Thursday 23 September 2010

International Finance Corporation

Contactos:
Em Maputo
Mário Gomes, IFC
Telefone: +258 84 3032570
Email: mgomes1@ifc.org

Em Johannesburg
Desmond Dodd, IFC
Telefone: +27 11 731 3053
Email: ddodd@ifc.org
Website: www.ifc.org/africa

Programas de Serviços de Assessoria do IFC associam-se ao BCI para apoiar 200 Mulheres Empresárias em Moçambique

Maputo, Moçambique, 14 de Setembro de 2010 — O IFC, um membro do Grupo do Banco Mundial, anunciou hoje a assinatura de um acordo com a duração de dois anos, com o Banco Comercial e de Investimentos (BCI), com vista a expandir o acesso ao seu programa de PME’s através das ferramentas de formação e informação sobre gestão de negócios conhecidas por Business Edge e SME Toolkit, a 200 mulheres empresárias, o que vai ajudá-las a melhorar a sua capacidade de gestão empresarial facilitando o acesso a mercados e a recursos financeiros.

Os Programas Women in Business (WIN) e SME Management Solutions (SMS) do IFC vão associar-se para providenciar as ferramentas Business Edge e SME Toolkit a mulheres empresárias durante os próximos dois anos. A componente de formação vai abarcar tópicos como Gestão de Custos, Orçamentação, Planeamento de Negócios, Acesso a Oportunidades de Mercado, Gestão de Clientes, Vendas e Estratégias de diferenciação de mercados.

As mulheres empresárias moçambicanas serão divididas em três grupos: 1) Mulheres em condições de aceder a empréstimos, com negócio estabelecido e que tenham sido clientes do BCI durante os últimos 3 anos; 2) Mulheres com relações de mais de 3 anos com o BCI e 3) Mulheres sem qualquer relacionamento com o BCI mas com potencial para se tornarem clientes.O BCI é um cliente de investimento do IFC

Zouera Youssoufou, Chefe de programa Women in Business do IFC, disse: “Esta é uma excelente oportunidade para o IFC trazer toda a variedade do seu trabalho de assessoria para apoiar mulheres na área de negócios em Moçambique. Estamos muito entusiasmados com a parceria com o BCI e esperamos ter um grande impacto em Moçambique”.

O IFC vai trabalhar estreitamente com os seus 7 parceiros de implementação em Moçambique, nomeadamente a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC/UEM), Sociedade de Investimentos (GAPI), Formoprojectos, EUROSIS - Consultoria e Formação em Gestão, PROCESS - Consultoria e Formação, International Capital Corporation (ICC) e a BKSC, para ajudar a organizar eventos educacionais, identificar necessidades de formação, adaptar conteúdos, gerir as actividades de formação, garantir a sua qualidade, acompanhar e avaliar o impacto da formação.

Sobre o IFC
O IFC, um membro do Grupo do Banco Mundial, cria oportunidades para as pessoas vencerem a pobreza e melhorarem as suas vidas. Fomentamos um crescimento económico sustentável nos países em desenvolvimento, através do apoio ao desenvolvimento do sector privado, mobilização de capitais para empresas privadas e provisão de serviços de assessoria e mitigação de riscos a negócios e governos. Em 2009, os nossos novos investimentos totalizaram $14.5 biliões, ajudando a canalizar capitais para países em desenvolvimento durante a crise financeira. Para mais informação, visite www.ifc.org.

Sobre o Business Edge
O “Business Edge” é constituido por uma variedade de soluções práticas e flexíveis de formação em gestão, especialmente desenhadas para melhorar o desempenho de pequenas e médias empresas e gestores médios de negócios.

Até ao momento, o Business Edge expandiu-se por mais de 30 países e mais de 120 000 empresários foram formados através de uma rede de 350 formadores certificados. O Business Edge é flexível na sua aplicação e está a reduzir a falta de conhecimentos de populações muito diferenciadas, muitas vezes mal ou mesmo não servidas. 24% de todos os formandos BE são mulheres, os países afectados pela IDA/conflito representam 59% das regiões actualmente servidas pela BE e 26% de todos os formandos BE são provenientes de países afectados por conflitos, como o Iraque e o Iémen.

Parcerias recentes com bancos, instituições de micro-finanças e grandes empresas estão a apresentar novas oportunidades. Foram fornecidos serviços personalizados da BE a clientes, bem como a distribuidores e fornecedores em cadeias de valor empresariais, e a gestores médios. Para mais informações visite www.businessedge-africa.com.

Sobre o SME Toolkit
O SME Toolkit (www.smetoolkit.org) foi lançado pelo IFC em 2002. Na África Subsahariana, a rede do SME Toolkit cobre o Benim, Quénia, Ruanda, Madagáscar, Nigéria, Senegal, África do Sul e Zâmbia. Estes sítios permitem que vários utentes procurem e naveguem em conteúdos, listem os seus negócios e criem páginas Web num directório de negócios acessível. Os utentes podem igualmente ligar-se através da participação em fóruns comunitários de várias línguas sobre tópicos chaves de gestão de negócios. O conteúdo da SME Toolkit pode também ser distribuído em CD-ROM e telemóveis. Em 2006, o IFC associou-se ao IBM (www.ibm.com) para fortalecer e expandir as capacidades do Toolkit.

A nível global, até agora o SME Toolkit está disponível através de 31 locais na Web em mais de 17 línguas em todo o mundo em desenvolvimento. Em muitos destes mercados, não existem, em online, outros recursos de apoio, comparáveis, para as pequenas empresas e em línguas locais. O Toolkit recebe mais de 4.5 milhões visitantes individuais. Para mais informações visite www.smetoolkit.org.

No comments: