Tuesday 1 June 2010

PARA BENEFICIAR DE TROCAS COMERCIAIS ISENTAS OU A TAXA BAIXA

Moçambique na União Aduaneira da África Austral (SACU) Moçambique poderá aderir ainda durante o presente ano de 2010 à União Aduaneira da África Austral (SACU) criada em 1910 e integrando África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia e Suazilândia.
Fonte governamental moçambicana confidenciou esta segunda-feira ao Correio da manhã que está na fase conclusiva “a avaliação das implicações da adesão de Moçambique
à SACU e também do impacto da União Aduaneira da Comunidade de Desenvolvimento da
África Austral (SADC)”, a ser criada em 2010.
Sobre as vantagens da adesão de Moçambique à SACU, a mesma fonte realçou que a medida iria permitir que o país faça trocas comerciais isentas ou a taxas alfandegárias relativamente baixas sobre uma gama de mercadorias “e melhorar ainda mais as relações, especialmente, comerciais com os países que integram o bloco”.
Moçambique é o único país que apenas está integrado na SADC, enquanto os restantes países comunitários estão também na COMESA (Mercado Comum da África Austral e
Oriental) e na Comunidade da África Oriental (EAC), esta última organização
constituída por Quénia, Uganda, Tanzânia, Burundi e Ruanda.
As autoridades governamentais moçambicanas manifestaram por várias vezes a vontade
de aderir à SACU, “mas debatemo- nos com o desafio de melhorar o acesso à Zona de
Comércio Livre”, aberta em 2008, com vista a facilitar o comércio entre os países
membros da SADC, segundo o ministro da Indústria e Comércio, António Fernando.
De Janeiro a Fevereiro de 2010, o volume do comércio que se efectuou dentro da região foi de 68,6 milhões de meticais em exportações com certificado de origem e 365,2 milhões de meticais em importações também com certificado de origem, segundo ainda aquele governante, no seu balanço preliminar sobre a avaliação da Zona do
Comércio Livre da SADC.
Entre 2008 e 2009, a utilização de certificado de origem registou um crescimento global de 9%, a mais para 2009 na ordem de 32%, contra 23% do ano anterior, tendo igualmente se registado uma redução de custos de actividade comercial e industrial, “uma vez que a importação de matérias-primas e equipamento é feita sem encargos aduaneiros”, de acordo ainda com o ministro da Indústria e Comércio.
Moçambique já liberalizou 85% de posições pautais no comércio intra-regional da
SADC.
(F. Saveca)

1 comment:

MANUEL DE ARAÚJO said...

Esta de parabens Ministro Antonio Fernando! Deveriamos ter feito este exerccio em 1974! Estamos 35 anos atrasados, mas como diz a giria populr antes tarde que nunca!

Quanto sofrimento ao povo mocambicano nos teria poupado se tivessemos aderido a SACU e 1974/5? Quantos postos de trabalho de mineiros teriam sido salvos?! Onde estariamos hoje em termos de desenvolvimento? Quem sabe se nao teriamos evitado a guerra civil?

Esta no bom caminho senhor ministro! parabens pela coragem! E ja agora alguem pode explicar-me porque e que saimos da COMESA?

Um abraco patriotico.

MA