Monday 14 June 2010

Mundial 2010: Entre o sonho e a realidade!

Mundial 2010: Moçambique faz lobbie para atrair turistas e equipas


Maputo, 27 Mai 09 (AIM) – Moçambique vai aproveitar a realização da Taça das Confederações de 14 a 28 de Junho próximo, na vizinha África do Sul, para vender a sua imagem como um destino turístico, bem como um país onde as equipas de futebol podem fazer os seus estágios durante o mundial de 2010.

Esta informação foi revelada à AIM pela Secretária Executiva do Gabinete Técnico do Mundial de 2010, adstrito ao Ministro moçambicano do Turismo (MITUR), Isabel Macie. Segundo Macie, Moçambique está a fazer “lobbies” para que as selecções apuradas ao Mundial de 2010, a decorrer na vizinha África do Sul, estagiem em Moçambique.

“Acreditamos que se Portugal for apurado ao Mundial a selecção virá estagiar aqui em Moçambique. Mas isso não basta, temos que fazer lobbies para que as equipas venham para o nosso país e isso irá arrastar consigo os acompanhantes e os fãs. Nós vamos aproveitar a realização da Taça das Confederações para mostrar o que o país possui em termos de potencialidades”, disse. Para Macie, a realização do Mundial de 2010 servirá de plataforma importante para Moçambique organizar os Jogos Panafricanos de 2011.

“Todo o legado que estamos a construir no país, em termos de infraestruturas e imagens de Moçambique, vai servir para podermos atrair mais turistas e investidores ao longo dos jogos pan-africanos e para preparamos a realização deste grande evento desportivo no país”, acrescentou.

Moçambique está empenhado na construção e reabilitação de algumas infraestruturas desportivas, que podem receber as selecções que vierem estagiar no país. Neste momento, estão em construção o Estádio Nacional do Zimpeto, arredores da capital, na região sul, e o Estádio Municipal de Pemba, em Cabo Delgado, zona norte, bem como a reabilitação do Estádio da Machava e do Campo do Costa do Sol, na cidade de Maputo.

Macie considera que para o país tirar maior proveito do Mundial 2010 é fundamental que os projectos de reabilitação do Aeroporto Internacional de Maputo, de criação da Paragem Única na fronteira de Ressano Garcia entre Moçambique e África do Sul, bem como de construção dos estádios sejam concluídos dentro dos prazos.

2 comments:

H.Lopes said...

Um sonho adiado para a quarta geração. Não foi desta, porque esta geração virou ou esta virar muito.

Torres said...

Deviam, todos os membros do tal Gabinete de Aproveitamento do Mundial, serem demitidos.
Os ministros do turismo e dos desportos, idem.