Monday 2 August 2010

A Opinião de Samora Machel

“... A falta de um ambiente de crítica e autocrítica permite que os
vícios e defeitos se desenvolvam e controlem o nosso pensamento e
comportamento.”
“... O transformar-se a disciplina numa obediência cega às ordens do
escalão superior, o querer fazer-se dos militantes e combatentes
executores autómatos do comando, é uma insuficiência muito grave.”
“... A base da defesa da Revolução encontra-se nas largas massas. A
Revolução pertence-lhes, é o resultado dos seus inúmeros
sacrifícios, é a sua esperança de uma vida digna e melhor.”
“... Os ambiciosos recorrem à corrupção e suborno de camaradas para
os utilizarem nas suas manobras pérfidas.”


Samora Machel, in 'Impermeabilizemo-nos...', 1973

12 comments:

V.Dias said...

Tinha razao. Por isso o admiro tal como admiro Mugabe.

Zicomo

Abdul Karim said...

Please Viriato,

'E mais bonito dizer nao gosto do Mr Tony Indomavel, do que dizer gosto de Mugabe,

O Mr Tony Indomavel tem culpa no cartorio, mas nem por isso adotapres de papa ao Mugabe nao sei se foi boa decisao.

Fala com o teu papa adoptivo, basta que ele entenda, havemos de resolver a situacao do Povo dele tambem,

V.Dias said...

Risos,

Epa Karim, ja comecaste a me fazer rir pa. E eu agramo maningue pa. Acho que por ser bantu de raiz (?) nao consigo ver os males de Mugabe, ja o Toni epa, amigo, aqueles tipos limparam o Iraque, limparam o Afeganistao, limparam tudo.

Mandaram ao papa ver se estava a chover, mesmo se o Maome estivesse entre nos, aqueles tipos tambem mandavam-no rachar lenhas. Mugabe so quis defender o seu povo, em seguida passoou de filho bom para lobo.

Chamuale, fungulamasso pa. Eu os conheço bem... Mesmo o titio Jamanta, depois de o usarem os tipos enfiaram-lhes para o confins de Nampula, parece sucata a caminho da China.

A mim nunca ninguem me disse (estou a espera que um so me diga) pk é que uns podem ter direito a nascenca que outros? Rainha, reis, monarcas, barao, conde, epa e nos temos o direito de termos tbem o nosso papa Mugabe.

Abra olho, fungulamasso.

Abdul Karim said...

Viriato,

Esta bem, voce vem sempre com essas tuas admiracoes,

Ora admira Rebelo, Mugabe,

Tem mais alguem que voce admira ?

Como ficou o Pequenino ? em casa, la na Zambezia aquele maluco do Itai esta chatiar as pessoas,

V. Dias said...

Risos

Anonymous said...

Duvido que S. Machel aceitasse críticas à sua pessoa, e que eu saiba, mesmo sempre que cometeu alguma 'falcatrua', nunca se auto-criticou, mas soube sempre criticar os outros.
Ai do desgraçado que abrisse a boca e falasse mal do Presidente ou do seu governo, apodrecia na BO ou desaparecia do mapa, sem deixar qualquer rasto, nem sequer a família sabia para onde o levaram, afogaram ou balearam.
No tempo de Samora Machel vivia-se apavorado, num regime de terror, de violação dos direitos humanos, nem tenho palavras para descrever.
Maria Helena

Abdul Karim said...

Novas do Pequenino ?

Viriato, poe o Manuel a jogar com Muchanga, por favor.

4 x 3 x 3 e arranja- me um bom lateral direito, Azagaia fica lateral esquerdo, eu vou jogar no eixo com o Reflectindo.

Quero camisola 4.

Abdul Karim said...

Focalizar baliza,

Abdul Karim said...

Manuel,

Na pequena area,

Pede ao Muchanga para apertar tambem.

Pequenino tem que subir tambem, talvez Zambezia.

Abdul Karim said...

Manuel,

Vamos esperar o Rebelo chutar a bola, ficar atendo, 'e logo balisa, ou Muchanga de Cabeca, Golo.

Abdul Karim said...

Poe no peito, Manuel.

Amortece ela com classe, e manda pra balisa.

Abdul Karim said...

Manuel,

Presidente da Assembleia da Republica do Novo Governo.

Por favor, desmonta e monta de novo, pra pessoas perceberem que nao estamos a brincar.

Temos Equipe.