista da sucursal da CIMPOR em Moçambique enquadra-se numa operação mais ampla que passou pelo acordo já estabelecido entre as partes segundo o qual a CIMPOR adquiriria os restantes 49% da Cimentos de Nacala (CINAC) que estavam na posse do grupo INSITEC passando a deter a totalidade da moagem de cimento. (http://www.macauhub.com.mo/pt/2011/08/18/grupo-insitec-de-mocambique-vai-ficar-com-1-do-capital-da-cimentos-de-nacala/).



Moçambique e Tanzânia atraem interesses na exploração de petróleo e gás natural

Só no ano passado, a ANADARKO gastou 460 milhões de dólares nos trabalhos realizados, e já conta com seis poços em águas profundas

O interesse pela exploração de hidrocarbonetos na região oriental de África tem vindo a crescer significativamente nos últimos anos, sobretudo depois da descoberta de reservas de gás natural na costa de Moçambique e Tanzânia, assim como de petróleo no Uganda. No caso concreto de Moçambique, está em destaque a Área 1 da Bacia do Rovuma, onde a companhia norte-americana ANADARKO fez quatro descobertas de reservas de gás natural (Barquentine, Lagosta, Tubarão e Windjammer). (http://www.opais.co.mz/index.php/economia/38-economia/16002-mocambique-e-tanzania-atraem-interesses-na-exploracao-de-petroleo-e-gas-natural.html).



Ainda este mês inicia exportação do carvão de Moatize para Europa

A empresa mineira Vale inicia este mês a exportação do carvão mineral extraído da mina de Moatize, na província de Tete, para o mercado europeu. Para o efeito, deverá atracar nos próximos dias no Porto da Beira um navio para o transporte, dado que desde a semana passada está a ser transportado do local da sua extracção àquele ponto da província de Sofala através da linha férrea de Sena.

De acordo com a coordenadora do Gabinete de Comunicação e Desenvolvimento da Vale, Vanessa Bernardo, que desde Junho do ano passado as actividades da pré-operação foram desenvolvidas por uma equipa de operadores de equipamentos da mina, composta por 90 porcento de operários moçambicanos, que beneficiaram de uma formação e capacitação no Brasil e no território nacional. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1274602).



DIREITOS HUMANOS E LEGALIDADE

Mutuários denunciam esquemas de corrupção na Província de Sofala

Alguns mutuários do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), mais conhecidos por ‘’sete milhões’’, denunciaram há dias a existência de esquemas de corrupção montados por alguns responsáveis das administrações distritais que utilizam inclusive os seus familiares mais próximos para tirarem dividendos dos valores solicitados pelas comunidades, sobretudo de carácter individual.

O Governo provincial, na voz do seu dirigente, Carvalho Muária, diz que vai analisar todas as denúncias apresentadas durante a sua recente visita a quatro distritos, nomeadamente Chemba, Caia, Gorongosa e Chibabava de modo a apurar a sua exactidão ou não uma vez que se torna importante a contrabalança das informações. (http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1274470).

No comments: