Saturday 30 April 2011

SOS Juventude: Acabou a bonanca juvenil Guebuziana ou o Rei vai nu? Hermenegildo Gamito nomeado Presidente do Conselho Constitucional



Sera o inicio ou a continuacao da guerra de sucessao?

'Continuarao os jovens a ser carne de canhao, como o foram na Luta de Libertacao Nacional, na guerra dos 16 Anos, na Operacao 8 de Marco, e na 'Operacao Producao'?


As ultimas nomeacaoes do Chefe de Estado fazem-nos crer que algo de anormal se passa no 'partidao'! ou melhor algo de 'normal'. Assim digo pois dependendo do angulo de onde se pretende ou melhor se pode ver a 'perola', a portos diferentes se chega: Se do lado dos 'viradores' ou entao dos 'apostolos da desgraca'!

Tendo ja publicamente assim sido apelidado, nao temos muita margem de manobra senao usarmos a capa que nos ofereceram singelamente e tentar fazer alguma incursao, apesar de 'curta e grossa' a volta dos ultimos acontecimentos!

O que nao surpreende aos 'viradores' mas, como nao deixaria de ser surpreende aos 'apostolos' sao duas coincidencias, que a nosso ver sao normais em periodos de inseguranca por parte de certas liderancas que tem medo dos periodos que se avizinham ou entao tentam a todo o custo minimizar as possibilidades decorerentes de um afastamento do poder. E que a 'guerra de sucessao no 'partidao' comecou e essa pode ser uma das possiveis justificacoes de certos comportamentos. Estamos portanto, num periodo de redefinicao do xadrez politico, ou seja aquilo que os 'outros' chamam de 'periodos de transicao'. Oxala nao percamos vidas de compatriotas nossos como aconteceu com Rafael Maguni, Eduardo Arao, Sebastiao Marcos Mabote, o ex-Director do SISE entre outros.

A grande incognita neste momento e saber quem sao os presidenciaveis na Frelimo: se Aires Aly, Mulembwe, Luisa Diogo, Margarida Tala, Manuel Tome, Alberto Chipande, Graca Machel, Veronica Macamo ou Hama Thai.

Referia-me a algo que iniciou quando o Generalissimo Hama Thai a alguns anos atras, vociferou em voz alta, para quem quis ouvi-lo que 'o poder nao poderia passar para os mais jovens, pois estes iriam vender o pais!

Em devido momento reagimos, nao fossemos 'apostolos da desgraca' de raiz, pois achavamos que a juventude, a tal 'seiva da nacao' samoriana estava sim pronta para tomar as redeas do poder fosse ele politico, economico, academico e ou social! Logicamente que o debate produziu muitos zururos, mas a mensagem do generalissimo, que tentava posicionar-se na fileira da frente da 'guerra da sucessao' fora dada e entendida para quem quisesse entender!


Seguiu-se entao um silencio sepulcral, pelo menos a luz do dia, quando as noites eram o palco preferido para as movimentacoes dos bastidores.

Eis que depois de uma desgracada escolha de ministros e governadores provinciais no primeiro mandato de Guebuza, onde 'professores plantavam e cultivavam batatas, negociavam tratados internacionais e dirigiam provincias, agricultores combatiam o crime organizado empunhando AK47s, e como se nao bastasse os parcos medicos eram enviados em cruzadas mineiras para curar pedras preciosas das enormes enfermidades subterraneas provocadas pelas falhas do Rift Valley, o timoneiro decidi jogar a sua 'cartada triunfal' apostando em jovens. Foi assim que vimos jovens triturados em ecrans televisivos publicos e privados, a serem reabilitados malpassadamente para poderem, com a minima legitimidade possivel, assumirem cargos publicos em estacoes publicas televisivas, em ministerios justicaveis e em outras frentes do famigerado 'combate a pobreza'. Apesar de timido e curto, era um passo, queria dizer, uma fuga para frente!

No periodo subsequente, vimos tambem jovens serem lancados para o chorudo mundo empresarial assumindo os apeteciveis cargos de PCAs (Para que nomea-los?).

O que estes compatriotas jovens nao perceberam era que se tratava de um 'rebucado envenenado' com o intuito de provar certa a tese do General! ou nao?

Sera coincidencia que tenham saido na mesmissima semana em que sao lancados dois ataques ferrozes contra dois jovens PCS's jovens, usando a mesma tactica, 'carta de trabalhadores'? Sera coincidencia que quando foi para dizer que os manifestantes eram 'pobres mal-educados e que o governo nao cederia nem sequer um centimetro' destacou-se um jovem mas, quando foi para dar a boa nova segundo a qual 'o governo reconhecia as reivindicacoes dos pacatos e maravilhosos cidadaos que sairam a rua nos dias 1, 2, e 3 de Setembro de 2010' foi um veterano? Sera coincidencia que quando foi para anunciar 'a boa nova da Cesta Basica' foi o mesmo veterano, mas que quando foi para 'queimar-se' no parlamento mandaram o 'Mano Mandinho" que regressava da India e nem teve tempo para 'colocar numeros' na famosa defesa parlamentar!

Sera coincidencia que as novas nomeacoes para os 'tachos mais apeteciveis da res publica' tem todas a mesma caracteriastica- o ressuscitar dos dinossauros? CFM, TDM, MCEL, LAM, VODACOM, Conselho Constitucional,

Sera coincidencia a mudanca da Mana Luisa do Circulo Eleitoral da Zambezia para Gaza, Mulembwe de Tete para a Cidade de Maputo, de Manuel Tome de Nampula e a consequente substituicao pela Mana Veronica (Zambezia), Margarida Talapa (Cabo Delgado circulo onde se vai organizar o Congresso do Partidao), Aires Aly (Nampula)?

Estara Guebuza a posicionar-se para dar o bote final, ou trata-se da ultima cartada politica para garantir algum controlo do acesso aos recursos na era pos-Guebuziana?

Como sempre o tempo e o melhor juiz!

1 comment:

Fijamo said...

Granda Lucubracão. Aviso a Navegacão. MA ainda em FORMA. Regards