Monday 9 August 2010

Reunião Internacional sobre Transferência de Gestão de Programas de HIV/SIDA

Local: Hotel Avenida

Data: Terça-feira, 10 de Agosto de 2010

Hora: 08:00 horas
C O M U N I C A D O D E I M P R E N S A



Maputo acolhe Reunião Internacional sobre Transferência de Gestão de Programas de HIV/SIDA



A capital moçambicana, Maputo, acolhe de 10 a 12 de Agosto de 2010 uma reunião internacional que irá debater a transferência da gestão de projectos de HIV/SIDA de organizações não-governamentais internacionais para as autoridades governamentais e organizações não-governamentais locais, num processo denominado “Transição do Track 1”. A abertura do evento terá lugar no Hotel Avenida pelas 8 horas e contará com a participação da Embaixadora dos Estados Unidos da América em Moçambique, Leslie V. Rowe.



Em Moçambique, duas organizações internacionais estão abrangidas por este processo: a Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation (EGPAF), e a Columbia University’s International Center for AIDS Care and Treatment Programs (ICAP). De 2004 a 2008, estas organizações receberam um financiamento especial do Governo dos Estados Unidos da América (denominado Track 1), no âmbito do PEPFAR (Plano de Emergência do Presidente dos E.U.A de Alívio do SIDA), que visava responder à natureza urgente da epidemia. Mais tarde, o financiamento foi alargado por mais 3 anos, sob condição destas organizações transferirem a gestão dos seus programas de HIV/SIDA no país para as autoridades governamentais e ONGs locais até 2012.



No âmbito do PEPFAR e desde que foi lançado em 2003, o Governo dos E.U.A já disponibilizou perto de US$ 19 biliões de dólares para 50 países em todo o mundo, incluindo US$ 600 milhões de dólares para Moçambique.



Na reunião, que foi organizada pelos Centros de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC Atlanta, Estados Unidos da América) participam também a Dra.Gertrudes Machatine, Directora de Planificação e Cooperação no Ministério da Saúde, a Sra. Cathrien Alons, Directora Técnica do EGPAF em Moçambique, Dr. Josué Lima, Director Executivo da ICAP Moçambique, a Coordenadora do PEPFAR em Moçambique, April Kelley, entre quadros seniores do CDC baseados em Moçambique e nos Estados Unidos da América.


Maputo, 9 de Agosto de 2010.

EMBAIXADA DOS E.U.A. - SECÇÃO DE IMPRENSA E CULTURA - Av. Mao Tsé Tung, 542 - Maputo, Moçambique

Tel: 258 (21) 49 19 16 - Fax: 258 (21) 49 19 18 - Correio electrónico: Maputoirc@state.gov - Página de entrada: maputo.usembassy.gov

3 comments:

Abdul Karim said...

Manuel,

Presidente da Assembleia da Repulica de Mocambique,

Coordena com Muchanga para Jovens na AR, Por favor.

Nem uma guloptamo ou hipopotamo pode estar.

Se Precisares o Capitao disponibelizou-se a ficar na Porta, pra nao entrar quem nao tem convite para cerimonia.

Abdul Karim said...

Correccoes, Manuel.

Show Time.

Abdul Karim said...

Manuel,

Vamos precisar dos pontos de Situacao teu, do Mucahanga e do Pequenino.

Abraco.