Friday 4 June 2010

A hora do fecho

ULTIMA

 Apesar de desvalorizada pela polícia como uma estória para denegrir o Mundial de futebol na África do Sul, há muito que é investigada a rota do fundamentalismo islâmico em Moçambique: Os americanos têm estado particularmente atentos às movimentações em Nampula e no Niassa.

 Sem estar ligado ao islamismo, quem desembarcou como verdadeiro profeta messiânico foi o antigo seleccionador do futebol com claque na placa do aeroporto e tudo. Nas reuniões das estratégias comunicacionais na Pereira do Lago terão de ser distribuídos duas pautas: uma para a frente da selecção e outra para o grupo MBS, grande apoiante do partido.

 Para os puros e duros do partidão, afinal o presidente Obama saiu pior que o Bush. Na Pereira do Lago há um desapontamento enorme que o primeiro presidente negro norte-americano tenha declarado um dos seus abastados militantes como “barão da droga”.

 Horas depois da ordem executiva de Obama, Mr. Bashir acompanhado por Máximo Dias, falou curto e grosso prometendo responder duro à difamação de que está a ser alvo. Na Pereira do Lago, para o público reina o silêncio. Como fez a PGR em relação às acusações de Londres ao antigo boss das estradas.

 Quando Maputo fervilhava em boatos, os celulares e os e-mail explodiam com mensagens sobre a decisão da administração americana, os noticiários de televisão às 13 horas desta quarta-feira, sofreram inexplicáveis falhas técnicas. O que aumentou a boataria ...

 Os protestos dos informais em Quelimane perante a actuação da polícia parecem ter sido uma armadilha letal para o edil Chuabo. No partidão levantam-se as vozes contra, os conflitos de interesse demonstrados por sucessivas auditorias põem o homem mesmo em maus lençóis.

 Quem também esteve em maus lençóis esta semana foi o nosso amigo Henning Mankel, um escritor sueco ligado ao grupo teatral Mutumbela Gogo. O nosso homem estava no barco de solidariedade turco que levava ajuda à faixa de Gaza e foi atacado por fuzileiros israelitas. Mankel foi preso mas já está são e salvo na sua terra.

 Também deviam estar em maus lençóis todos os ministros que andaram a prometer coisas para o Mundial da África do Sul e nada aconteceu nem vai acontecer. O estádio não está pronto, o terminal do aeroporto não está pronto e nenhuma selecção nos visita nos jogos de preparação como acontece com o Zimbabwe e a Tanzânia. Afinal vamos beneficiar o quê?

 Na Quisse Mavota, com espíritos ou sem espíritos, houve bom tacho no último fim-de-semana à custa de cerimónias tradicionais. Um grupo de engenheiros, certamente aliados do ministério de tsunami 1, veio também a público dizer que os desmaios podem ter explicação na má ventilação das salas de aulas e na sua sobreocupação. A ser assim, nas cadeias havia desmaios todos os dias.

 A notícia de um novo banco em Moçambique com um capital de 55 milhões de dólares deixou a concorrência preocupada. Houve quem apanhasse avião para ir ultimar negociações, exactamente para que o novo banco não faça sombra.

Em voz baixa

 No sector dos escribas há muita gente preocupada com as acusações ao grupo MBS. Porque será?

No comments: