Friday 25 June 2010

China fora do mundial mas presente em vuvuzelas

QUE ENCANTAM RAS E O MUNDO

(Xangai) Os trombones plásticos, popularmente conhecidos por vuvuzelas, e que estão a ser massivamente soprados no decurso dos jogos do Campeonato Mundial de Futebol em curso na Africa do Sul, são produzidos na China por uma empresa designada por Guang Da Toys localizada em duas províncias chinesas, nomeadamente Guangdong e Zhejing.
O proprietário destas duas fábricas, Lin Xiaosheng, diz que se inspirou no
tradicional trombone sul-africano, ou seja vuvuzela, feito de chifre de Kudu, um animal bravio, e que era usado para convocar os residentes de certas comunidades a fim de participarem em determinados eventos, tais como festas e outro tipo de cerimónias.
Em declarações esta semana ao “Daily Times”, um jornal chinês editado na língua
inglesa, Lin Xiasheng revelou ter iniciado a produção em série de vuvuzelas a pedido de um cliente sul-africano, que lhe garantiu ser um bom negócio.
”Agora vejo que o homem tinha razão.
Confesso que nessa altura não imaginava que viessem a ser tão populares como agora”,
disse Lin.
Contudo, Lin reconhece a justeza das reivindicações das pessoas que contestam as
vuvuzelas nos estádios de futebol porque, de facto, são muito barulhentos.
Ele explica que para conquistar o coração da maioria dos adeptos decidiu colorir as vuvuzelas com as cores das bandeiras de todo o mundo.
Assim, os adeptos compram as vuvuzelas em função da bandeira dos seus países de origem, ou então das cores das suas equipes preferidas.
Lin diz que esta decisão trouxe os frutos muito acima das suas expectativas e
a prova disso é o facto de estar a vender em media 150 mil vuvuzelas por dia desde
Novembro último, tendo vendido até ao presente mais de um milhão de unidades.
Diz que no Mundial de 2006, vendeu apenas 200 mil, para de seguida explicar o facto do Mundial de Futebol estar a decorrer precisamente na terra onde este tipo de instrumento sempre teve um uso massivo, mesmo quando ainda era feito de chifres de animais, teve o condão de catapultar as vendas.
A produção destes trombones plásticos pela China é vista por alguns peritos como sendo mais uma revelação do carácter omnipresente da nação chinesa nos dias que correm, e da sua capacidade e habilidade de copiar tudo o que outros povos descobrem ou inventam. Também têm a capacidade de introduzir melhorias que acabam atraindo
mesmo os compradores do produto original.
Actualmente, a China lidera a lista dos países cujos povos são capazes de copiar tudo o que se inventa no mundo, algo que explica o impressionante crescimento económico deste gigante asiático, bem como a sua rápida modernização e urbanização.
Wu, gestor da Fábrica de Produtos Plásticos Jiying, uma unidade fabril concorrente e que também produz vuvuzelas, diz que tenciona produzir vuvuzelas numa outra versão
que sejam menos polémicas e que tenham aceitação na China, para que possam ser usados para exaltar os atletas chineses nos Jogos Asiáticos a ter lugar em Novembro próximo.
Wu diz que as suas vuvuzelas são as mais preferidas, porque tem um toque mágico mais atraente. Por isso, são mais preferidas pelos clientes que compram via Internet, como a famosa empresa Alibaba e Taobao.

No comments: