Thursday 23 September 2010

A Opiniao de Muzila Nhatsave

Bela observacao nelson.o banco de mocambique errou no timing da sua intervencao e no instrumento. Nem era preciso aumentar as taxas de juro o mercado em si ja estava ressentido pela falta de dinheiro.E preciso perceber como funciona o nosso sistema financeiro e de onde vem o dinheiro k os bancos emprestam a economia.

Sendo nos um pais com baixo ou com nenhuma poupanca interna socorremo nos das nossas taxas de referencia para atrair capital financeiro de outras pracas pois,a taxa de remuneracao por nos usada da muito mais retorno comparativamente a dos seus paise de origem ou outras pracas. O dinheiro do OGE tambem e usado no circuito financeiro nao so para a estabilizacao do metical via floating management e tambem pela necessidade do estado finaciar outras actividades via capitalizacao desse dinheiro no mercado financeiro.
Sendo assim,com a crise internacional o fluxo de capitais no mundo baixou,os desembolsos dos doadores atrasaram(diz se k por causa de factores politicos pos eleitorais),a cronica falta de controle de divisas no pais entre outras razoes provocaram a escassez do dinheiro no mercado provocando esta crise economica.

O estado para fazer face as suas obrigacoes com exterior e desprovido de reservas por causa da gestao danosa e politica deste recurso viu se na contigencia de aumentar os precos de energia para pagar cahora bassa ao consorcio bancario a kem devemos o em prestimo feito e para manter o ritimo de electrificacao no pais.mas mantendo a estrutura de lucro economico k e tipico deste tipo de monopolio.
Sendo assim aumentaram em 13% a energia ,agua etc.
O problema ta no lado da oferta e jamais esta medida devia ter sido tomada. O k vai acontecer agora e o aumento do desemprego porque as pequenas e medias empresas ,as k realmente dao emprego vao fechar porque nao terao como honrar os seus compromissos junto a banca,nao terao garantias reais para emprestimos e nem taxas de rentabilidade suficientes para cubrir a taxa de juro praticada pelos bancos e aliada a uma carga fiscal ja pesada. Resultado sera a contrcao do crescimento economico porque a producao ira baixar o desemprego aumenta e a economia entra em receccao mesmo contendo a inflacao,eskecendo se k nem sempre a inflacao significa ma coisa pese embora concordar k neste momento era necessario parar com a subida de precos. Neste momento o k o pais precisa e de produzir e nao sei sinceramente como isto ira acontecer encarecendo o custo de um dos capitais importantes,o dinheiro. O discurso e produzir e a realidade e cortar as pernas de kem o ker fazer.

A solucao pra isto e estimular a producao via estimulos e nao subsidios a empresas kom maior propensao a exportar(pesa embora a conjuntura internacional verificar se a reducao da demanda)para tentar reduzir o defice da balanca de pagamentos

O estado deve usar o dinheiro k recebe nao pra comer mas para investir em capital produtivo criando mais valia ao dinheiro

Deve de uma vez por todas e rapidamente decidir a sua politica economica para a definicao de prioridades

Deve estimular as pequenas e medias empresas nao so a produzirem mais acima de tudo ajuda las no seu crescimento atraves de um sistema fiscal mais flexivel via deferimento de certos impostos quando o dinheiro gerado for usado para reinvestimento na empresa para a sua espansao e na contratacao de novos trabalhadores.

No comments: