Thursday 14 October 2010

A Proposito da ultima remodelacao governamental

Muito foi dito e escrito sobre a ultima remodelacao governamental e ainda mais sera dito e ou escrito!

Apos muita reflexao ficou-me o seguinte!

1-Que e positivo, que tenha havido esta mexida, pois se tem dito que aguas paradas nao movem moinho. E o governo ja mostrava sinais de falta de imaginacao! Estava e retirada face aos ultimos acontecimentos, especialmente depois da 'Greve do Povo maravilhoso'! Alias algumas mexidas eram esperadas desde que findou o primeiro mandado de AEG.


2. Em segundo lugar, dizer que apesar de tardia, esta 'mexida' permitiu ao chefe de estado ganhar algum folego e quica alguma legitimidade que lhe permitira, querendo, dar passos mais seguros! Explicamo-nos. Ja aquando da formacao do primeiro governo de AEG, afirmara-mos que a filosofia 'politica no comando' deveria ser seguida com muita prudencia, pois corria-se o risco de, como aconteceu com outras politicas neste e noutros paises com o nosso nivel de desenvolvimento, ser mal interpretada a varios niveis, relegando a competencia tecnica para a gaveta. Ou seja haveria o risco de criar-se um ambiente onde o unico criterio de competencia era o 'numero de vivas' que determinado quadro dava antes mesmo do chefe abrir a boca! Dissemos na altura, que nao era apropriado para paises como Mocambique, que tem uma cultura institucional na melhor das hiposteses nascente e na pior titubiante, ariscar tanto. Para ilustrar o que diziamos na altura, dissemos que nao se deveriam colocar 'professores a plantar batatas, e ou a gerir diplomatas, agricultores a fazer policiamento e a gerir homens da Lei e ordem e por ai em diante!

'Politica no comando' e uma filosofia interessante mas a sua aplicacao em contextos terceiromundistas deve ser acautelada! Aqui a abordagem da economia politica e particularmente encorajada. Alguns analistas discordavam e davam exemplos de paises como o Reino Unidoe outros, que se davam ao lixo de nomear pessoas nao formadas para areas criticas de governacao. esqueceram-se esses analistas que e muito mais facil pilotar um aviao automatico do que faze-loa olho nu! E mais, e preciso recordar sempre que na concepcao de politicas e imperioso ter em conta que havera sempre resistencia da parte dos burocratas, que muitas vezes tem interesses distintos dos detentores de orgaos publicos que geralmente sao eleitos e por isso tem o dever de responder as ansiedades do eleitorado!

(Continua)

1 comment:

Fijamo said...

Sem duvidas. Grande analise, cinco estrelas. Atento a continuacao. Regards ...