Monday 25 April 2011

Teodoro Waty ao leme da LAM



Segunda, 25 Abril 2011 00:00 Redacção


Substitui José Viegas no cargo de PCA há cerca de 12 anos
A companhia Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) tem, desde sexta-feira passada, um novo presidente do Conselho de Administração (PCA). Trata-se do jurista Teodoro Waty, que substitui o engenheiro José Viegas no cargo de PCA desde 1999.

A decisão, de acordo com um comunicado de imprensa da empresa de transporte aéreo, foi tomada pela Assembleia-Geral da companhia, que também nomeou Marlene Manave para o cargo de administradora-delegada.

À semelhança de José Viegas, também cessou funções o então administrador Armindo Matos.

Cessou ainda funções o secretário da Mesa da Assembleia-Geral, Francisco Uqueio, tendo sido nomeada para assumir o cargo Maria Fernandes.

O Conselho de Administração da LAM é composto por cinco membros, sendo um PCA, um representante do Estado, um representante da VINTELAM, SA, a sociedade através da qual os trabalhadores participam como sócios da LAM, e outros dois. A companhia foi transformada numa empresa limitada, adoptando a designação de LAM-Linhas Aéreas de Moçambique por Decreto n.º 69/98 de 23 de Dezembro de 1998. Em finais de 1999, foi nomeado o Conselho de Administração dirigido por José Viegas, que agora abandona o cargo 12 anos depois.

O Estado detém 91% das acções da empresa, sendo que os gestores, técnicos e trabalhadores controlam os restantes 9%. Emprega 677 trabalhadores e dispõe de escritórios, ou outras formas de representação no país e no estrangeiro. A LAM recorre a uma frota de aviões Boeing, Bombardier e Embraer para operar em Moçambique e no estrangeiro.

Teodoro Waty

Waty é membro da importante Comissão Política do partido Frelimo, um órgão composto por 17 elementos que orientam e dirigem o partido no intervalo das sessões do Comité Central.

4 comments:

Fijamo said...

Ilustres,

Terá o caldo entornado pelo facto de a LAM estar na 'lista negra' da União Europeia?

V. Dias said...

Pode ser. Mudou-se de postes mas a baliza é a mesma.

Zicomo

Fijamo said...

RehhhhRehhhh. Mudou-se de postes mas a baliza é a mesma. Essa é good

V. Dias said...

Foi um péssimo professor no ISCTEM, ignorante, teimoso e foleiro. Ainda assim, vale pela antiguidade.

Zicomo