Wednesday 15 December 2010

A Opiniao de Jota Esse Erre

Chocado pela Wikileaks


Da Capital Do Império

Por Jota Esse Erre*

Estou verdadeiramente chocado - chocadíssimo - por ter ficado a saber (graças à Wikileaks) que os países árabes querem que os Estados Unidos ataquem o Irão ou como diria o rei Abdullah da Arábia Saudita, que “cortem a cabeça da cobra”.

Fiquei ainda mais chocado - quase que tive um ataque de coração - por ter ficado a saber ( graças à Wikileaks) que o Irão, a Turquia, a Arábia Saudita e outros países árabes todos interferem no Iraque com milhões de dólares e armas para comprarem alianças.

Graças à Wikileaks fiquei horrorizado em saber que os iranianos jogam ao mesmo tempo em todos, dando dinheiro , conselheiros e armas a quem os quiser receber no Iraque. Vejam lá vocês que um funcionário da embaixada americana em Bagdad teve o desplante de descrever esta atitude iraniana como demonstrando “flexibilidade”. Que horror!!!!!

Graças à Wikileaks fiquei também desiludido por ter ficado a saber que a Síria e o Hezbollah não respeitam as resoluções da ONU e continuam a movimentar armas de todas espécies e calibres para a fronteira com Israel no Libano e que as forças da ONU estacionadas no Líbano nada fazem para parar isso. Ó meu Deus!!!! Eu que sempre tinha pensado que as forças da ONU eram eficazes....

Fiquei horrorizado em saber que os Estados Unidos espiam na sede da ONU. O Ban Ki Moon deve ter chorado....

Fiquei chocado por saber que o primeiro-ministro do Líbano - cujo pai foi assassinado pelo Hezbollah e a Siria - não confia nem no Hezbollah nem na Siria ..... e, vejam lá, informou os americanos disso, aproveitando a ocasião para dar também a informação que o Hezbollah tem agora uma rede de comunicação de fibra óptica no Líbano. É de ficar de boca aberta!!!

Fiquei um tanto ou quanto surpreendido por ter ficado a saber que as autoridades do Kuwait informaram os Estados Unidos que um membro do governo afegão tinha chegado ao Kuwat com 56 milhões de dólares cuja proveniência “não podia explicar”. Nunca pensei que as autoridades kuwaitianas se deixassem impressionar por uns meros 56 milhões de dólares. Pensei que isso fosse considerado dinheiro para principiantes de Angola como o Aguinaldo Jaime que tentou meter 50 milhões numa conta pessoal aqui em Washington. Nunca pensei que os afegãos fizessem tal coisa!!!

Vejam lá vocês que a NATO tem planos de combate para defender a Europa de Leste em caso de um ataque da Rússia. Nove brigadas. Os russos devem ter ficado surpreendidíssimos com isto, tal como eu fiquei.

Fiquei chocado - horrorizado, enraivecido - por ter ficado a saber que os diplomatas americanos enviam relatórios para o Departamento de Estado sobre as conversas que têm em privado com diplomatas dos países onde estão. Ao fim e ao cabo eu sempre tinha pensado que quando um funcionário de um governo fala com funcionário de uma embaixada nunca passaria na cabeça de ninguém que a sua conversa dando indicações daquilo que o seu governo deseja fosse depois passada a Washington.

Isso é chocante!

Mais chateado fiquei quando os documentos da Wikileaks mostraram que o governo americano pede regularmente às suas embaixadas para mandarem umas informaçõezitas sobre os líderes dos países onde estão, as suas contas bancárias etc. É inadmissível que diplomatas americanos façam avaliações dos partidos da oposição, dos seus líderes, das possibilidades de instabilidade etc. Quem pensam que são? Informadores????? Imaginem o embaixador moçambicano a mandar um relatório sobre as possibilidades do Obama vencer as eleições em 2012 e as consequências disso para a ajuda americana. a Moçambique. Não é de permitir. Eu na minha ingenuidade nunca tinha pensado que embaixadas pudessem fazer isso. Pensei ingenuamente que: a) as embaixadas fossem só para organizar recepções e b) os espiões que todas as grandes embaixadas estivessem nos países onde estão só para passar férias e serem expulsos de vez em quando para justificarem os salários.

Tenho a dizer no entanto que aquilo que gostei nos documentos da Wikileaks foi o facto de ter ficado a saber que num dos antigos bantustões da União Soviética ( creio que o Dagestão que traduzido quer dizer “prá ali estão”) os dirigentes apanham bebedeiras das grandes em bacanais de arromba.. Gostei tambem de saber que o Muammar Gaddafi tem uma enfermeira ucraniana cheia de curvas que “lhe trata de todas as suas necessidades” e que o Gaddafi não gosta de prédios altos.

Aparentemente ficou chateadíssimo quando a municipalidade de Nova Yorque não lhe deixou montar uma tenda no Central Park.

O embaixador fez notar também que o Gaddafi aparentemente já não usa a sua famosa legião de mulheres guarda-costas. (Se calhar foi a enfermeira ucraniana que pôs termo a isso para proteger a saúde do líder mas isto é pura especulação, não está nos documentos da Wikileaks)

Vejam lá que aparentemente um embaixador americano em Harare opinou que o Mugabe é “um velho maluco”, outro embaixador considerou o Silvio Berlusconi “vaidoso e ineficiente” e o Sarkozi como um presidente que “não gosta de críticas e é autoritario”. Zimbabweanos, italianos e franceses desmaiaram quando souberam isso!!! Nunca lhes tinham passado pela cabeça tais ideias. Aposto que o presidente Armando Guebuza está chocado com a hipótese do Mugabe ser considerado “um velho maluco”.

Mas o facto de eu ter gostado deste tipo de informações não é estranho.

Quem é que não gosta de um pouco de mal dizer? Adorei saber por exemplo que um destacado dirigente chinês descreveu o querido lider Kim Jong III de “criança mimada”. Deve ser por culpa do Grande Líder, o Kim Il Sung que decidiu fazer do filho presidente e que de acordo com documentos da Wikileaks já mandou tecnologia de mísseis para o Irão através de Beijing e os chineses fecharam os olhos a isso. Fiquei pasmado!!!

Tudo isto demonstra que um documento só por ser “documento” tem mais peso aparente do que aquilo que merece. Como disse uma vez um certo espião “uma hora de discussões sérias com uma fonte vale bem mais que mil documentos”. Talvez sim na maioria dos casos ...

Na realidade o que me deixou verdadeiramente surpreendido é como é que um soldado raso a trabalhar nos escritórios da “intelligence” militar em Bagdad consegue fazer o “download” de 250 mil documentos do Departamento de Estado e ninguém dá por isso.

Ao fim e ao cabo outro dia fui à Europa e à segunda tentativa não consegui tirar dinheiro da minha conta de cartão de crédito.

Não tinha informado o meu banco da minha deslocação e o meu banco achou estranho alguém estar a tentar fazer o “download” de 50 dólares da minha conta em Paris. O Departamento de Estado americano e o Pentágono não notaram que alguém fez um download de 250 mil documentos em Bagdad. O que prova uma de duas coisas:1) A Visa é mais eficiente do que o Departamento de Estado ( o que não é de admirar) ou 2) Os documentos da Wikileaks não valem 50 dólares.

Um diplomata disse-me uma vez ( e eu anotei) que “ a diplomacia acredita que só pode existir na escuridão do mistério”. Agora já sei porquê. A esmagadora maioria da sua actividade não vale 50 dólares e todos querem que se pense que vale muito mais.

Mas lá que faz rir ... isso não há duvidas.

SAVANA – 10.12.2010

No comments: