Monday 11 April 2011

Linha Directa na Radio Mocambique: Os desafios da agricultura na Zambezia!

O mano Fijamo pediu-me para que sempre que possivel, postasse no meu blogue informacoes referentes as minhas participacoes em debates fossem na Radio, fossem na TVM!

Assim serve a presente postagem para informar que na semana passada participei por duas vezes no programa Balanco Geral da STV. A primeira foi das 12 as 13 horas do Sabado antepassado, onde dissertamos sobre o caso 'Conselho Constitucional' e a problematica dos subsidios e da cesta basica. A segunda foi na Quarta feira, onde passamos em revista varios assuntos entre os quais se destacava a actual crise economica mundial e seus efeitos na economia nacional bem como a resposta do executivo nacional face aos choques externos.

No Sabado transacto, participei no programa 'Linha Directa' da Radio Mocambique. O painel foi moderado pelo decano da radiofusao zambeziana, Arlindo Mustafa e era constituido por mim, o engenheiro hidraulico baseado no Nante, Ian de Moor e o agricultor Mariano tambem do Nante.

Um programa onde dissertamos e trocamos experiencias sobre os problemas estruturais da agricultura em Mocambique com particular enfoque para a procincia da Zambezia, a falta de politicas agrarias coerente no pais, o PPI, o ajustamento estrutural, a falta de estrategias coerentes sobre a agricultura, a necessidade do estabelecimento de um regime juridico que proteja os direitos nao de uso e aproveitamento de terras mas tambem sobre a propriedade de terra, a experiencia do regadio do Nante, a necessidade de investimento em infrastrutura, acesso ao credito, ligacao entre as politicas e sectores agricola, comercial, industrial, obras publicas, transporte, a Declaracao de Maputo sobre a necessidade de os paises alocarem ate pelo menos 10% dos seus orcamentos ao sector da agricultura, agricultura comercial versus familiar entre outros assuntos delicados sobre a nossa economia!

Aproveitar o ensejo para informar que o Universidade Politecnica e o CEMO irao promover no dia 22 de Abril de 2011, na Cidade de Quelimane, um debate publico sobre Politicas Agrarias em Mocambique, a ser proferida pelo Prof. Dr. Joao Mosca.

23 comments:

Ricardo said...

Acompanhei o programa. O Srº Araujo esteve bastante bem. Tambem quero destacar o extensionista proveniente do Nante. Teve bons pontos de vista. De alguem que está mesmo no terreno

João Castro said...

Ouvi o debate. Foi proveitoso. JC Maputo

Fijamo said...

Estimado MA. Obrigado por considerar a minha sugestão. "Mukale na Murendele"!

MANUEL DE ARAÚJO said...

Muito obrigado! E sempre reconfortante interagir com amigos, ouvintes, bloguistas e outros internautas bem como com telespectadores!

Um abraco, Araujo

MANUEL DE ARAÚJO said...

Voces sao os donos deste blogue! Sem voces nao teria a inspiracao divina para mante-lo operacional! Escrevam, critiquem, sugiram, comentem pois so falando e que nos entendemos! Um abraco das tepidas aguas do Supinho! MA

Matusse said...

Só uma coisa. O programa balanço geral é da TV record e não STV.
a não ser que eu esteja a fazer confusão. Estiviste Bem! Força ai.

V. Dias said...

Não acompanhei as lucubrações, embora o Fijamo me tivesse alertado para o debate.

Entretanto, não tenho a menor dúvida que os debates estiveram à altura de MA.

Zicomo

Fijamo said...

Subscrevo a correccão do Matusse: BALANCEIA-SE COM MARTINHO NA RECORD & NÃO NA #ONDE A GENTE SE VÊ#

MANUEL DE ARAÚJO said...

E verdade! De facto foi na STV onde o Martinho me nomeou embaixador da Record na Zambezia! Posto que aceitei com muito prazer! Naturalmente aguardando pelos respectivos proventos! Ah ah ah ah Zicomo wambiri!

Nelson said...

Oh M.A, de novo a confusão STV& RECORD?
Martinho na STV te nomeando esbaixador da RECORD?

Fijamo said...

O Que estará a acontecer com o MA em Maputo? Por favor volte para casa!
Daqui a pouco dirás que Gomes Iossomua ontem apresentou o JORNAL DA NOITE DA STV! Reh Reh Reh Reh Reh

Fijamo said...

O Que estará a acontecer com o MA em Maputo? Por favor volte para casa!
Daqui a pouco dirás que Gomes Iossomua ontem apresentou o JORNAL DA NOITE DA STV! Reh Reh Reh Reh Reh

MANUEL DE ARAÚJO said...

Cheguei a Quelimane no Sabado! Depois do Linha Directa, despedi-me dos amigos no Calu's e avancei para o aeroporto! Para matar saudades fui ao Coco mas estava as moscas! Onde se esconderam! Acabei recuando para casa meio desapontado pois a turma rendera-se ao frio e a chuva! .as como tinha que acordar as 08.00 do Domingo para levar a turma do Centro de Promocao do Investimento ate foi bom recuar a casa cedo! Ontem participei na palestra organizada pelo Sindicato Nacional dos Jornalistas onde forma oradores o decado da RM na Zambezia, Arlindo Mustafa e o Director Provincial dos Transportes! E no fim do dia fizemos mukuto no Txapo Txapo, gentilmente oferecido pelo edil da Cidade, Pio Matos, que uma vez mais nao deixou seus creditos em maos alheias! Isto tudo para dizer que as gralhas sao Zambezianas!

Fijamo said...

Pio Matos EVENTUAL MINISTRO DA COMUNICACÃO SOCIAL NA ERA PÓS 2013?

MANUEL DE ARAÚJO said...

Ah ah ah ah ah! Bom dia irmaos e votos de um dia cheio de felicidades! Mano Fijamo adorei a ideia, oxala que aceite e nao faca como o velho que por tanto amar a terra que viu nascer recusou a proposta para ser Embaixador! Zicomo wambire!

Fijamo said...

Zicomo Kwambire é marca registada de VD!
Muna VD, terá MA submetido um pedido de autorizacão para o uso ou podemos considerar de PLÁGIO, sendo assim, INTIMACÃO com ELE! Reh Reh Reh Reh Reh Reh Reh!

Mukale na Murendele

MANUEL DE ARAÚJO said...

Viva! Zicomo wambiri e marca registada dos povos residentes ao longo do vale do Zambezi e do vale do rio Chire!

V. Dias said...

Sejas tu meu advogado para cobrar de Manuel de Araújo esta coima.

Zicomo

MANUEL DE ARAÚJO said...

O meu advogado e o povo fronteirico de Milange-Mulange!

Fijamo said...

VD, se eu intentar uma accão contra MA por plágio, não irei receber o convite da inauguracão do MARAVILHOSO ZBL... Rerehrereehehehehe.

MANUEL DE ARAÚJO said...

Mano! Nao receberas e o convite da inauguracao da navegacao Nsanje-Chinde! Ah ah ah

V. Dias said...

Muna Fijamo,

Não faz mal, o MA saberá, em tempo oportuno, pagar a coima de que é-me devedor com os seus belíssimos textos, artigos, débitos, verbos, etc.

Penso que já é altura de MA publicar um livro, nem que seja de dez páginas, sobre a Zambézia de Arrone Fijamo, Hélder Muteia, Garimpeiros, Sáldicos, Gomes Iossomua, etc.

Zicomo

Fijamo said...

Subscrevo! Quid Juris MA? A bola tá contigo!

Vou - te sugerir a capa: Zambézia, quem te viu, Quem te vê! Hehehehehe