Thursday 24 February 2011

A Opiniao de António de Almeida

Pobre estrada de Zalala


Já há muito que não me deslocava a praia de Zalala, por vários factores. Mas o principal factor é o estado obsoleto em que se encontra a estrada que liga a cidade de Quelimane e a dita bela praia de Zalala, alias, que também já colheu vidas humanas em números elevados, que as suas almas descansem em paz.

Mas no dia 05 de Fevereiro, era num sábado, o meu camarada Manuel de Araújo convidou-me a dar uma voltinha ao ZBLS. Que maravilha está o complexo! Zalala também está limpa e bela. Mas não é disso que pretendo me debruçar. Quero sim falar do caminho que me levou a Zalala e consequentemente a Supinho. Aquilo ali já deixou de ter estatuto de estrada e não passa de um atalho que se liga a avenida julius Nyerere.

Fiz um comentário realístico: “esta estrada já está assim, muito antes do acordo geral de paz”. O Araújo mais novo disse logo: “esse é um agitador social”. Mas percebi que foi num tom de brincadeira, porque há diferença entre um agitador social e um simples curioso que tem um olhar sobre um país real e quer ver esse mesmo país a desenvolver.

Imaginem, se a estrada já está naquele estado muito antes do acordo geral de paz, é vítima dos 16 anos de guerra? A pergunta é resultado dos discursos feitos por políticos sem precedentes, de que isto ou aquilo não avançou por causa da guerra dos 16 anos. É mesmo uma pena ter esse tipo de politiqueiros.

Continuamos a nossa viagem, conversando sobre vários assuntos. Mas da minha mente não saia a imagem daquela estrada já em ruínas. Uma estrada que conduz o pessoal para um belo local de lazer.

Chegamos a zalala, aí o meu medo com relação a estrada afundou e veio o alívio.

Mas os meus reflexos foram me levando de volta a uma ruína que me levou de Quelimane ao complexo ZBLS. Aí meu Deus! Suspirei, porque ali sim, eu estava num verdadeiro paraíso. Perguntei ao Araújo porque é que não chamou aquilo de jardim de éden? E bem, como ele é igual a ele próprio, pôs-se a rir, mas acredito que tenha gostado da ideia.

Mas o que importa ter um jardim de éden onde não existe estrada, se não atalho? É isso que nós zambezianos escolhemos para nós?

Ter estradas com mais de trinta anos sem uma assistência de rotina?

Ter estradas que quando estás na condução, cruzares com uma outra viatura, é um total stress?

Será que é isso que nós zambezianos queremos?

Ter um poder político que só faz algo de importante quando alguém de lá tem seus interesses?

Talvez caro leitor se pergunte, de lá aonde? Isso meus amigos fica para vossa reflexão. Eu acho que chegou o momento de exigirmos que esta terra seja reconstruída e que esteja num patamar das outras.

Todos os anos o governo da província da Zambézia arranjou uma brincadeira intitulada festival de Zalala.

Mas aquele evento só serve para encontros de namoradinhos e amantes? Porque para alem de encontros românticos, existem demais ladrões que escamoteiam os bens das pessoas e isso não só mete medo como tira o bom nome de Zalala.

Quais são os rendimentos que se tem com o festival?

O que é que o governo pensa em fazer com relação a estrada para evitar acidente?

Sempre escuto os guardas policiais a dizerem que este ou aquele acidente aconteceu por excesso de velocidade e nunca falam do mau estado das vias.

A estrada de Quelimane a Zalala meus senhores, constitui um perigo para a vida das pessoas. Imaginem que todos os dias as pessoas locomovem-se de Zalala a Quelimane e vice-versa, em carros completamente cansados e sem condições nenhumas para transportar quem quer que seja.

Será que a vida daquelas pessoas só tem valor quando os senhores do poder têm algum interesse?

Será que custa pedir esmola para reabilitar a estrada de Zalala? Já que vivemos de esmola.

Será que está-se a pensar no desenvolvimento de Zalala? Ou querem fazer sombra com folha de bananeira?

Onde está o governo das promessas?

O povo já vos elegeu, agora cumpram.

Vocês não acham que o meu povo merece ter uma vida melhor? Se existe pouco, que seja pouco para todos e não muito para um punhado de gatunos e o povo ficar a tinir de pobreza.

ZBLS, é um projecto promissor e já está a dar outra imagem a costa de Zalala; onde está a comparticipação do governo para o desenvolvimento daquela região?

Tudo bem que aquilo ali, está no distrito de Nicoadala. Mas eu que tenho olhos de ver e enxergar o belo, convido o senhor Governador da Zambézia a dar uma vista de olhos a ZBLS e ver que há pessoas que ainda pensam no desenvolvimento da Zambézia. Parabéns meu camarada Mané.

1 comment:

Fijamo said...

Bravo Tony (...)
Regards, Fijamo