Thursday 23 September 2010

Basílio Muhate candidata-se a Secretário-Geral da OJM




O JOVEM Basílio Muhate manifestou ontem formalmente a intenção de se candidatar ao cargo de secretário-geral da Organização da Juventude Moçambicana (OJM). Muhate pretende imprimir nova dinâmica no seio da organização, motivando-a para enfrentar os desafios da actualidade: pobreza, habitação, empreendedorismo e o elevado custo de vida.
Maputo, Terça-Feira, 21 de Setembro de 2010:: Notícias


A conferência nacional que vai eleger os novos órgãos directivos da OJM está programada para os dias 28 a 31 de Outubro, em lugar ainda por indicar, segundo apurou o “Notícias”, de fontes ligadas à organização. O processo de apresentação de candidaturas começou ontem e deverá prolongar-se até ao dia 30. Basílio Muhate foi o primeiro a manifestar tal intenção, segundo soube a nossa Reportagem.

Aliás, ele próprio confirmou e disse pretender ser o primeiro a chegar ao cargo, caso hajam outras candidaturas.

Economista de profissão, Basílio Muhate concorre à sucessão de José Patrício que não se pode recandidatar para o segundo mandato por impedimento estatutário. Ou seja, José Patrício já ultrapassou a idade estabelecida para o efeito, que vai dos 18 aos 35 anos.

Através da sua mandatária, Suzete Dança, membro da OJM e deputada da Assembleia da República pelo círculo eleitoral da província do Maputo, Basílio Muhate manifestou a intenção de ser secretário-geral da organização junto do Conselho Jurisdicional representado pelo respectivo presidente, Sérgio Chone e pelo secretário nacional, Rui Mapatse.

Interrogado pela nossa Reportagem sobre as suas motivações ao concorrer para o cargo, Basílio Muhate disse que pretende resgatar o entusiasmo da juventude vivido nos tempos de Zacarias Kupela, Leonardo Candeeiro, Gaspar Sitoe e mais recentemente de José Patrício, potenciando os aspectos positivos para que a OJM se reafirme e se consolide como seiva da nação.

“Quero que a OJM seja parte integrante da solução dos problemas do país, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico. Quero uma OJM mais aberta e inclusiva, englobando os diferentes estratos sociais. Quero uma OJM à altura de enfrentar os desafios da actualidade: a pobreza; a habitação, o desemprego, o elevado custo de vida. Quero juntar toda a camada juvenil para atacarmos estes problemas”, disse Basílio Muhate.

O candidato a secretário-geral da OJM explicou que a sua candidatura tem o suporte de toda a camada juvenil do país e manifestou o desejo de que as eleições sejam livres, justas e transparentes.

Basílio Muhate é membro da OJM desde 2002. Mas antes esteve filiado à Organização Continuadores. É membro do Conselho de Jurisdição Nacional da organização, membro do Comité da Cidade do partido Frelimo e do Comité de Distrito Kampfumo. Filiou-se à Frelimo em 1999. Para além de economista é docente e afirma que o seu “cavalo de batalha” enquanto secretário-geral será o diálogo.

1 comment:

V. Dias said...

Ainda bem que eu, com 30 anos, já não sou jovem. Ia ficar muito triste.

Zicomo