Friday 18 June 2010

A par de britânicos e americanos Moçambicanos são líderes em compras na África do Sul

- revelam estatísticas da "Visa"

Maputo (Canalmoz) - Na lista dos cidadãos estrangeiros que mais gastam em compras na Africa do Sul, os moçambicanos estão na terceira posição, superados apenas por britânicos e norte-americanos. Os dados são da "Visa", que contabilizou as compras efectuadas no "país do rand", no primeiro trimestre deste ano.
Segundo as estatísticas da "Visa", no primeiro trimestre de 2010 o volume de compras de cidadãos estrangeiros, através de cartões de crédito / débito, atingiu 566 milhões de dólares. Deste valor, os britânicos contribuíram com 26%, seguidos por norte-americanos, com 15%, enquanto os moçambicanos contribuíram com 5% dos 566 milhões de USD, superando cidadãos de países ricos tais como a Alemanha (4%) e a França (4%).
A "Visa" é uma associação de cerca de 21 mil instituições financeiras de todo o mundo, que fornecem cartões crédito / débito com a marca "Visa".
Além disso, no "Top 5" da lista dos cidadãos estrangeiros que mais gastam em compras na RSA, os moçambicanos são os únicos provenientes de um país africano. Os outros são britânicos, norte-americanos, alemães e franceses, todos de nações ricas e membros do G8 - o grupo dos 8 Estados mais industrializados do mundo.
A publicação da "Visa" foi para mostrar o quanto aumentou o volume de
compras com a aproximação do campeonato mundial de futebol na África do Sul, mas, a partir dos dados, é possível tirar a conclusão de que uns certos moçambicanos não são tão pobres como se afirma nos discursos políticos internos.
Na verdade, os dados podem ser uma revelação da nua e crua realidade da disparidade de rendimento entre os moçambicanos. Enquanto uns são tão pobres que não sabem o que irão comer no dia seguinte, ou nem conseguem pagar a corrupção para serem atendidos atempadamente nos Serviços de Urgências do HCM, outros são tão ricos que lideram as compras no estrangeiro.
(Borges Nhamirre)

No comments: