Tuesday 24 August 2010

Observações pela Senhora Embaixadora Leslie V. Rowe

por ocasião da cerimónia de assinatura do Quadro de Parceria do PEPFAR
Segunda-feira, 23 de Agosto de 2010, 15 horas
Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação

É um prazer estar aqui hoje para celebrar a assinatura do nosso Quadro de Parceria.

Este é um dia de pausa. Para olharmos para trás observando o grande progresso que a nossa parceria fez no combate ao HIV/SIDA em Moçambique. E olharmos para a frente, para planificarmos e priorizarmos as medidas que iremos tomar para continuar a poupar e melhorar vidas.

Mas, tão importante quanto isso, é dia de pensar na nossa parceria e partilha de responsabilidades.

Partilha de responsabilidades para impedir a propagação de uma terrível doença, partilha de responsabilidade para garantir que um diagnóstico positivo não seja mais um motivo para lamentar, mas uma razão para lutar. E uma partilha de responsabilidade para garantir que uma vida com o HIV pode ser uma vida com dignidade e esperança.

Parceria é uma questão de compromisso mútuo. Desde 2004 o programa PEPFAR do Governo dos Estados Unidos investiu quase um bilhão de dólares em programas de HIV/SIDA em Moçambique, mesmo nestes tempos de dificuldades económicas para todos os países. E estamos orgulhosos e honrados em ver o grande impacto que os nossos programas tiveram para centenas de milhares de moçambicanos.

E esperamos que o governo de Moçambique avance com a sua meta estabelecida de dedicar 15% do orçamento geral do governo para a saúde. Creio que não existe melhor maneira de honrar a nossa parceria, e – o que é mais importante - a vida de milhões de moçambicanos.

A parceria é também uma questão de apoio. Acreditamos que os programas conduzidos por Moçambique, concebidos e implementados em colaboração com os vossos parceiros, são programas melhores e mais sustentáveis. Assim, o PEPFAR está a investir mais recursos para apoiar milhares de estudantes e profissionais de saúde a assumirem uma maior responsabilidade pela planificação, gestão, implementação e eventualmente financiamento de seus programas nacionais de HIV/AIDS.

Finalmente, a parceria tem a ver com objectivos comuns. Os objectivos delineados no nosso Quadro de Parceria são claros. Evitar novas infecções pelo HIV, oferecer tratamento e cuidados, integrar e descentralizar os serviços de HIV, e aumentar a eficiência e eficácia dos nossos recursos colectivos.

É verdade que a epidemia de HIV/SIDA em Moçambique é grave, mas tal como o Presidente Barack Obama disse: "Em face de dificuldades muito grandes, as pessoas que amam o seu país pode mudá-lo."

Em nome do povo americano, agradeço pela vossa parceria. E em nome da Missão Diplomática Americana em Moçambique aguardo com expectativa a prossecução dos nossos objectivos comuns nos meses e anos vindouros.

NB. Enderecamos um pedido ao nosso MINEC para a obtencao do discurso do nosso ministro dos Negocios Estrangeiros na ocasiao! MA

No comments: