Wednesday 29 June 2011

DIARIO DA ZAMBEZIA

COMUNICADO DE IMPRENSA


Data: 1 de Julho de 2011
Horas: 16h00
Local: Salão Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane




Há cinco anos demos o primeiro passo. Um sonho colectivo. De conversa informal de esquina, materializamos um ideal. Lançamos o Diário da Zambézia (DZ), o primeiro jornal electrónico nesta província. Cientes das adversidades, das barreiras a transpor, não vacilámos e hoje a semelhança de ontem esta semana lançamos o Jornal DZ em ‘tablóide’ para todos uma vez por mês mas com a intenção de que o mesmo esteja diariamente nas bancas, à mesa daqueles com quem nos comprometemos a aprender. Prometemos fazer do Jornal um espaço para todos, mesmo os que ainda não fazem questão de nos solicitar.

Mais uma vez será o primeiro jornal a ser lançado na capital da Zambézia-Quelimane, novos desafios se impõem, assim como a esteira da semana do dia 25 de Junho, o start porque foi nesta data que três movimentos de libertação se uniram para criar uma FRENTE, no supremo intuito de libertar a pátria e os homens.

Também foi a 25 de Junho de 1975 que o sonho da libertação raiou, pondo fim a uma longa noite onde a nossa dignidade fora espezinhada.
Infelizmente, o raiar da liberdade foi nublado pela imposição de cordões que limitaram o exercício das liberdades tão almejadas como sonhadas pelos moçambicanos. Pretendemos dar a nossa singela contribuição no concerto das nações, iremos retratar problemas, sonhos, desta vasta província que as estatísticas oficiais teimam em dizer ser a mais pobre deste vasto território banhado pelo Índico.

Na nossa missão informativa não iremos agradar “nem a gregos nem a troianos”. Limitaremos a estar do lado da verdade e apenas do lado dela, respeitando sempre o direito ao contraditório das partes visadas nas matérias. Seremos algumas vezes aclamados, outras vilipendiados, mas não vacilaremos nesta nobre missão de mensageiros do povo. Ainda não somos, mas almejamos ser a voz dos que não têm voz. DZ

Quelimane, 29 de Junho de 2011-06

4 comments:

Ismael Mussa said...

Sucessos e que mantenham a mesma firmeza do Fazer Fazendo acontecer as coisas. Felicidades e bom trabalho pois a luta e continua.

Anonymous said...

parabens que seja. pois esta provincia precisa de um canal de comunicaao "da verdade" nao pintadas. castigo joao

Antonio said...

Muito bem Manuel. Mostra notícias da nossa linda terra a todos os Quelimanenses espalhados pelo mundo

Anonymous said...

Obrigado! Foi um parto dificil mas lindo como todos os partos! Por ironia de destino conseguimos colocar o jornal em todas as capitais provinciais menos na Zambezia, por mais incrivel que pareca! A LAM decidiu 'sabotar-nos' alegadamente porque jornal nao era prioridade! Tive que faze quae 800 quilometros de Quelimane ao Rio Ligonha para ir buscar o jornal a tempo do lancamento! Um abraco manos estamos juntos