Monday 16 August 2010

África do Sul: Oposição sul-africana une-se para desafiar ANC

Dois partidos da oposição na África do Sul anunciaram que se vão juntar para tentar formar uma frente unida contra o Congresso Nacional Africano, o ANC, no poder.

O Partido Democrata, um pequeno partido do actual panorama político sul-africano decidiu unir-se à Aliança Democrática, o maior partido da oposição, no âmbito de um ambicioso plano político que pretende desafiar o poder do ANC.

Casos de corrupção, divisões internas e queixas de muitos eleitores de que as promessas do governo continuam por cumprir estão a deixar o ANC políticamente mais vulnerável a ataques.

Apesar de liderar a oposição, a Aliança Democrática goza de apoio essencialmente de eleitores brancos na Cidade do Cabo e arredores.


Nova base de apoio

Agora, o partido de Helen Zille procura extender a base de apoio a outros eleitores.

Ao unir-se ao Partido Democrata, uma formação independente, a Aliança Democrática faz isso mesmo, pois aquela pequena formação independente é em grande parte apoiada por eleitores de várias etnias.

Esta coligação continua a não representar nenhum tipo de ameaça real ao partido no poder, mas aponta na direcção de futuras uniões, nomeadamente entre a Aliança Democrática e o Cope, o Congresso do Povo, partido nascido de uma cisão no seio do ANC antes das últimas eleições gerais.

Apesar das divisões internas que também surgiram no Cope após o pleito do ano passado, no qual conquistou 7,5por cento dos votos, o partido liderado por Mosiuoa Lekota pode ajudar a formar uma oposição mais diversificada e mais séria a um ANC que, dadas as suas credenciais de partido libertador, continua por enquanto como força dominante na África do Sul.


Fonte: BBC

No comments: