Thursday 21 July 2011

A minha reaccao a mensagem do Hortencio Lopes a proposito do meu doutoramento!

Depois de ler a carta de um Guarangense (o Hortencio Lopes) a proposito do meu doutoramento, fiquei tao emocionado que pensei para os meus botoes! 'O que e que posso fazer para agradecer ao meu bairro pelo carinho com que me tratou ao longo desta longa e ardua caminhada? E que sou daqueles que acreditam que a caridade comeca em casa e que sim, os santos fazem milagres em casa! Esta ideia vem me perseguindo desde que um dia ao visitar a Dona Eugenia, esposa do senhor Chaimite, ela disse: 'meu filho! Porque e que voces nos abandonaram? Nos vos mandamos para a escola para estudarem e virem ajudar-nos! Vejam como esta o nosso bairro- abandonado e deserto! nao sejam como os corvos! Curioso perguntei, vovo, corvos? No seu jeito caracteristo de catequista respondeu! 'Sim corvos, porque, durante o Diluvio, Deus mandou ao corvo para vir a terra verificar se a agua ja tinha secado! Quando o corvo chegou a terra, viu tantos corpos de animais em putrefaccao, que pensou para seus botoes! Para que voltar se tenho tanta comida aqui? Deus vendo que o corvo nao voltava, teve que mandar a pomba, que veio a terra, constatou que a agua tinha secado, voltou com a boa nova, tendo trazido de volta um ramo de oliveira, sinal de que as plantas estavam a crescer- razao pela qual a pomba e o simbolo da paz e da esperanca!!

Voces foram estudar, encontraram boas condicoes la e esqueceram-se de nos e do vosso bairro!-rematou! Confesso qe naquele preciso momento cairam-me lagrimas! E essa historia nunca mais saiu da minha cabeca!



Caro Hortencio! Caros Guaranjenses, Caros Coalanenses!



Faltam-me palavras para descrever a emocao que me invadiu ao ler a tua/vossa simples mas significativa mensagem!



Obrigado! Gostaria de partilhar um sonho: criarmos um Centro de Saude no Guarange! Esse poderia ser um primeiro gesto, quica o primeiro de varios. Seria o nosso singelo contributo para o bairro que nos viu nascer e tao carinhosamente nos tratou!



O Plano e simples: recuperamos a cooperativa de consumo ou uma outra infrastrutura: 2-Alugamos ou compramos a casa da falecida Dona Sutia, que se encontra em frente da cooperativa de consumo e entre as casas das falecidas vovos Victoria e Eugenia! A casa da Dona Sutia esta abandonada desde a morte da viuva Sutia a sensivemente dois anos!

Nao e uma ideia acabada, mas penso ser um gesto qu pode ser melhorado e replicado! mais tarde podemos terminar o murro do cemiterio de Coalane, o murro da Igreja de santos Anjos de Coalane, a pintura de Igreja, o hospital de Coalane, o asilo, o infantario (que a UP levou)! etc etc etc



Aguardo vossa resposta a este desafio!



Vou partilhar este desafio com os medicos que nasceram, viveram ou cresceram no bairro: Drs Almajane, Frederico Brito, o jovem que esta em Chitima (neto do velho Roque e filho da Tia Victoria)! Ainda podemos contar com o 'vizinho' de bairro, Hugo Cajumbe! Etc etc etc



Apelo particular vai para os filhos do Guaranje: O Geografos e Demografo Mestre Lima, o Engenheiro de Construcao Civil (Floriano e outros), a Ritinha em Londres, os especialistas em gestao de incendios, os irmaos Taveira (Renato e Laurindo), geologos (Ze Magalhaes e Feitio), Padre Abilio, a Mana Lucia (MINEC), Sergio Salgado, Eduardo Inzezela, e outros quadros que podem dar uma mao! Nao vou mencionar meus irmaos porque para estes nao ha escolha: e obrigatoria a contribuicao! (ditadura do mais velho! (joke)

Temos juristas que nos podem ajudar a recuperar o edificio! Temos pedreiros e carpinteiros! Por exemplo, o Tonito Mendes Lima e um Pintor de Mao Cheia, e pode audar-nos a pintar os dificios!

Vamos amadurecendo a ideia! Logo que regressar a patria, vou convocar uma reuniao de todos os Guaranjenses e amigos do Guaranje para amadurecermos a ideia!

E esta ai a minha provocacao!

Pelo Guarange, pelo Coalane todos juntos! MA
Manuel de Araujo

www.manueldearaujo.blogspot.com

"MAXIMIZE HAPPINESS, minimize suffering!"

4 comments:

Laurindo Marinho Taveira said...

Caro Mané,

Desejo antes de mais felicitá-lo pelo grau de Doutoramento que merecidamente acabas de conquistar!

Dizer que fiquei bastante emocionado com as palavras do Hortêncio precisamente quando fala do Nhamalua, local onde, para além de nos deliciarmos com o famoso "txindhú", servia também para largar uma...Mas prestando muita atenção a uma provável presença do "Pahka wa vídru)!
A ideia é brilhante, faltando só Organização e sobretudo União para concretização deste propósito. Não tenho dúvidas da nossa capacidade de materialização da ideia!
Desde já em diante, estarei atento a novos desenvolvimentos.
Para terminar, considerando que andamos espalhados por vários cantos do país e do mundo, sou de opinião que, no encontro de amadurecimento da ideia, ponha se à mesa a abertura de uma conta bancária, onde todo aquele que abraça a ideia possa depositar algum valor para inicio da obra.
Mais não disse. Abraços a todos Grarandjensses!

MANUEL DE ARAÚJO said...

Irmao e vizinho Laurindo!

Emocionou-me ler a tua carta apesar do milhares de quilomentros que separam Chimoio de Londres! Essa de nao apenas te eres deliciado do chindu mas tambem aproveitares para largar.... nao aguentei! Ainda me lembro do dia m que largavas e .... zas! Te assustaste e ... ahahahah

A ideia da abertura da conta e urgente! Penso que o Hortencio pode tomar a iniciativa! Ele tem o maior numero de contactos do pessoal do bairro!

Um abraco e ate breve,

Mane

magoo said...

Boa Ideia.
Sou Coalanense, mas muito mais que vos, sou da zona do Txitua bem proximo a zona do falecido Matinada (Coine, Rudy, Angelo...).
Gostei da ideia e quero estar por dentro de tudo que for desenvolvido em relacao a accao.
Vivo e trabalho em Pemba, sou formado em Geografia - tecnico de GIS.
Abracos.
maguadriano@yahoo.com.br

magoo said...

quiz dizer: MUITO MAIS NOVO QUE VOS