Friday 24 September 2010

A Opiniao de António Zefanias

O 25 de Setembro será no sábado
Ohh antigos Combatentes digam-nos a verdade

O país assinala este sábado a passagem dos 46 anos do inicio da luta de libertação nacional, que se assume ter iniciado a 25 de Setembro de 1964.
Só que durante este tempo todo, fomos ouvindo coisas atrás de coisas. Ou seja, para ser mais directo, aqueles que se dizem protagonistas desta luta, vem cada um a sua maneira, dizer o que pensa.
Os livros dizem uma coisa, claro, estes livros produzidos e que fomos usando para aprender o ABC, mas por vezes sentimo-nos traídos por aquilo que aprendemos e aquilo que nos dizem.
Por exemplo, há um debate que questiona a autoria ou 'paternidade do primeiro tiro a Alberto Chipande, tiro esse que alegadamente deu inicio a luta de libertação nacional. Alias, ele mesmo tem o dito.
Mas nos últimos tempos, há também uma outra face, como a do General Bonifácio Gruveta Massamba, que diz não entender porquê o seu companheiro Chipande, estar reclamar a autoria do primeiro tiro.
Pegando nas suas palavras, ditas no dia 7 de Setembro de 2010, numa palestra dada aos estudantes da Universidade Mussa Bin Bique, Gruveta, diz que ouviu o primeiro tiro a partir de Lugela, onde esteve Eduardo Nihia.
Naquela tarde, a sala “gelou” de alegria, porque as palavras de Gruveta, um respeitado general na reserva, vieram levantar mais um debate. Pena é que depois um grupo de pessoas, veio defender outra 'verdade', mas em vão pois, as palavras do General já haviam saído.
Dai que este 25 de Setembro, que se assinala neste sábado, peço para falarem a verdade pelo menos, porque assim também não é bom. Estão a espera de quem oh combatentes.

2 comments:

V. Dias said...

É tudo uma desinformação.

Zicomo

Fijamo said...

Quando a história de um país é DETURPADA pelos próprios PROTAGONISTAS.