Thursday 9 June 2011

Supinhadas: Carta Aberta ao Amigo e ´Camarada´ FIM, Governador da Zambezia

Prezado amigo FIM, ( E verdade, se nao sabia Excia fique sabendo que e assim que lhe chamam nas ruas da Cidade!)

Escrevo-lhe debaixo de um coqueiro, algures na zona do Supinho, onde decidi fazer cumprir o ditado segundo o qual o ´homem transforma a natureza´, transformando este outrora lugar abandonado em polo de desenvolvimento! Penso estar assim a cumprir com um dos recados presidenciais, segundo o qual, o Distrito deve ser o polo do desenvolvimento! estou tentando fazer a minha parte no ambito do ´Contrato Social´que firmamos ao nos tornarmos cidadaos desta indica patria!

Escrevo-lhe Excia, debaixo deste frondoso coqueiro, nao apenas porque o adoro, mas por necessidade pois, aqui, neste canto do mundo, ter acesso a rede telemovel e navegar na internet e luxo! De facto, para identificar este lugar de onde lhe escrevo, tive que consultar um ´vovo´ ou como os meus confrades dizem ´nhamussoro´ para que me indicasse o local onde devo ficar em pe, a altura em que devo colocar o aparelho, a altura do coqueiro que devo trepar bem como a direccao das ondas magneticas ou heartzeanas (me desculpem, ha muito que deixei de conviver com a fisica teorica) que transmitem-recebem a voz e as respectivas imagens!

Mas nao e sobre isso que queremos falar Excia! Desta vez vou abordar tres questoes: a necessidade de dialogo e consulta as populacoes e a sociedade civil, o caso das feiticeiras em Inhassunge, o caso da aluna violada pelo director de Educacao, e a questao da drenagem na cidade de Quelimane.

Queremos falar do seu esforco titanico, das suas insonias e da sua dedicacao ao povo e a populacao da Zambezia, com vista a tira-la nao so da pobreza absoluta, mas tambem da propria absoluta, hoje que decidimos sem eira nem beira, por decreto desabsolutizar a pobreza!

Escrevo-lhe Excia, porque apesar de reconhecer a sua entrega, penso que falta um espaco de dialogo com a sociedade civil, com a massa pensante amiga e ou residente na provincia!

Apesar do seu porte fisico e quica intelectual, penso Excia que a tarefa que tem pela frente e herculiana dai que estou quase convencido que apesar da vantagem que goza perante muitos de nos, nao e suficiente, apesar de necessaria para vencer os obstaculos que lhe vem pela frente! dai que sugiro, Excia, que ao jeito do que fazia o saudoso Carlos Agostinho do Rosario (hoje exilado nas Indonesias), institua foruns informais de auscultacao da populacao, arrange tempo, agora que terminou com as ocupacoes academicas (e ja agora os meus parabens pelo esforco) para conversar com os mais velhos, com os jovens, com as mulheres, com as criancas, com os chapeiros de bicicleta, com as mamanas dos mercados do Aquima, Brandao, FAE; e Central! Converse com os homens de negocio formais e informais! Saia de calcoes e uma camisite, beba uma cerveja de preferencia nao alcoolizada, fume o cachimbo da paz com os zambezianos! Converse com ex-trabalhadores do cha do Gurue, de Tacuane, das acucareiras do Luabo, das sisaleiras de Mocuba e entenda a alma e a dor que lhes vai na alma! De preferencia, Excia, fora do teatro das camaras de televisao, que todos adoramos, mas nem sempre nos ajudam!

Excia, escrevo-lhe porque acredito na sua sinceridade, na sua entrega a tarefa que o mais alto magistrado da nacao lhe confiou! Escrevo-lhe porque sinto que toda essa sinceridade, toda essa entrega pode nao surtir os efeitos desejados se nao arranjar tempo para falar com os academicos, com a sociedade civil, com os jornalistas, com as senhoras que acordam as quatro da manha, se empoleiram em carcacas abertas rumo ao ex-regadio do musselo, onde alugam pedacos de terra, e com enxadas de cabo curto vao fazendo a sua revolucao verde! Converse com os vilipindiados madeireiros, descobrira que apesar de parecerem os maus da fita, na realidade nao o sao! Sao tambem vitimas de um sistema que nao lhes muitas saidas para a sobrevivencia, senao arrebentar com o nosso meio ambiente! Peco-lhe que arranje tempo e de preferencia fora das camaras de televisao, das penas dos escribas e dos gravadores dos jornalistas, para que oica a voz do povo, o vibrar do povo! A verdadeira voz do povo, a genuina e doce e sabe a mel! Saiba aprecia-la, que lhe fara bem a saude!

Excia, confesso-lhe que ha muito que queria dirigir-lhe esta missiva, mas nao o conhecia o suficiente e nao queria ofende-lo sem razao! Agora que sei que estamos na mesma batalha, agora que sei que ama o povo que amo, agora que sei que nao se vai incomodar, decidi falar-lhe publicamente, uma vez por mes!


Excia,

Ouvi a dias, em conferencia de imprensa, apos a sua visita ao martirizado distrito de Inhassunge, afirmar aos quatro ventos, que iria reunir-se com o Tribunal Judicial, A Policia (PIC) e a Procuradoria para analisar a problematica dos homicidios em Inhassunge!

