Sunday 3 July 2011

Palestra sobre “O papel das Ilhas Maurícias na Ligação entre a África e a Ásia: Um olhar sobre a SADC”

Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais



Comunicado de Imprensa

Assunto: Palestra sobre “O papel das Ilhas Maurícias na Ligação entre a África e a Ásia: Um olhar sobre a SADC”

O Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO) organiza uma palestra subordinada ao tema “O papel das Ilhas Maurícias na Ligação entre a África e a Ásia: Um olhar sobre a SADC” , a ter lugar no dia 04 de Julho de 2011, Segunda-feira, pelas 16 horas, no Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).

O evento terá como orador o Jornalista e Ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros das Ilhas Maurícias, Sua Excelência Jean Claude De L’Estract, com os comentários de Fernando Gonsalves (Jornalista e Editor do SAVANA) e Egídio Vaz (Analista Politico), sob moderação de Salomão Moyana (Jornalista e Director do Magazine Independente).
Jornalista de profissão, o orador foi Ministro dos Negócios Estrangeiros das Ilhas Maurícias no período entre 1982 e 1983, voltando ao cargo em 1990. No seu trajecto poítico, contam-se ainda a passagem da Assembleia Nacional como deputado e a ocupação dos cargos de Ministro do Desenvolvimento Económico (1991-1992) e Ministro da Indústria e Tecnologia Industrial (1992-1994). Tendo sido um dos impulsionadores do desenvolvimento das Ilhas Maurícias.

As Maurícias têm jogado um papel importante na ligação entre os continentes africano e asiático, pela localização no oceano Índico, a leste do Madagascar e a sul da Ásia.
Assim, apesar das dificuldades inerentes à sua localização geografica, as Maurícias conseguiram sair de uma situação de país de baixa renda baseada na agricultura, aquando da sua independência, em 1968, para se tornarem numa economia diversificada com crescimento dos sectores industriais, financeiros e turísticos.

De notar que as Maurícias são o país com maior Índice de Desenvolvimento Humano de África, estando na posição nr. 72º do ranking das Nações Unidas, sendo um dos países que mais produzem açúcar, estando em 3º lugar no mundo, numa lista liderada pelo Brasil. Aliás algumas empresas produtoras de açúcar em Moçambique tem capitais mauricianos. Entretanto, o turismo e a indústria textil também contribuem grandemente para a economia. De lembrar que as Maurícias foram o primeiro país a instituir uma zona franca de desenvolvimento no oceano índico. Estes dados fazem das Maurícias uma verdadeira “joia do índico”.

Por exemplo, no Relatório Doing Bisiness 2011 as Maurícias estão no 20º lugar em frente da Malásia e Alemanha, atrás daTailândia e Japão e no Índice de Liberdade Económica do Heritage Foundation e Wall Street Journal as Maurícias estão no 12º lugar, em frente do Luxemburgo e atrás do Chile. Assim, a população desfruta de um PIB per capita de cerca de 8000 USD, o 5º de África. Como é que um pequeno conjunto de ilhas do Índico com apenas 2000 Km2 conseguiu tal proeza?

Membro da SADC desde 1995, o sistema político, de base parlamentar é deveras interessante, pois o parlamento é composto por 62 membros eleitos em sufrágio universal e mais 4 à 8 eleitos pelos candidatos derrotados mais votados (“os melhores perdedores”), com o objectivo de salvaguardar a representação das minorias étnicas. O Primeiro Ministro é eleito pelo parlamento.

Sendo um país do índico e membro da SADC, importa saber como é que as Maurícias podem ser um elo incontornável de ligação entre a África e a Ásia? Numa altura de integração económica, quais as liçõesn podem os Estados da SADC aprender com o desempenho económico e social das Maurícias? Como tornar a integração económica mais efectiva?
São estas e outras questões que estarão em debate durante a palestra com a Sua excelência De L’Estract.

O Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO) é uma entidade sem fins lucrativos (think tank), vocacionado na promoção de estudos, pesquisas e debates sobre vários assuntos nas áreas de governação, direitos humanos, relações internacionais, segurança, desenvolvimento económico e politicas Públicas.

Nota: Depois do evento, o CEMO vai apadrinhar o lançamento público da primeira edição impressa do Jornal Diário da Zambézia, numa cerimónia a acontecer no mesmo local.

Por favor encontre em anexo o programa!



Maputo, aos 30 de Junho de 2011

O Director Executivo


N. Henriques Viola

No comments: