Sunday 6 June 2010

Sebastiao Lopes de Araujo: Faleceu!

Eram cerca das 18.00 horas de hoje, Domingo, quando recebi uma sms informando-me do triste acontecimento: Tio Sebastiao faleceu! Foi uma sms curta mas devastadora! Vinha de meu pai, irmao do falecido! Eu tinha uma relacao especial com tio Sebastiao. Sempre que ia a Quelimane fazia questao de visita-lo. Apesar da idade e de problemas com a vista, tio Sebastiao nunca falhou no prognostico! E Mane? Vem ca meu filho, senta-te a meu lado! Era um calor especial! Uma sensacao indescritivel, estar ali, debaixo dos coqueiros do tio sebastiao e juntos partilhar a cumplicidade de uma sura que ele sabia que nao devia beber por razoes de saude e eu sabia que nao deveria permitir! Mas era essa cumplicidade cultivada ao longo de anos que nos unia, nos mantinha inseparaveis, apesar da distancia!

Era um ritual! Sempre quo o visitasse fazia questao de chamar a esposa para que trouxesse uma garrafa de sura ou fosse que fosse para o hospede! Esta tradicao vinha de longe!. Mesmo quando pequeno, quando nao bebia alcool, mantinha-se a tradicao! Traga a garrafa dele! Era logico que a garrafa nao era para mim!

E a esposa, conhecedora dos habitos do marido nao se fazia de rogada, apesar das reclamacoes de sempre. 'Que bebida Sebastiao, se ele nao bebe?''

''Nao bebe qual que? Ele e neto do Lapi, e ja viste neto de Lai que nao bebe?'' Ouvi tantas vezes esta frase durante a minha adolescencia que foi a primeira coisa que invadiu minha memoria quando entrou a sms de meu pai anunciando o falecimento de tio Sebastiao! Lapi e o nome pelo qual meu avo paterno era conhecido!

'Traga a bebida preferida do Lapi!' Retorquia tio Sebastiao!

E a esposa trazia a bebida! Nao sei porque, mas para mim era um ritual que me agradava! Gostava da estrategia do velho, de usar as visitas para obter a sua quota diaria, semanal ou mensal de alcool!

A minha relacao com o tio Sebastiao remonta dos anos 70, quando andava ainda no ensino primario e viviamos em Nicoadala, por causa dos afazeres profissionais de minha mae, que leccionava no Centro de Formacao de Professoes Primarios de Nicoadala. Por essa razao tivemos que mudar, eu, meus irmaos e meus pais para na altura localidade de Nicoadala, a cerca de 35 quilometros da Cidade de Quelimane. Sim localidade, porque na altura Nicoadala era uma localidade do distrito de Nicoadala. E por convencao, apesar de na nossa ausencia a nossa residencia em Quelimane ficar sob controle dos filhos de meus tios que viviam connosco, (Jose (falecido) e Joaquina (tambem falecida)), oficialmente, o responsavel, pelo menos no meu entendimento, pela casa era o tio Sebastiao, meio irmao de meio pai. Meio, de acordo com a cultura Ocidental, porque para nos tio Sebastiao foi e sempre sera IRMAO do pai e nosso tio! Porque no sentido africano, e neste caso na cultura chuabo, nao ha meios irmaos! Explico-me: Tio Sebastiao era irmao do meu pai, do lado paterno. Ou seja, meu avo, Lopes de Araujo, natural e residente da Ilha de Ionge, tinha tres esposas. A primeira, Lucinda teve cinco filhos. O mais velho, tio Americo, era seguido pela Tia Susana, tio Jose, Tia Joaquina e o mais novo meu pai, Victoriano. A segunda esposa do meu avo, teve dois filhos, tio Ronco e tio Sebastiao. Por razoes que nunca me contaram, meu avo separou-se da esposa e ela casou-se de novo. Do casamento segundo casamento, nasceu teu Cristovao, que faz parte da familia e para todos os efeitos o consideramos tio. A terceira esposa do meu avo, teve dois filhos, tio Herminio e tia Cecilia. De maneiras que tio Sebastiao e tio Ronco eram irmaos do meu pai pelo lado paterno. Esta distincao e falsa porque os filhos do meu avo Lopes cresceram juntos. Ou seja, as residencias das tres esposas do meu avo eram contiguas, uma ao lado da outra. Mesmo depois da morte do meu avo, as tres viuvas continuaram amigas e nos crescemos considerando-as avos, sem distincao! Mais tarde a minha avo Lucinda passou a viver connosco em Quelimane, enquanto a mais nova das tres esposas do meu avo, mudou-se para Macuse, de onde era originaria. Nao conheci a mae dos tios Sebastiao, Ronco e Cristovao!

A minha relacao com o tio Sebastiao era muito chegada. Lembro-me que, sempre que iamos a Quelimane, normalmente aos fins de semana, na companhia de meus pais e meus irmaos e irmas, paravamos em casa do tio Sebastiao e me deleitava com suas infindaveis estorias. Estorias sobre suas aventuras quer na companhia de Cha de Tacuane onde trabalhou conjuntamente com o tio Olimpio, e o falecido Professor Varela, pai do Belarmino (hoje a residir na alemanha) quer das suas 'aventuras' na entao Rodesia do Sul, para onde emigrara a procura de emprego! Fazia questao de contar as mais 'quentes aventuras' na ausencia de sua inseparavel esposa, por razoes obvias! Ainda hoje, penso que a minha predileccao pelas viagens pelo mundo fora, vem desses tempos e dessas esstorias inspiradoras de tio Sebastiao!

Tio Sebastiao era carpinteiro de profissao! Prometera a mim mesmo, desde miudo que quando fosse grande iria comprar uma caixa de ferramentas de carpitaria para o tio Sebsatiao! Promessa que nao cumpri! Mais um sonho adiado!

A ultima vez que visitei tio Sebastiao foi e Fevereiro deste ano! Estava fragil o tio e tinha os oculos partidos. Prometi a mim mesmo que compraria um par de oculos e traria da proxima que o fosse visitar!!

Na altura tio Sebastao com lagimas nos olhos sussurou para mim: Mane, meu filho, nao sabia que te iria ver de novo! Tive uma recaida grave em Janeiro mas ja estou bem. Felizmente, teu irmao, Manuel estava ca e cuidou da minha saude! Nao sei se me encontraras quando regressares! Abracamo-nos intensamente, numa despedida antecipada!

Manuel e o filho mais velho do tio Sebastiao! E piloto da forca aerea! Por sinal eu uso os dois nomes dele: Manuel d(e)Araujo!

Abracei o tio e disse-lhe, sem muita conviccao: ''nada disso tio, da proxima te encontrarei e beberemos mais uma sura!'' Oxala filho, oxala!

Tinha razao o tio! Nao haveria mais 'proxima'! Na proxima vez 'nao o encontrarei, e nao beberei a minha sura preferida'! 'A sura a que tinha direito mesmo quando nao tinha direit;" e nao bebia alcool!

Adeus Tio! Descanse em Paz!

A esposa, aos irmaos Victoriano, Susana, e Cristovao, aos filhos Manuel, Cristovao, Sebastiana, e a todos os familiares, aqui ficam os meus sentidos pesames!

Dada a distancia que nos separa e na impossibilidade de estar pesente, esta foi a unica forma a minha disposicao de prestar a minha ultima homenagem, a unica forma de manter viva a memoria do tio Sebastiao - uma das minhas inesgotaveis fontes de inspiracao!

E com lagrimas no canto do olho que me despeco e subscrevo,

Do teu sobrinho, que te adora!

Manuel de Araujo

6 comments:

Fijamo said...

Infelizmente, por tradicão os meses de Maio/Junho tem sido marcados por luto e tristeza!

A familia Araujo, os meus sentidos pesames!

V. Dias said...

Pois é Fijamo Jr.

De facto, a Zambézia tem sido fustigada por notícias funestas nos útimos meses.

Notícias tristes. Como sabem, eu tenho uma ligação muito forte com a Zambézia.

Para além de ter lá e cá amigos e familiares da Zambézia, tenho como meu escritor favorito um zambeziano que é o Arrone Fijamo, por sinal pai de Fijamo Jr.

Por mais que eu tente esquecer "um pouquinho" a Zambézia (como se isso fosse possível) lá dou conta de que ainda não coloquei a minha oração em dia, que é reler duas ou três páginas de "Ecos de Inhamitanga". Não é que me tornei escravo desse escritor?

Agora é o tio Sebastião que nos deixa! Claro, tio porque lá na minha terra, em Tete, desde que a pessoa tenha uma certa idade "consideravelmente elevada), é tradição chamar a essa pessoa por "tio".

Portanto, permitirá o Araújo e demais familiares do malogrado que eu chame de tio ao saudoso Sr. Sebastião que não pude conhecer, mas a avaliar pelo sentimento aqui retratado pelo seu sobrinho, Manuel de Araújo, foi-se um grande homem.

Uma "biblioteca ambulante" nas palavras do historiador angolano Uahenga Xito. Onde está o Ministério da Cultura para recolher o seu espólio. Certamente não é o espólio da surra - aqui narrado pelo Araújo -, mas sim o legado moral e, há-de ter deixado alguns escritos, para eternizar esta figura, como todos os velhos daquele e de todos os tempos, repito, BIBLIOTECAS AMBULANTES.

Os meus pêsames chamuale Araújo e família.

Zicomo

Anonymous said...

Manuel,

vao, por esta via, os meus mais sentidos pesames! gostava tb de dizer que a melhor maneira de "chorar" os nossos entequeridos e pessoas que marcam as nossas vidas, e lembrando dos melhores momentos que com elas passamos! o teu texto mostra isso e vale o carinho que nutrias/nutres plo tio Sebastiao!...
..."caixas de ferramentas", "oculos" e coisas afins vao e voltam das nossas vidas, mas o carinho que damos e dispensamos aos humanos...seja qual for o grau de afinidade, sao marcas que marcam profundamente as nossas vidas e isso que faz de nos seres humanos.

O tio Sebastiao e tio na concepcao ocidental, porque no nosso conceito nao existe tio, so pai.
...Coragem!

abraco fraterno,
s

MANUEL DE ARAÚJO said...

Bom dia , espero que esteja a correr tudo bem , apesar da noticia triste do apenas o desaparecimento fisico do tio Sebastiao,digo apenas porque ele nao desaparecu nas nossas almas e nem nos nossos coracoes, penso que todos nos o termos nas nossas memorias . Acabo de ler o seu e mail , que retrata a sua convivencia com ele. Apenas lhe louvar por esta Singela homenagem, que parece simples mas quanto a mim e uma grande mensagem que me tocou, porque de facto ele merecia esta homenagem. O tio Sebastiao de facto tinha muitas historias engracadas e interessantes e nao so eram educativas, uma delas que me lembro ate hoje e a das cabecas de camarao que apos o Lito prepara-las muito bem, e ja estavamos todos atentos para saborea-las, de seguida chega o tio Sebastiao e pega na panela e deita fora tudo, dizendo que nao deviamos comer porque fazia mal a saude! Em fim foi um ensinamento para mim. De lamentar que nunca mais teremos tais ensinamentos , mas ficarao os que ele nos deixou.
Mais uma vez mano muito obrigado por fazeres esta homenagem .
Abracos de Chimoio
Tete

MANUEL DE ARAÚJO said...

Prezado/a anonono/a

Agradeco a sua mensagem! Apesar de nao saber de quem se trata, agradeco do fundo do coracao esta mensagem que me tocou profundamente!

Um abraco,

MA

MANUEL DE ARAÚJO said...

Caro Tete,

Nao sabia que impacto teria a minha mensagem ao Tio Sebastiao! Quando recebi a noticia, nao sabia o que fazer e nem com quem conversar para desabafar! A unica opcao que tinha era rabiscar algo, num monologo que decidi partilhar convosco!

Estou feliz em saber que te tocou! fartei-me de rir pela historia que partilhaste das 'cabecas de camarao', pois deu para imaginar vossas caras!

Mas era assim o tio Sebastiao!

Um amor em pessoa! Rigido com os seus principios e afaz nos seus sentimentos!

Um abraco mano,

MA, em Londres