Monday 1 November 2010

Chapas bicham passageiros!

Ha anos, meu saudoso professor de lingua portugesa, Joao Reis, ensinou-me o segredo dos homens da pena! Dizia ele, com a sua calca cintada ao umbigo, a tender invariavelmente para o lado esquerdo, que ´era Noticia, quando um homem mordesse um cao e nao quando um cao mordesse um homem´!

Isto a proposito do telefonema de um amigo ido do Maputo, esta manha, a partir de Nicoadala. Dizia o meu amigo que estava no minimo estupefacto, pois ontem no sentido Quelimane-Mocuba e hoje no sentido inverso, assistira a uma cena que o deixou boquiaberto.

Nas duas direccoes, e ao contrario do que acontece na cidade de Maputo e noutras cidades normais, nao sao os passageiros que esperam os chapas, mas sim os chapas que pacientemente esperam pelos passageiros! O meu amigo, perdeu uma manha inteira em cada dieccao, a espera de pessoas que podessem ´encher´o minibus, condicao sem a qual o chapa nao arrancaria. Dizia ele que por pouco nao virou ajudante do chapeiro no intuito de convencer os transeantes a ´descobrirem´ algo a fazer no coracao da Zambezia, Mocuba!

A pergunta que fica e simples. porque e que estas duas cidades nao falam entre si? Falta de poder de compra, ausencia de ligacoes comerciais ou sera o reflexo daquilo que a pesquisa do Institruto nacional de estatistica nos mostrou? Ou seja que a Zambezia se encontra na cauda do crescimento economico?

No comments: