Sunday 6 March 2011

Sem a devida autorizacao e violando os direitos do autor decidi publicar esta foto e o respectivo texto! Quem sabe se com esta o mano Zefas nao para!


Aqui esta o sobrinho mostrando algumas fotos ao tio, alias aquele a quem sempre o chama, mano Mane.

Incrivel, este menino (Loi) vinha da escola na ultima Quinta-feira e encontrou-me na porta do meu office de pe e logo indagou-me: Tio Zefanias ai 'e no teu servico? Respondi-lhe logo que sim. Peco agua?-disse ele. Dei-lhe uma garrafa de agua e um pacote de bolacha. Alias, tava com um amigo dele.
De seguida perguntei em que classe andava, respondeu-me que andava na 6a classe. Sabes ler?- Perguntei. Sim tio sei e vou te provar.

Mas xiii, nao imaginas o que aconteceu em seguida. Abrir aleatoriamente uma pagina e dei-lhe para ler. Ele pegou o livro, virou e dai comecou a ler e lembro me que o texto falava de rotacao de culturas. Leu um paragrafo, segundo e no terceiro disse: Xiii, tio Zefanias, este texto dele complicado quem fez? Nao Aguentei fartei-me de rir.

E aqui esta o jovem, atencioso mostrando que ele sabe fazer fotografias. Ufff, vale pena ler.
Um abraco
Zefas

7 comments:

Fijamo said...

Ilustres,
Corrijam-me se estiver errado: esta photo foi flashada no Supinho. Eu e outros ilustres amigos lá estivemos a manjar uma xima com peixe pedra grelhado. Excursão chefiada por MA na photo. Lá no Supinho (nesse mesmo dia) comprei um peixe (BAGRE) big. Levei a casa da minha irmã e preparou-o com coco. Tava maningue naice. Bem hajam esses txim txis...

Zefanias said...

Sim,LF foto feita por AZ por isso foi postada com o respectivo texto.

Mas este MA nao tem segredo mesmo ate publica coisas intimas(risos).
Valeu a intencao.

Um abraco

Rose Moreira said...

Ola MA, Tudo na boa? Os direitos autorais e a conexa Propriedade Intelectual da fotografia e do seu (i)respectivo texto, bem assim os interesses morais dos fotografiados (?) podem ser cobrados a posteriori, quando esse menino crescer e poder (des)mentir ou (in)verter a verdade na óptica pessoal. Que tal essa? Lembras-te da principal razão que me levou a decidir parar com aquela minha coluna, a que eu titulava "Dos Sonhos do Doutor Namiruku" no beira-maputense jornal "Diário de Moçambique"? Caso não, foi porque em nascendo o meu filho, a mãe achou que deviamos dar-lhe o nome de Namiruku. Assim se chamando o menino, fiquei confuso sobre futuras imputações das minhas escrevinhações a ele. Parei com a coluna, comprometendo-me a publicar todas aquelas crónicas em livro quando o menino podesse entender que um homem pode ficcionar o mundo que o rodeia,usando várias formas de arte, uma delas a escrita. Voltando a fotografia e ao texto que nao deve ser nada parecido com a sua legenda, só gostei de voltar a ver-te, depois daquela tua aparição na TV a publicitar o empreendimento turistico que tas a lançar algures numa praia zambeziana. No dia em que vi a notícia, estive a almoçar no "Sitio", aquele sitio da Dona Minda (ou Arminda) em Mocuba. Eu tinha acabado de passar por Nauela, Milevane, Gurue, Lioma,Molumbo e Milange, numa martiriosa rodovia "internacional" que liga o Malawi aos nossos portos de Quelimane e de Nacala. Tens ai um tópico para reflectir Moçambique! Cumprimentos do Pai de Namiruku Mureryamwinho (Rose)

Zefanias said...

Ohhh Rose;

O MA violou porque este email foi privado, dai que como lhe 'e caracteristico deixou tudo a nu.
Alias, ele adora este menino.

Sempre que tive oportunidade de partilhar alguns momentos com MA, o Loi(menino), esteve sempre presente.

Cptos

MANUEL DE ARAÚJO said...

Mano Fijamo,

Tudo bem? De facto essa foi a ocasiao soberana em que o Zefanias flagelou-me em 'flagrante delito'!

Ate a palestra deo Mano Nhachote!
Um abraco,

MA

MANUEL DE ARAÚJO said...

Mano Rose,

Ha quanto tempo nao batemos uma? Nao venha com desculpas esfarrapadas por teres parado de escrever! Culpar o jovem Namiruku pela tua 'preguica' e imperdoavel! Poderias ter mudado o nome da coluna! ou nao? ahahahahahah

Um abraco das tepidas aguas do Zalala/Supinho

MA

Maquiti said...

Gostei do texto,

Paranbens,

M