Excia, se estiver errado que me corrija! Nao estou contra essa reuniao, alias saudo-a! o que lhe queria pedir encarecidamente, e que nao parasse por ai! A questao dos homicidios de senhoras acusadas de feiticaria em Inhassunge e na Zambezia, e um fenomeno sociologico enraizado nas entranhas do meu/nosso povo! Dai que Excia, por mais boa vontade que tenha, nao sera a policia, a procuradoria ou os tribunais que irao resolve-lo! O que precisamos Excia, sao accoes conjuntas, governo, igreja, sociedade civil, academia para que se diagnostiquem as causas do problema e pouco a pouco se estabelecer um plano director de accoes conjuntas que possibilitem a medio e longo prazo minimizar os impactos negativos desta crenca!

Excia, este caso, fez-me recuar no tempo tendo-me recordado de um outro fenomeno ocorido ha dois ou tres anos, em Ionge, uma Ilha situada entre Macuse e a Cidade de Quelimane. Em Ionge, por sinal terra do meu pai, e quica minha, existe uma crenca segundo a qual, ha homens poderosos que desafiam as leis da natureza e quica a Deus, e quando querem ´amarram´ e desamarram a chuva!

E quando a populacao os descobre, ámarra-os e nao raras vezes lincham-nos´! Essa tambe e uma practica secular que a igreja catolica tem estado a combater a dezenas de anos, debalde!

No caso em apreco, quando surtiu mais uma ´irra popular´que muitas vezes serve de catarse social, a solucao encontrada pela administracao do meu amigo Muaria, na altura governador, ou de alguem mais acima dele, foi de enviar para o sitio ou seus arredores, nada mais e nada menos, que o Comandante Geral da Policia! Na altura achei estranho que ao inves de envial um batalhao de sociologos e de psicologos para estudar o problema, se tivesse enviado um batalhao de policias armados ate aos dentes! Sera que ninguemse apercebeu que nao era problema de policia?

A segunda questao que queria abordar Excia, tem a ver com a recentemente reportada violacao de uma menina de 19 anos, pelo director da Cidade da Educacao!


Excia, apesar da vitima nao ser crianca, uma vez que tem mais de 19 anos, os actos cometidos pelo professor, a serem confirmados, sao um crime, e como tal, deve ser punido exemplarmente! Se e verdade que os pais da miuda fizeram cartas a V. Excia, ao Administrador da Cidade (apesar de nao saber o que ele ou ela faz de verdade), o Director Provincial da Educacao, gostariamos de obter a reaccao publica e repudio destas instituicoes ou de seus representantes! E mais, da mesma forma que o V. Excia, tem energicamente condenado publicamente aqueles enfermeiros, medicos e outros funcionarios publicos que maltratam seus pacientes e ou clientes, esperamos de Vos na qualidade de dirigente mais alto na provincia, condene veementemente e em voz alta, estes actos e declare tolerancia zero a violacao de estudantes! Ao nosso amigo Pereira, esperamos a mesma verticalidade e contundencia que tem demonstrado quando se trata de desvio de fundos, venda de notas e outros males que grassam a nossa sociedade! Caso contrario, amigo, comecaremos a pensar que ha funcionarios filhos e enteados, que ha na Zambezia dois pesos e duas medidas! E conhecendo V. Excia, como o conhecemos, conhecendo o Director Provincial da Educacao, como o conhecemos, nao queremos nem por um segundo imagina-los calados e cumplices, deste crime hediondo, de um homem que a sociedade confiou a nobre tarefa de dirigir os destinos da educacao das nossas criancas, das nossas irmas, filhas, esposas, primas, tias e maes!


Por ultimo queria chamar a sua atencao (apesar de se tratar de assunto da jurisdicao do Mano Pio), a situacao de dezenas de municipes da Cidade de Quelimane, que sofrem de insonia porque alguem maliciosamente ou por manifesta incompetencia(certamente nao o Mano Pio, pois ele seria incapaz de maltratar aqueles que eleicoes apos eleicoes lhe garantem o voto), decidiu implementar sem usar os neuroneos, um projecto, se bem implementado, atacaria de uma vez por todas, a base dos problemas de asfalto da nosa querida urbe- a drenagem, esquecendo-se que nao basta que a esposa do Rei seja fiel, ela deve tambem parecer!

Por hoje Excia, pararei por qui. No proximo mes, conversaremos sobre o estado actual das estradas na Zambezia, do meio ambiente e mais alguns assuntuzitos que lhe devem estar a tirar o sono, mas que, quem sabe, se juntos e com um pouco mais de dialogo nao podemos resolve-los!

A bola esta do seu lado, amigo Excia! Eu dei o toque inicial!

Um abraco Supinhense,

MA

3 comments:

Anonymous said...

Optima Carta. Quero por mei deste comentario, convida-lo a aderir ao Grupo Amigos da Zambézia (Moçambique) no facebook. Magú Adriano.

Fijamo said...

Altamente LUCUBRADO. Mas MA ya...
Algema um forte abraco mbalaga (...)

Anonymous said...

Uma carta ao tamanho do povo nao so zambeziano mas, como de todo mocambique.