Thursday 9 September 2010

ONG ameaça levar governo moçambicano a tribunal

Em Moçambique, organizações da sociedade civil acusaram a polícia de graves violações dos direitos humanos, durante os protestos de semana passada contra o custo de vida.

Pelo menos treze pessoas foram mortas e centenas ficaram feridas, por entre sinais de uso excessivo e indiscriminado de força pela polícia.

O director do Centro de Integridade Pública, Marcelo Mosse, ameaçou mesmo levar o governo à barra da justiça caso as famílias das vítimas não sejam indemnizadas:

"O governo quando anunciou as medidas de contenção dos aumentos, devia também ter anunciado uma forma de apoio às vitimas. Foi um erro do governo não ter uma mensagem de que se responsabiliza pela morte dos inocentes."

E acrescentou: "Se não há um passo voluntário, então as organizações que trabalham na área dos direitos humanos devem começar desde já a fazer um levantamento das vítimas, dos danos que sofreram, e colocar o Estado em tribunal."

Funerais

A avaliação é feita numa altura em que estão a ir a enterrar as vítimas mortais dos episódios de violência, de que as forças das leis da ordem são acusadas. Entre os mortos, contam-se crianças e jovens.

"Tratou-se de uma desmesurada carga de violência sobre os revoltosos", afirma Marcelo Mosse.

"Ficou patente que a polícia não está preparada para lidar com este tipo de variações de massas."

As acusações movidas contra a polícia moçambicana devido à sua actuação durante os protestos têm sido desvalorizadas pela corporação.

Mas, Marcelo Mosse reforça que é urgente chamar à responsabilidade quem de direito.

BBC – 09.09.2010

No comments: