Friday 18 June 2010

C O M U N I C A D O D E I M P R E N S A

Peritos da Marinha dos E.U.A. Partilham Experiências com Engenheiros das FADM num Curso sobre Desminagem e Engenhos Não-Detonados

Uma equipa formada por dois peritos da Marinha dos E.U.A., Destruição de Engenhos Explosivos, do Comando dos E.U.A. para África treinou com 30 (trinta) engenheiros de desminagem das FADM num curso intensivo de duas semanas sobre engenhos explosivos não-detonados e desminagem, que decorreu de 17 a 28 de Maio último.


Durante a formação, os engenheiros de desminagem das FADM trabalharam com os seus colegas dos Estados Unidos partilhando experiências e técnicas respeitantes à remoção efectiva de engenhos explosivos não-detonados, salvaguardando ao mesmo tempo residentes locais dos efeitos destas munições.

O grupo também realizou um exercício prático de como remover engenhos explosivos não-detonados de paióis imediatamente após a explosão dum arsenal.


Esta formação é o segundo de três cursos durante o ano, com um enfoque em operações de remoção de minas e de destruição e gestão de engenhos não-detonados, e vem também equipado com novos computadores a fim de auxiliar no planeamento destas operações.

Este curso faz parte das relações de cooperação militar activa entre os E.U.A. e Moçambique e apoia um objectivo do Governo de Moçambique de ser livre do impacto de minas terrestres até 2014.


Maputo, 16 de Junho de 2010.

No comments: